Como fazer o backup do seu arquivo morto de forma segura?

Homem fazendo backup de arquivo do notebook para nuvem

Compartilhe esse post

Em toda empresa existem arquivos antigos que os colaboradores não utilizam com muita frequência, mas que não podem ser excluídos. Chamamos esses arquivos de Arquivo Morto.

Esses arquivos contém informações importantes como: históricos de todos os funcionários da empresa, históricos de movimentações financeiras, pagamentos, notas fiscais, documentos em geral, registros, etc.

Como armazenar esses arquivos de forma segura?

É comum que muitas empresas imprimam documentos importantes para arquivá-lo, mas com o avanço da tecnologia fazer a digitalização desses documentos, além de não precisar de um local físico para isso, facilita a localização a qualquer momento. Mesmo esses arquivos sendo digitalizados, é preciso armazená-los em local seguro e que comporte todos os documentos já existentes e os próximos.

Ao iniciar as rotinas de backup de muitos arquivos, muitas empresas acabam erroneamente optando por comprar armazenamento digitais, em sites que não garantem a segurança dos arquivos ou escolhem investir em mídias externas, como HDs, por exemplo.

As duas formas não são seguras, nem econômicas ou produtivas para as equipes, pois ambas terão altas chances de falhas previstas nesse processo. Para armazenamento digital, é preciso comprar regularmente mais espaço nas plataformas, para manter os documentos antigos e incluir novos arquivos à medida que houver necessidade.

Outra forma é comprar várias mídias externas, que além das falhas mecânicas e alto custo de investimento, podem ser grandes potencializadores de disseminação de vírus, além de privar o tempo produtivo da equipe para este processo.

Nos processos citados acima, alguns arquivos podem ser perdidos por diversos motivos, seja por alguma falha humana ou digital, de forma acidental ou intencional. É preciso ter muito cuidado e atenção para que esse processo seja feito de forma segura, para que nada seja seja perdido.

Como a Dracones IT pode salvar os seus arquivos e mantê-los em segurança?

A contratação de uma empresa terceirizada em TI, pode ajudar o seu negócio a fazer o armazenamento dos seus arquivos de forma mais segura. Assim, as equipes não irão se preocupar com essa atividade aumentando a produtividade do seu negócio. A sua empresa também não irá se preocupar em comprar mais armazenamento digital ou aumentar o espaço físico para documentos impressos.

Duas mulheres sorrindo em frente ao notebook da empresa

Tão importante quanto ter um backup é ter certeza de que ele pode ser usado rapidamente e seus dados recuperados em qualquer condição. O backup online é a solução mais indicada para a maioria dos casos em que sua empresa não quer se preocupar em administrar rotinas de backup ou manutenção e mais que isso: as informações podem ser recuperadas rapidamente de qualquer lugar onde haja internet.

Com o backup online dos seus arquivos em nuvem da Dracones IT, sua empresa economiza tempo e dinheiro, além de proteger sua empresa contra desastres. Com as taxas de ataques cibernéticos aumentando, é bom saber que uma solução de backup robusta pode ajudar a salvá-lo de ransomware ou outras ameaças.

Entre em contato com a Dracones IT e faça uma cotação dos serviços integrados de suporte de TI, segurança e gestão de tecnologia.

Leia também:

Suporte Técnico de TI

Veja como e porque nossa metodologia única de trabalho trata a TI da sua empresa como se fosse nossa!

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner