O que é TCP/IP e como ele funciona?

O que é TCP/IP? Cabos de fibra óptica em um hack de um servidor

Compartilhe esse post

É importante que os computadores tenham uma maneira comum de se comunicar uns com os outros. Hoje, a maioria dos computadores faz isso por meio de TCP/IP.

O TCP/IP geralmente é incorporado aos computadores e é amplamente automatizado, mas pode ser útil entender o que ele é.

TCP/IP significa Transmission Control Protocol/Internet Protocol – em português, protocolo de controle de transmissão/protocolo da internet. Na prática, é um conjunto de regras padronizadas que permitem que computadores se comuniquem em uma rede como a Internet.

Por si só, um computador individual pode executar qualquer número de trabalhos. Mas o poder real dos computadores brilha quando eles se comunicam. Muitas das coisas que pensamos sobre os computadores fazerem – seja enviar mensagens de e-mail, assistir vídeos em streaming ou fazer chamadas no WhatsApp – envolvem computadores se comunicando.

Esses computadores podem ser de diferentes empresas, ou mesmo localizados em diferentes partes do mundo – e as pessoas e programas que os utilizam podem usar diferentes linguagens humanas e de computador.

Qualquer interação pode ser entre dois sistemas de computador ou pode envolver centenas de sistemas. Mas, como passar uma carta ou um pacote de mão em mão, cada transação ocorre entre apenas dois computadores por vez. Para que isso aconteça, os dois computadores precisam saber, com antecedência, como se espera que eles se comuniquem.

Os computadores fazem isso por meio de protocolos. Um protocolo é um conjunto acordado de regras. Em termos humanos, usamos protocolos sociais para saber como nos comportar e nos comunicar com outras pessoas. As tecnologias têm suas próprias formas de estabelecer regras de comunicação, como o telégrafo usando código Morse.

É a mesma coisa com computadores, mas com regras mais rígidas e rápidas. Quando todos os computadores usam o mesmo protocolo, as informações podem ser transferidas.

A comunicação era mais complicada quando as pessoas começaram a trocar informações entre computadores. Cada fornecedor tinha sua própria maneira de se comunicar entre seus próprios computadores, mas isso não permitia a comunicação com os computadores de outros fornecedores. Logo ficou claro que era necessário um padrão acordado que permitisse que computadores de todos os fornecedores se comunicassem entre si. E esse padrão é TCP/IP.

Como o TCP e o IP diferem?

TCP e IP são dois protocolos de rede de computadores separados.
IP é a parte que obtém o endereço para o qual os dados são enviados. O TCP é responsável pela entrega de dados assim que o endereço IP for encontrado.
É possível separá-los, mas não faz sentido fazer diferença entre TCP e IP. Por serem usados ​​juntos, “TCP/IP” e o “modelo TCP/IP” agora são terminologias reconhecidas.

Modem de acesso a internet

Pense desta forma: o endereço IP é como o número de telefone atribuído ao seu smartphone. TCP é toda a tecnologia que faz o telefone tocar e que permite que você fale com alguém em outro telefone. Eles são diferentes um do outro, mas também não têm sentido um sem o outro.

O que o TCP/IP faz exatamente? E como funciona?

O TCP/IP foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos EUA para especificar como os computadores transferem dados de um dispositivo para outro. O TCP/IP dá muita ênfase à precisão e possui várias etapas para garantir que os dados sejam transmitidos corretamente entre os dois computadores.

Aqui está uma maneira de fazer isso. Se o sistema enviasse a mensagem inteira de uma só vez, e se encontrasse um problema, a mensagem inteira teria que ser reenviada. Em vez disso, o TCP/IP divide cada mensagem em pacotes e esses pacotes são agrupados na outra extremidade. Na verdade, cada pacote pode seguir uma rota diferente para o outro computador, se a primeira rota estiver indisponível ou congestionada.

pessoa conectando o celular em uma rede Wifi

Além disso, o TCP/IP divide as diferentes tarefas de comunicação em camadas. Cada camada tem uma função diferente. Os dados passam por quatro camadas individuais antes de serem recebidos na outra extremidade (conforme explicado na seção a seguir). O TCP/IP então passa por essas camadas na ordem inversa para remontar os dados e apresentá-los ao destinatário.

O objetivo das camadas é manter as coisas padronizadas, sem que vários fornecedores de hardware e software tenham que gerenciar a comunicação por conta própria. É como dirigir um carro: todos os fabricantes concordam sobre onde estão os pedais, então é algo com que podemos contar entre os carros.

E a privacidade, como fica?

Quando os pacotes estão sendo transmitidos entre computadores, eles ficam vulneráveis a serem vistos por outras pessoas. Essa é uma das razões pelas quais você é aconselhado a evitar redes Wi-Fi públicas ao enviar dados que devem permanecer privados e usar criptografia.

Se isso é algo com o qual você está preocupado – por exemplo, se você estiver enviando informações de identificação pessoal ou informações financeiras – sua empresa pode criptografar seus dados usando uma rede privada virtual (VPN).

Uma VPN é a melhor maneira de garantir que seus dados sejam criptografados com eficiência e que os pacotes sejam protegidos à medida que viajam entre as redes. Seu parceiro de TI, como a Dracones, pode ajudar sua empresa a configurar criptografia e VPN na sua rede e computadores.

Leia também:

Suporte Técnico de TI

Veja como e porque nossa metodologia única de trabalho trata a TI da sua empresa como se fosse nossa!

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner