Desastres naturais de TI são imprevisíveis. E quando falamos nesse tipo de desastre, eles pode levar à perda de receita, oportunidades de vendas desperdiçadas e produtividade afetada.
Além disso, desastres naturais de TI também podem afetar o valor percebido da sua marca, atingir a reputação da sua empresa e prejudicar a confiança do cliente, um prejuízo muito maior e mais complexo de contabilizar.
Você precisa preparar sua empresa para os mais diversos eventos, com discutimos no nosso primeiro texto sobre alguns desastres de TI.
Mas como diz o ditado: Desgraça pouca é bobagem! Desastres naturais que afetam o TI também devem estar no seu radar.
O que fazer para evitar ao máximo os desastres de TI?
Não é possível eliminar todos os riscos de desastres de TI, principalmente quando se trata de desastres naturais. Mas ter planos de ações para os tipos mais comuns fará sua empresa ter os custos minimizados e a reputação de marca zelada.
Antes de tudo, é preciso ter um bom parceiro responsável pela tecnologia de informação da sua empresa, com gestão e suporte, independente do tamanho dela – de um pequeno escritório de advocacia ou um salão de cabeleireiros a uma grande companhia.
A Dracones é especializada nesse tipo de serviço, e é nosso papel como um bom parceiro de TI te ajudar, entre outras coisas a:
Equipar os computador com um No-Break/UPS
Na maioria dos desastres naturais, como tempestades com raios, o computador pode ser desligado repentinamente, o que será prejudicial ao hardware do computador e levará à perda de dados em um instante.
Portanto, você deve investir em uma fonte de alimentação ininterrupta (UPS, também conhecido como no-break), que pode manter seu PC funcionando por vários minutos, mesmo perdendo energia. Nesse ponto, você pode salvar seus arquivos e desligar seu PC de forma correta.
Armazenar dados em uma unidade separada
Usuários regulares de computador tem por hábito armazenar tudo em um único disco rígido, tanto os arquivos do dia a dia quanto os arquivos de softwares e sistema operacional do PC.
Quando se trata de empresas, os arquivos do dia a dia são mais sensíveis, pois representam a operação da empresa. Nesse caso, é melhor você instalar um segundo disco rígido nos computadores dos seus colaboradores. Em seguida, você deve instalar o sistema operacional na primeira unidade e salvar os dados e arquivos sensíveis na segunda unidade separadamente.
Desta forma, os dados dados e arquivos estarão isentos dos eventuais problemas do sistema operacional. Além disso, você pode remover a segunda unidade à vontade do PC e usá-la em outros computadores, se for o caso.
Saber como remover um disco rígido
Desde que você tenha seguido a dica acima, ou seja, usando vários discos rígidos em um computador, é necessário aprender a remover o disco rígido. Assim, você poderá levar o disco rígido com você ao evacuar o local do desastre antes que a próxima calamidade em potencial ocorra. Caso contrário, para proteger seus dados, talvez seja necessário levar o computador inteiro com você ao sair, o que parece impossível.
Colocar seu computador em um local seguro
Além disso, para proteger seu computador contra danos causados pela água em uma potencial inundação, você deve colocá-lo em um local mais alto.
Em uma inundação, a maior parte da água estará no chão. Portanto, se você mover seu PC para uma posição mais alta, como o topo de uma mesa, ele poderá escapar temporariamente da inundação. Nesse momento, você terá tempo de escape suficiente para mover seu computador do local do desastre.
Fazer backups externos
Ao falar de proteção de dados, é inevitável pensar em backup de dados. A melhor solução para bloquear a perda de dados de desastres naturais é fazer backups externos. A solução ideal seria utilizar os serviços de armazenamento em nuvem, com já explicamos em um post anterior.
Por exemplo, se você fizer backup dos dados do seu computador em um disco rígido externo, você deve posicionar a unidade em um local distante de onde o computador fica. Dessa forma, mesmo que seu computador seja danificado ou roubado, você ainda terá backups externos.
Mover dados para a nuvem
A computação em nuvem é o modo mais seguro de manter seus dados protegidos em caso de desastres de TI – já que eles não estão fisicamente no mesmo lugar.
Caso você tenha serviços de armazenamento em nuvem, não há a necessidade de se preocupar com a integridade um disco rígido externo, além de ser possível acessar os dados armazenados de qualquer computados com seus dados de acesso.
Tenha um plano de emergência
Junto ao seu parceiro de suporte de TI, desenvolva um plano de emergência eficaz, que vai ajudar a minimizar os danos causados por desastres naturais e recuperar dados com facilidade e sem esforço.
Quem pode me ajudar a criar o plano de prevenção de desastres da minha empresa?
A Dracones IT, especializada no planejamento e gestão de TI remota ou presencial, tem uma equipe de especialistas certificados para atender seus clientes como se fosse uma equipe interna. Inclui ainda segurança, monitoramento, planejamento e gestão, backup, VPN e controle de acesso, entre outros.
O plano inicial é o Protegido, adequado a qualquer quantidade de máquinas em uma empresa e com consultoria especializada em TI e ideal para começar a trabalhar com um fornecedor de suporte.
A Dracones IT oferece ainda planos mais avançados – Seguro e Blindado – com o mínimo de 20 equipamentos – e indicados para melhoria e proteção dos serviços de TI, além do suporte técnico e gestão de TI.
Entre em contato com a Dracones IT e faça uma cotação dos serviços integrados de suporte de TI, segurança e gestão de tecnologia.