Quais são os ataques hackers mais comuns em empresas?

veja os ataques mais comuns em empresas

Compartilhe esse post

Todo avanço tecnológico traz sempre grandes benefícios, principalmente para negócios de vários segmentos ou tamanhos. Seja para otimizar tempo, melhorar os processos internos e externos, redução de custos, aumento da produtividade com qualidade e aumento de vendas. 

Com tantas informações importantes que inserimos nessas ferramentas de apoio, somado ao avanço da tecnologia, acontecem também os avanços dos ciberataques.

Ciberataques são tentativas criminosas para invadir ou sobrecarregar um sistema de informação, com objetivos que vão desde roubar dados importantes da empresa, roubo de identidade pessoal, até sobrecarregar e indisponibilizar o acesso a sites. Os ataques de hackers estão ficando cada vez mais, diversificados, irreversíveis e silenciosos. 

É comum que, a cada dia, várias notícias destacam um novo tipo de invasão, pois os cibercriminosos estão se aperfeiçoando cada vez mais, para conseguir encontrar qualquer brecha de vulnerabilidade dentro das empresas, como por exemplo, aquelas que não investem em uma estrutura robusta e segura de TI. 

Os ataques hackers mais comuns em empresas

Abaixo listamos apenas 4 dos ataques mais comuns contra empresas de diversos tamanhos e segmentos, mas existem vários outros que estão constantemente ganhando força e prejudicando diferentes negócios.

Keylogger

Através de um link malicioso, recebido por e-mails ou mensagens, é possível que criminosos consigam instalar, de forma que o usuário não perceba, um programa que rouba todos os dados digitados por um usuário. Assim é o Keylogger, uma das principais maneiras que hackers utilizam para invadir diferentes sistemas. Ao ter acesso a tudo que é digitado, informações sigilosas ficam expostas e podem ser roubadas de forma bem fácil.

DDoS Attack

Para iniciar o DDoS Attack os hackers implantam um malware em computadores vulneráveis e que estão em rede com outros computadores. Quando o ataque acontece, todos os computadores são conectados a um computador mestre do criminoso que começa a espalhar mais malwares e ignoram os controles de autenticação. Em poucos minutos, há uma grande sobrecarga nos servidores, tornando os processos mais lentos e fazendo com que os sites e acessos fiquem indisponíveis para seus funcionários e clientes, enquanto criminosos roubam dados e informações importantes. DDoS é uma das maiores ameaças ao funcionamento pleno dos sistemas e sites de uma empresa.

Mulher de empresa terceirizada em TI protegendo os seus clientes de ataques hackers

Ransomware

Conhecido como “sequestrador de dados” o ransomware é um dos ataques que se fortaleceu ainda mais com a rápida mudança, sem segurança, das empresas para o home office durante a pandemia. Os objetivos do ataque ransomeware são: controlar os sistemas da empresa invadida, bloquear os acessos, manipular todas as informações sensíveis disponíveis e chantagear a empresa com pedido de resgate destas informações e acessos, em troca de dinheiro geralmente em forma de bitcoins, pois é difícil rastrear quem vai recebe-lo.

Cavalo de Troia

O Cavalo de Troia é um malware bem conhecido e popular. Usado já há muito tempo e ainda sim, continua um ataque comum em empresas ou computadores pessoais sem proteção adequada. Esse tipo de ataque se camufla em anexos e mensagens, que aparentam ser seguras, e ao conseguir a “autorização do usuário” rouba informações importantes e sigilosas, além de interromper as principais funções do computador.

Os ataques criminosos aos sistemas só acontecem quando existe vulnerabilidades ou falhas na segurança de TI nas empresas. Devido ao descaso no investimento de um bom planejamento em TI, e a ausência de profissionais especializados e preparados para antecipar possíveis ataques ou bloquear o seu avanço, caso isso venha a acontecer.

Proteja a sua empresa com os serviços da Dracones IT!

Infelizmente há muito tempo os hackers tentam invadir sistemas de várias empresas. Isso é uma realidade diária e que todo gestor deve se preocupar. Ao investir numa empresa terceirizada em TI como a Dracones IT, será possível agir pontualmente e de forma antecipada para evitar que ciberataques aconteçam ou reverter o mais rápido possível, minimizando e impedindo que grandes prejuízos aconteçam no seu negócio.

Prevenir é sempre melhor do que remediar, por isso a Dracones IT oferece antivírus robusto e constantemente atualizado. Nossa equipe de especialistas, tem certificados e muita experiência na área, ajudando nossos clientes atingirem objetivos e bons resultados, de forma segura, ágil e eficiente, atendendo empresas de diversos tamanhos e segmentos.

Os preços variam de acordo com o plano escolhido, que vai além do simples suporte de TI e inclui segurança, monitoramento, planejamento, gestão, backup, VPN, controle de acesso, entre outros.

Entre em contato com a Dracones IT e faça uma cotação dos serviços integrados de suporte de TI, segurança e gestão de tecnologia.

Leia também:

moça de costas para a câmera usando o notebook. Você conhece os desafios da estratégia zero trust e seus desafios?
Segurança da Informação

O que é estratégia zero trust e seus desafios?

Zero Trust é uma estratégia rigorosa de segurança digital, onde nenhum usuário ou dispositivo tenha acesso imediato a uma rede empresarial sem antes passar por

Suporte Técnico de TI

Veja como e porque nossa metodologia única de trabalho trata a TI da sua empresa como se fosse nossa!