A manutenção preventiva é a manutenção regular e de rotina de equipamentos e ativos de TI para mantê-los sempre em funcionamento, evitando perda de tempo por inatividade não planejada devido a falhas inesperadas de equipamentos – dos PCs e servidores ao roteador e impressora.
Um bom parceiro de TI como a Dracones, que consegue ajudar sua empresa a focar mais no negócio e menos em menos tecnologia, além de te guiar na criação de um plano de manutenção preventiva eficiente.
Uma estratégia de manutenção bem-sucedida requer planejamento e programação de manutenção de equipamentos antes que ocorra um problema, além de manter registros de inspeções anteriores e de manutenção de equipamentos.
Vantagens da manutenção preventiva
Em última análise, os principais benefícios da manutenção preventiva se resumem à confiabilidade. À medida que você mantém cada ativo de TI em boas condições, é menos provável que ele quebre e cause tempo de inatividade.
Extensão da vida útil do ativo
Equipamentos e máquinas não vivem para sempre. Uma abordagem de manutenção planejada maximiza o valor de um ativo, garantindo que ele receba os cuidados adequados para atender (e possivelmente exceder) sua expectativa de vida projetada.
Maior segurança
O preço da segurança dos funcionários nunca é muito alto. A manutenção preventiva mantém os equipamentos em boas condições e funcionando conforme o esperado, reduzindo incidentes e avarias que podem resultar em tempo parado com menos produtividade
Maior economia
A manutenção preventiva aumenta a economia ao permitir que as empresas antecipem os reparos necessários em um futuro próximo. Isso reduz o tempo de inatividade não planejado e os reparos corretivos, que podem ser mais caros do que a manutenção planejada.
Alocação de recursos otimizada
Com a manutenção planejada, o controle dos ativos de TI se torna mais visível – permitindo criar um plano de atualização das máquinas a longo prazo e otimizar os recursos da empresa.
Quando usar a manutenção preventiva?
Na vida real, selecionar o plano mais adequado para um ativo não é simples. Aqui estão alguns fatores que podem ajudar a decidir quando usar a manutenção preventiva:
Equipamento Crítico
Parte dessa estratégia é ficar atento aos ativos por meio de inspeção. Equipamentos críticos são os que mais se beneficiam da forma como este programa gerencia seu equipamento.
Modos de falha evitáveis
O que você sabe sobre seus ativos pode significar a diferença entre desenvolver um plano com sucesso ou não. Por exemplo, equipamentos com modos de falha previsíveis são bons candidatos para manutenção preventiva, porque você pode identificar os caminhos que uma máquina pode seguir em direção à falha e construir seu programa para minimizar esse risco.
Probabilidade de falha previsível
Além disso, alguns componentes têm dados históricos massivos que podem quantificar a probabilidade de falha, como a quantidade de uso de um disco rígido, por exemplo. Agendar tarefas de manutenção em marcos calculados para esses ativos é um bom uso dos recursos de PM.
Baixo risco de falha aleatória
Enquanto algumas falhas são previsíveis, outros tipos de materiais são mais aleatórios em termos de padrões de falha. Eles podem não ser adequados para programas de prevenção —especialmente se a manutenção corretiva não for difícil ou cara. Concentre os esforços onde você pode esperar para evitar um problema.
Quais são os tipos de manutenção preventiva?
Os fabricantes geralmente fornecem recomendações para a manutenção de um equipamento, mas, de modo geral, existem três tipos principais de tarefas de manutenção preventiva:
Tarefas Obrigatórias / Não Obrigatórias
Tarefas obrigatórias são aquelas que devem ser executadas assim que devidas e geralmente incluem verificações críticas de segurança.
Tarefas não obrigatórias ainda são importantes, mas podem ser atrasadas sem resultar em uma falha crítica ou redução de desempenho. Uma lista de verificação de manutenção preventiva deve dividir as tarefas em obrigatórias ou não obrigatórias.
Tarefas por prazo
As tarefas por prazo ocorrem quando a manutenção é definida para uma data de vencimento, mas não é concluída e se sobrepõe a uma manutenção programada posterior. Nesse caso, se uma nova tarefa de manutenção vencer, a anterior será cancelada.
Um cancelamento deve incluir uma nota para explicar isso e a nova tarefa deve incluir a data de vencimento original para monitorar o atraso da tarefa.
Inspeção e Tarefas Orientadas a Tarefas
As tarefas de inspeção exigem que sejam feitas verificações antes que os resultados sejam transformados em ordens de serviço para manutenção planejada para corrigir quaisquer problemas que tenham sido descobertos.
Manutenções orientadas a tarefas permitem que pequenos reparos e ajustes sejam feitos no momento da inspeção, reduzindo a quantidade de trabalho que precisa ser escrita como ordens de serviço na folha de inspeção.
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Os preços variam de acordo com o plano escolhido, que vai além do simples suporte de TI e inclui ainda segurança, monitoramento, planejamento e gestão, backup, VPN e controle de acesso, entre outros.
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