Cada vez mais os ataques cibernéticos estão mais silenciosos, complexos e devastadores.
Por isso, a segurança da infraestrutura de TI do seu negócio deve ser monitorada constantemente para que qualquer ameaça possa ser rapidamente detectada e eliminada.
Infelizmente, os ataques não estão limitados a apenas computadores.
Com alguns negócios adaptando sua infraestrutura de TI para o trabalho remoto, os acessos ficaram mais práticos para a equipe trabalhar do computador pessoal ou de um smartphone.
E qual o perigo dessa praticidade, caso a sua rede esteja desprotegida?
O que é um Spyware Pegasus?
Inicialmente, este sofisticado sistema de espionagem foi criado com o respaldo de governos e forças de segurança, para permitir que houvesse vigilância altamente direcionada a pessoas específicas.
O objetivo desta vigilância era combater o terrorismo e outras práticas criminosas.
Porém em julho de 2021, o The Guardian publicou uma reportagem falando sobre a acusação de hackers que usavam o Spyware Pegasus, para espionar mais de 50 mil smartphones sem autorização em todo o mundo.
Quando o usuário é vítima deste ataque, seu celular é invadido sem que elas percebam e todas as informações e arquivos roubados são enviadas para a rede dos criminosos.
Com isso, eles podem modificar o conteúdo que o usuário acessa, podendo, assim, implantar outros tipos de vírus.
Além disso, os criminosos copiam o máximo de dados que conseguirem, como: histórico de navegação e GPS, mensagem de textos, agenda telefônica, ativam câmeras, gravam chamadas, além de acompanhar todas as atividades dentro dos aplicativos instalados.
Como acontecem os ataques de Spyware Pegasus?
Há duas formas dos criminosos usarem o software para invadir smartphones das vítimas:
Acesso a links maliciosos ou através de falhas na segurança nos sistemas ou aplicativos acessados pelo usuário.
Uma vez no telefone da vítima, o Spyware Pegasus fará o rastreamento e levará todas as informações e dados em tempo real, direto para o servidor de comando e controle dos hackers.
Com a Dracones IT é possível se proteger do spyware Pegasus!
Para que o seu negócio esteja sempre protegido contra violação de privacidade, é preciso manter um bom monitoramento, sistemas atualizados e uma equipe especializada em prevenção e combate a crimes cibernéticos.
O Pegasus é um spyware quase impossível de ser detectado, quando não se tem uma proteção de TI adequada acompanhada por bons profissionais.
A Dracones IT tem experiência há mais de 10 anos no mercado, oferecendo suporte em TI para negócios de diversos segmentos que querem mais segurança no seu dia a dia.
Ajudamos nossos clientes a atingirem bons resultados, de forma segura, ágil e eficiente.
Entre em contato conosco e faça uma cotação dos serviços integrados de suporte de TI, segurança e gestão de tecnologia.
Os preços variam de acordo com o plano escolhido, que vão além do simples suporte de TI, incluindo segurança, monitoramento, planejamento, gestão, backup, VPN, controle de acesso, dentre outros.