Como a transformação digital pode ajudar sua empresa a crescer mais rápido?

Transformação Digital

Compartilhe esse post

Transformação digital não é apenas um termo da moda quando falamos de tecnologia. É um conceito mais profundo que está relacionado ao processo de modernização e otimização em TI – e como as empresas, independente do tamanho, podem se beneficiar dela.

O que é transformação digital?

O primeiro conceito para entender é que não é uma tecnologia em si, mas um processo.

Esse processo envolve como os escritórios, salôes de beleza, dentistas ou grandes corporações usam a tecnologia para melhorar seu desempenho, ter resultados mais otimizados e ampliar o alcance de atuação.

Tem até quem diga que é uma mudança de “mindset” – o jeito que a gestão da empresa pensa sobre o negócio em uma nova realidade em que a tecnologia é mais rápida em seu avanço cotidiano.

Mas para chegar na transformação digital, o processo não ocorre da noite para o dia.

O que é o processo de transformação digital e o que ele faz de tão importante?

  • Automatizar processos
  • Coletar e organizar dados para tomada de decisão estratégica do seu negócio
  • Conversar e interagir com clientes por meio de canais digitais em tempo real
  • Reduzir burocracia dentro da empresa
  • Integrar equipes e colaboradores de forma eficiente

O conceito da transformação digital passa por alguns pilares a serem definidos pela gestão da empresa em conjunto com o fornecedor de serviços de TI

Experiência ou jornada do cliente

Entender como seu público consumidor evolui, como seus clientes usam seus produtos e serviços é o primeiro passo para começar com a transformação digital. Aqui o cliente é o centro de tudo.

Empresas que optam por esse pilar devem ter em mente que todos os processos, soluções e ideias serão voltados para aprimorar a experiência do cliente.

Transformação digital - Jornada do Cliente

Uma maneira de alcançar esse entendimento é reunir seus principais clientes, pessoas de sua empresa e especialistas em sua área e fazer algumas perguntas básicas: O que eles comprariam de você, o que não comprariam e por quê? O que os faria comprar mais? Como sua empresa se compara aos concorrentes? Você conhece nossos clientes de dentro para fora? O que isso significa? Você quer mais clientes? Se sim, que tipo?

Essa abordagem deliberada e focada no cliente revelará muito – algumas coisas até dolorosas de ouvir. Mas tenha em mente que esta etapa de críticas é fundamental para o sucesso de sua transformação digital.

Experiência dos seus colaboradores ou funcionários

Além da experiência do cliente, entender a experiência de seus funcionários – atual e desejada – oferece um forte pilar para construir sua jornada.

Entender seus clientes ajuda você a estabelecer as metas certas. Em contrapartida, entender a jornada de experiência dos seus colaboradores vai contribuir para definir meios, processos, abordagens de atendimento eficientes para atingir essas metas. A transformação digital acontece de dentro para fora, nesse aspecto, seus colaboradores são o centro de tudo.

Lembre-se: cada interação que seu colaborador tem dentro de sua organização é crítica e terá um impacto gigantesco em sua organização, sua tecnologia e sua marca.

Visão e estratégia

No centro da transformação digital é necessário definir a visão (onde você quer chegar) e a estratégia (como você chega lá) do seu negócio.

A visão precisa ser facilmente compreensível, relacionável e apoiada por um plano claro para atingir a meta. Isso vai diferenciar seu negócio desde o início. A maioria dos líderes para na criação da visão do negócio – e essa visão simplesmente desmorona quando entra na fase da estratégia de execução.

Para desenvolver e executar uma visão e uma estratégia bem-sucedidas, você precisa fazer algumas perguntas desde o início: Para onde queremos ir? Estamos prontos para chegar lá? O que precisa acontecer para atingirmos esse objetivo ? Como medimos e gerenciamos essa jornada? Qual é o papel que a tecnologia desempenha na estratégia? Como governamos os processos?

Conexões digitais

Tudo pode ser digitalizado em seu negócio. Depois de mapear as jornadas de seus clientes e funcionários, observe as áreas que são facilmente digitalizáveis e gaste menos tempo nelas: você pode aproveitar as pesquisas existentes e soluções tecnológicas prontas já disponíveis.

Processo de Transformação digital

Onde você deseja passar mais tempo é fazendo conexões digitais em lugares não tão óbvios que aumentam sua vantagem competitiva e aprimoram a experiência do cliente de maneiras que importam e geram mais receita.

Fazer uma conexão digital não é permissão para brincar com a tecnologia. Mas sim resolver um problema complexo e mantê-lo resolvido. Esse é o propósito central da tecnologia e da transformação digital dentro das empresas.

Mudança cultural

As empresas não se transformam do dia para noite. Isso é alcançado a partir de baby-steps – passos pequenos e iterativos que equilibram os processos antigos da sua empresa com as novas soluções tecnológicas. A mudança de cultura não é apenas um trabalho da chefia ou de uma equipe responsável pela mudança ela depende de todos que fazem parte da empresa.

Envolve todos os indivíduos, começando pelo dono e abrangendo todas as camadas da organização, seja ela pequena ou grande.

Se a cultura não for clara e cultivada diariamente na empresa, a jornada de transformação digital desmorona muito rapidamente.

Como realizar a transformação digital?

Um bom parceiro de TI, que cuida do suporte e gestão dos processos de TI, será seu maior aliado na hora implementar a transformação digital no seu negócio.

A Dracones, especializada em suporte de TI, oferece serviços que ajudam a tirar a transformação digital do papel e torna-la em realidade.

A Dracones IT, especializada no planejamento e gestão de TI remota ou presencial, tem uma equipe de especialistas certificados para atender seus clientes como se fosse uma equipe interna.

Os preços variam de acordo com o plano escolhido, que vai além do simples suporte de TI e inclui ainda segurança, monitoramento, planejamento e gestão, backup, VPN e controle de acesso, entre outros.

A Dracones IT, especializada no planejamento e gestão de TI remota ou presencial, tem uma equipe de especialistas certificados para atender seus clientes como se fosse uma equipe interna.

O plano inicial é o Protegido, adequado a qualquer quantidade de máquinas em uma empresa e com consultoria especializada em TI e ideal para começar a trabalhar com um fornecedor de suporte.

A Dracones IT tem ainda planos mais avançados – Seguro e Blindado – com o mínimo de 20 equipamentos – e indicados para melhoria e proteção dos serviços de TI, além do suporte técnico e gestão de TI. Sua empresa cresce junto com os serviços de tecnologia oferecidos.

Entre em contato com a Dracones IT e faça uma cotação dos serviços integrados de suporte de TI, segurança e gestão de tecnologia.

Leia também:

moça de costas para a câmera usando o notebook. Você conhece os desafios da estratégia zero trust e seus desafios?
Segurança da Informação

O que é estratégia zero trust e seus desafios?

Zero Trust é uma estratégia rigorosa de segurança digital, onde nenhum usuário ou dispositivo tenha acesso imediato a uma rede empresarial sem antes passar por

Suporte Técnico de TI

Veja como e porque nossa metodologia única de trabalho trata a TI da sua empresa como se fosse nossa!