O que são ciberataques?

O que são ciberataques e como o seu negócio pode se proteger?

Compartilhe esse post

Todos nós nos beneficiamos da internet e dos inúmeros avanços tecnológicos. Desde otimizar os nossos projetos no trabalho, até marcar uma consulta médica por meio de um aplicativo, por exemplo.

Infelizmente, junto com todas essas facilidades que conseguimos através desses avanços, os criminosos também estão usando essas ferramentas e estão ganhando cada vez mais força.

Chamados de ciberataques ou crimes cibernéticos, esses ataques estão por toda a parte e são uma tendência crescente que pode afetar qualquer negócio independente do seu tamanho ou segmento.

O que é um ciberataque?

Um ataque cibernético trata-se de qualquer atividade ilícita praticada por meio de dispositivos eletrônicos conectados à internet com o intuito de invadir o sistema de informação de outro indivíduo ou organização.

Os cibercriminosos podem agir sozinhos ou em grupos, em busca de algum benefício ao acessar a rede ou dispositivo da vítima. Os motivos para esses crimes são os mais variados possíveis: busca de notoriedade, vingança pessoal, fanatismo (político ou religioso), roubo de identidade, sendo os mais frequentes os roubos financeiros e o sequestro de dados.

As ações envolvidas durante os ataques vão desde a disseminação de vírus até invasões de sistemas operacionais.

Como proteger sua empresa de ciberataques?

Desde 2012, existe a lei brasileira Nº 12.737/2012, que passou a penalizar delitos especificamente virtuais.

Criminosos que invadirem qualquer dispositivos de informática, implantarem programas de violação de dados e, assim, divulgarem, negociarem ou transmitirem essas informações, devem cumprir pena de três meses a até dois anos de prisão, além de multas.

A lei irá punir somente quando for identificado o crime e localizado o criminoso, mas com o avanço da tecnologia, os cibercriminosos também estão se especializando, tornando a sua presença quase imperceptível.

Até as autoridades e as vítimas identificarem um ataque e seus autores, os dados importantes ficarão expostos. Em muitos casos, a vítima pode levar até alguns anos para identificar que seu sistema foi invadido, o que pode trazer prejuízos irreversíveis.

Negócios de pequeno e médio porte costumam estar constantemente na mira dos hackers, pois muitos deles executam poucas ações para impedir esses ataque ou não planejam muito bem a sua segurança digital.

Sabemos que as tentativas de ataques acontecem a todo momento e o seu negócio não deve ficar exposto de nenhuma forma, mesmo que esteja aguardando o retorno das autoridades depois que um ataque acontece. Lembre-se que, uma vez que os criminosos têm acesso a dados importantes, eles podem cometer outros crimes se passando pelo seu negócio ou pelo seu cliente, como é o caso do roubo de identidade.

Saiba como proteger sua empresa de ciberataques?

Para reforçar a segurança digital é muito importante que você contrate empresas terceirizadas em TI, pois eles terão em sua equipe profissionais especializados na área que vão monitorar, enquanto se atualizam sobre as soluções mais eficazes para o seu negócio.

Comprar softwares que prometem garantir a segurança, sem uma equipe especializada para analisar se ele é adequado para o seu negócio e para mantê-lo atualizado corretamente, não é garantia de segurança.

Todos podem ser alvos desse tipo de crime, pois os criminosos estão em busca de qualquer falha na segurança para acessar dados importantes.

Como a Dracones IT pode ajudar o seu negócio a se manter protegido?

Com a Dracones IT você irá eliminar as preocupações com segurança e produtividade de TI. Sua equipe de especialistas atua no mercado há mais de 10 anos, ajudando seus clientes a atingirem bons resultados, de forma segura, ágil e eficiente.

Sabemos o quão frustrante é ter problemas com sistemas ou com a segurança de dados de clientes e colaboradores, principalmente quando seus resultados dependem de projetos com prazos curtos.

A Dracones IT tem excelência no planejamento e gestão de TI e na manutenção de ações preventicas, tanto remota quanto presencialmente, com um time de especialistas, todos certificados, para atender a seus clientes como se fossem uma equipe interna de TI.

Entre em contato com a Dracones IT e faça uma cotação dos serviços integrados de suporte de TI, segurança e gestão de tecnologia.

Os preços variam de acordo com o plano escolhido, que vão além do simples suporte de TI, incluindo segurança, monitoramento, planejamento, gestão, backup, VPN, controle de acesso, dentre outros.

Leia também:

moça de costas para a câmera usando o notebook. Você conhece os desafios da estratégia zero trust e seus desafios?
Segurança da Informação

O que é estratégia zero trust e seus desafios?

Zero Trust é uma estratégia rigorosa de segurança digital, onde nenhum usuário ou dispositivo tenha acesso imediato a uma rede empresarial sem antes passar por

Suporte Técnico de TI

Veja como e porque nossa metodologia única de trabalho trata a TI da sua empresa como se fosse nossa!