LGPD: Como o suporte de TI pode ajudar sua empresa com a segurança de dados?

LGPD e segurança de dados

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Quantas vezes você foi até a farmácia, ao supermercado ou qualquer outra loja e deu seus dados pessoais, como CPF, endereço de email e número de telefone para ganhar descontos ou acumular pontos? Inúmeras, provavelmente.

Essa base de dados dos clientes traz muita informação sensível que não pode cair em mãos erradas. Para proteger o consumidor, desde 2018 está em vigor no Brasil a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018) – mais conhecida pela sigla LGPD.

A LGPD serve para criar um cenário de segurança jurídica para o consumidor, tentando padronizar regras e práticas de proteção dos dados pessoais de cada cidadão – como esses dados são coletados, usados e armazenados.

Aí você lembra que sua pequena empresa, seu consultório médico, sua cafeteria também lida com dados de clientes – e essa informação também precisa ser protegida.

Como assim? A cafeteria precisa de consentimento dos clientes para armazenamento desses dados e se comprometer – entre outras coisas – a não comercializar essas informações para terceiros.

O mais interessante é a definição que a LGPD traz sobre o que são dados pessoais e que alguns deles requerem mais cuidados – como informações sobre crianças e adolescentes. E não importa se os dados são armazenados em meios físicos – como em fichas de pacientes – ou digitais, em um banco de dados ou uma planilha de Excel: a lei serve para proteger a todos.

Na prática, o que a LGPD se propõe fazer é algo muito parecido com o que a Europa vem fazendo nos últimos anos com a GDPR, uma legislação similar.

Minha empresa precisa mesmo se adequar à LGPD?

Sim. Todas as empresas em território nacional, independente do porte, da MEI individual ao complexo industrial, do salão de cabeleireiro à rede social com sede fora do país, mas que opera por aqui, precisam se adequar aos requisitos da LGPD.

E a TI tem um papel muito importante em todo esse processo de adequação à LGPD.

Por que devo cumprir a LGPD?

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados é a entidade governamental criada para fiscalizar a adoção da LGPD. E em termos do mundo real, descumprir a lei leva a três cenários possíveis: advertências, multas e suspensão da capacidade da empresa de lidar com dados pessoais (ou seja, bloquear os bancos de dados).

As multas representam a parte que dói no bolso: podem chegar a 2% do faturamento bruto da pessoa jurídica, no limite de R$ 50 milhões. Melhor se adequar, fazer a coisa certa e cumprir a lei, certo?

LGPD e segurança dos dados: como se adequar a lei

Apesar de a LGPD valer desde 2018, somente em 2021 – após um período de adaptação e adequação dos dados pelas empresas – que a Autoridade Nacional passou a fiscalizar e aplicar multas. No caso do bloqueio de acesso aos dados, uma empresa pode ir à falência.

E denúncias pelo descumprimento da LGPD podem ser feitas por qualquer pessoa, direto no site da ANPD.

Como o suporte de TI pode ajudar minha empresa a se adequar a LGPD?

Um parceiro de TI é fundamental para sua empresa se adequar a LGPD sem grandes preocupações e focar no que gera receita para o seu negócio. As vantagens são inúmeras mas listamos algumas abaixo:

  • Estruturar os canais de comunicação com os clientes com todas as regras de tratamento de dados previstas na LGPD – incluindo desde a coleta de dados, seja por ações de e-mail marketing, pessoalmente ou pelo telefone, até a solicitação de exclusão dos dados pelo cliente.
  • Gerir as ferramentas que garantem que as informações coletadas têm a autorização prévia da coleta dos dados dos clientes.
  • Criar e gerir os sistemas para atender a solicitação de remoção dos dados. Por exemplo, se você não quer mais que a farmácia colete ou exclua seu cadastro, basta informar. O suporte de TI é quem deve, com segurança, remover o acesso dessa empresa aos seus dados
  • Desenvolver, aplicar e gerir planos de segurança da informação para proteção de dados, incluindo backups e uso de sistemas de prevenção de ransomware e invasões.

Como a Dracones IT consegue me ajudar?

A Dracones, especializada em suporte de TI, oferece serviços que, entre outras coisas, conseguem adequar as estruturas de dados dos clientes para cumprir a LGPD.

Os preços variam de acordo com o plano escolhido, que vai além do simples suporte de TI e inclui ainda segurança, monitoramento, planejamento e gestão, backup, VPN e controle de acesso, entre outros.

O plano inicial é o Protegido, adequado a qualquer quantidade de máquinas em uma empresa e com consultoria especializada em TI e ideal para começar a trabalhar com um fornecedor de suporte.

A Dracones oferece ainda planos mais avançados – Seguro e Blindado – para escritórios maiores com o mínimo de 20 equipamentos – e indicados para melhoria e proteção dos serviços de TI, além do suporte técnico e gestão de tecnologia.

Entre em contato com a Dracones IT e faça uma cotação dos serviços integrados de suporte de TI, segurança e gestão de tecnologia.

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