Transformação digital não é apenas um termo da moda quando falamos de tecnologia. É um conceito mais profundo que está relacionado ao processo de modernização e otimização em TI – e como as empresas, independente do tamanho, podem se beneficiar dela.
O que é transformação digital?
O primeiro conceito para entender é que não é uma tecnologia em si, mas um processo.
Esse processo envolve como os escritórios, salôes de beleza, dentistas ou grandes corporações usam a tecnologia para melhorar seu desempenho, ter resultados mais otimizados e ampliar o alcance de atuação.
Tem até quem diga que é uma mudança de “mindset” – o jeito que a gestão da empresa pensa sobre o negócio em uma nova realidade em que a tecnologia é mais rápida em seu avanço cotidiano.
Mas para chegar na transformação digital, o processo não ocorre da noite para o dia.
O que é o processo de transformação digital e o que ele faz de tão importante?
- Automatizar processos
- Coletar e organizar dados para tomada de decisão estratégica do seu negócio
- Conversar e interagir com clientes por meio de canais digitais em tempo real
- Reduzir burocracia dentro da empresa
- Integrar equipes e colaboradores de forma eficiente
O conceito da transformação digital passa por alguns pilares a serem definidos pela gestão da empresa em conjunto com o fornecedor de serviços de TI
Experiência ou jornada do cliente
Entender como seu público consumidor evolui, como seus clientes usam seus produtos e serviços é o primeiro passo para começar com a transformação digital. Aqui o cliente é o centro de tudo.
Empresas que optam por esse pilar devem ter em mente que todos os processos, soluções e ideias serão voltados para aprimorar a experiência do cliente.
Uma maneira de alcançar esse entendimento é reunir seus principais clientes, pessoas de sua empresa e especialistas em sua área e fazer algumas perguntas básicas: O que eles comprariam de você, o que não comprariam e por quê? O que os faria comprar mais? Como sua empresa se compara aos concorrentes? Você conhece nossos clientes de dentro para fora? O que isso significa? Você quer mais clientes? Se sim, que tipo?
Essa abordagem deliberada e focada no cliente revelará muito – algumas coisas até dolorosas de ouvir. Mas tenha em mente que esta etapa de críticas é fundamental para o sucesso de sua transformação digital.
Experiência dos seus colaboradores ou funcionários
Além da experiência do cliente, entender a experiência de seus funcionários – atual e desejada – oferece um forte pilar para construir sua jornada.
Entender seus clientes ajuda você a estabelecer as metas certas. Em contrapartida, entender a jornada de experiência dos seus colaboradores vai contribuir para definir meios, processos, abordagens de atendimento eficientes para atingir essas metas. A transformação digital acontece de dentro para fora, nesse aspecto, seus colaboradores são o centro de tudo.
Lembre-se: cada interação que seu colaborador tem dentro de sua organização é crítica e terá um impacto gigantesco em sua organização, sua tecnologia e sua marca.
Visão e estratégia
No centro da transformação digital é necessário definir a visão (onde você quer chegar) e a estratégia (como você chega lá) do seu negócio.
A visão precisa ser facilmente compreensível, relacionável e apoiada por um plano claro para atingir a meta. Isso vai diferenciar seu negócio desde o início. A maioria dos líderes para na criação da visão do negócio – e essa visão simplesmente desmorona quando entra na fase da estratégia de execução.
Para desenvolver e executar uma visão e uma estratégia bem-sucedidas, você precisa fazer algumas perguntas desde o início: Para onde queremos ir? Estamos prontos para chegar lá? O que precisa acontecer para atingirmos esse objetivo ? Como medimos e gerenciamos essa jornada? Qual é o papel que a tecnologia desempenha na estratégia? Como governamos os processos?
Conexões digitais
Tudo pode ser digitalizado em seu negócio. Depois de mapear as jornadas de seus clientes e funcionários, observe as áreas que são facilmente digitalizáveis e gaste menos tempo nelas: você pode aproveitar as pesquisas existentes e soluções tecnológicas prontas já disponíveis.
Onde você deseja passar mais tempo é fazendo conexões digitais em lugares não tão óbvios que aumentam sua vantagem competitiva e aprimoram a experiência do cliente de maneiras que importam e geram mais receita.
Fazer uma conexão digital não é permissão para brincar com a tecnologia. Mas sim resolver um problema complexo e mantê-lo resolvido. Esse é o propósito central da tecnologia e da transformação digital dentro das empresas.
Mudança cultural
As empresas não se transformam do dia para noite. Isso é alcançado a partir de baby-steps – passos pequenos e iterativos que equilibram os processos antigos da sua empresa com as novas soluções tecnológicas. A mudança de cultura não é apenas um trabalho da chefia ou de uma equipe responsável pela mudança ela depende de todos que fazem parte da empresa.
Envolve todos os indivíduos, começando pelo dono e abrangendo todas as camadas da organização, seja ela pequena ou grande.
Se a cultura não for clara e cultivada diariamente na empresa, a jornada de transformação digital desmorona muito rapidamente.
Como realizar a transformação digital?
Um bom parceiro de TI, que cuida do suporte e gestão dos processos de TI, será seu maior aliado na hora implementar a transformação digital no seu negócio.
A Dracones, especializada em suporte de TI, oferece serviços que ajudam a tirar a transformação digital do papel e torna-la em realidade.
A Dracones IT, especializada no planejamento e gestão de TI remota ou presencial, tem uma equipe de especialistas certificados para atender seus clientes como se fosse uma equipe interna.
Os preços variam de acordo com o plano escolhido, que vai além do simples suporte de TI e inclui ainda segurança, monitoramento, planejamento e gestão, backup, VPN e controle de acesso, entre outros.
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O plano inicial é o Protegido, adequado a qualquer quantidade de máquinas em uma empresa e com consultoria especializada em TI e ideal para começar a trabalhar com um fornecedor de suporte.
A Dracones IT tem ainda planos mais avançados – Seguro e Blindado – com o mínimo de 20 equipamentos – e indicados para melhoria e proteção dos serviços de TI, além do suporte técnico e gestão de TI. Sua empresa cresce junto com os serviços de tecnologia oferecidos.
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