O que acontece quando há falsificação de DNS?

O que acontece quando há falsificação de DNS? Na imagem há dois rapazes converndo em frente ao notebook.

Compartilhe esse post

DNS significa Domain Name System (sistema de nomes de domínio) e é usado para configurar e catalogar, vejam só, domínios como se fosse uma grande lista telefônica. 

A função mais comum e importante do DNS é fazer uma correlação entre um nome de domínio (ex.: dracones.com.br) com seu IP para que determinado serviço daquele endereço possa ser acessado. Essa correlação é muito importante, pois é sempre via IP que um programa vai se conectar a um serviço.

Tomemos como exemplo o nosso site. Você digitou no seu navegador o endereço dracones.com.br para abrir nossa página. Seu navegador, por sua vez, fez a tradução desse domínio para o IP e, então, acessou nosso servidor para poder exibir o que você está vendo agora. Essa tradução só é possível porque existe o DNS no meio do caminho dizendo a qual IP corresponde o nosso domínio.

Quando há a falsificação de DNS, hackers enganam um servidor de DNS, fazendo com que ele associe um IP falso a um nome de domínio conhecido, colocando em risco os dados da empresa e dos usuários, além da segurança de todos.

Ataques no Brasil envolvendo falsificação de DNS já prejudicaram grandes marcas e serviços públicos como: Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú, Folha de São Paulo, Netflix, Caixa, Serasa e até o Ministério da Saúde. 

Segundo a Avast, empresa que desenvolve softwares de proteção digital, em apenas um semestre em 2019 foram mais de 4,6 milhões de tentativas bloqueadas por ela. Hoje a falsificação de DNS está entre os ataques mais perigosos e comuns.

Diante da velocidade e complexidade dos ciberataques nos últimos anos, gestores devem estar mais atentos às estratégias de segurança digital para evitarem que crimes como esse prejudiquem a reputação da sua marca e ainda coloquem em risco os dados dos seus clientes e usuários.

Veja como a falsificação de DNS pode afetar o seu negócio e como o suporte técnico em TI ajudará sua empresa a se proteger dessa ameaça.

Como acontece a falsificação de DNS? 

A falsificação de DNS acontece quando há um envenenamento de cache, onde hackers injetam um endereço de IP falso num servidor de DNS. Quando conseguem, as requisições começam a ser direcionadas ao servidor dos criminosos, permitindo que estes roubarem dados sigilosos dos usuários.

Quando a falsificação de DNS acontece, torna-se uma grande porta de entrada para diversas ameaças, como: ataques de phishing, roubo dados ou até mesmo instalação de malwares no sistema da vítima. 

Os roteadores de uma casa ou empresa são alvos frequentes de falsificação de DNS, pois são o primeiro servidor DNS que os computadores da rede contatam. Basta ter acesso administrativo a esses dispositivos para facilmente adicionar entradas DNS falsas e redirecionar o tráfego para servidores maliciosos. 

Se o negócio não tem medidas de segurança adicionais, como um bom monitoramento com especialistas em TI, essa ação criminosa consegue enganar os usuários da rede local que acreditam acessar um site seguro quando, na verdade, estão numa versão manipulada desse endereço. 

Fora a falsificação de DNS que inicia pelo envenenamento de cache de roteadores, há vários outros tipos de ataques relacionados ao DNS que consequentemente abrem caminhos para outras ameaças hackers, por exemplo:

  • Negação de serviço de reflexão distribuída (DRDoS)
  • Sequestro de DNS
  • Ataque de domínio fantasma
  • Inundação TCP SYN
  • Ataque aleatório de subdomínio
  • Tunelamento de DNS
  • Ataque de inundação de DNS
  • Sequestro de domínio
  • Ataques baseados em botnet

De que forma a falsificação de DNS afeta seu negócio?

Quando os gestores não investem num bom suporte técnico em TI, sua equipe estará mais vulnerável e poderá entregar dados confidenciais do negócio para cibercriminosos, sem perceber. Desta forma, todo o negócio será comprometido, desde o acesso às contas bancárias até informações sigilosas da sua rede de contato.

Devido à falta de cuidado e proteção com dados de terceiros, multas altíssimas por desrespeitar a LGPD poderão ser aplicadas e a sua marca ficará associada à falta de segurança.

A falsificação de DNS afeta os negócios de várias maneiras. Na foto, uma equipe de trabalho composta por três mulheres e um homem conversam enquanto utilizam um tablet na sala de reunião.

E depois dos prejuízos financeiros e dos impactos de produtividade e disponibilidade de serviços, durante uma falsificação de DNS, como recuperar a reputação no mercado após um incidente com este? Sinceramente, a recuperação é bem complicada e trabalhosa.

Então, a melhor solução para manter a credibilidade e confiança dos clientes é implementar medidas de segurança robustas quanto antes.

Como se proteger da falsificação de DNS?

Infelizmente a falta de atenção associada às falhas humanas aumentam as possibilidades de problemas com falsificação de DNS.

No dia a dia, usuários raramente verificam se o endereço do navegador é o endereço correto e os hackers aproveitam essa desatenção para roubar credenciais e muito mais.

Outro ponto, é confirmar se a página tem certificado válido de segurança, com o ícone de cadeado na barra de URL do navegador.

Esses alertas acima, são apenas alguns itens a checar, já que se proteger da falsificação de DNS de verdade requer muito mais ações. É de extrema importância ter uma equipe especializada e focada 24 horas na sua infraestrutura de TI, para garantir proteções e monitoramento de estratégias de segurança mais fortes e eficazes para sua empresa, tais como:

  • Criptografia DNS (DNSSEC): implantar criptografia garante a autenticidade e integridade dos registros DNS.
  • Atualização de softwares e sistemas: manter todas as ferramentas digitais atualizadas com as últimas correções de segurança evitam que as vulnerabilidades criem oportunidades para invasões e roubos de dados.
  • Configure corretamente os firewalls de DNS: utilizar firewalls que inspecionam o tráfego DNS é uma ótima maneira de identificar e bloquear atividades suspeitas.
  • Autenticação de DNS e verificação de identidade: usar reforços para garantir a verificação de identidade é uma maneira de identificar DNS legítimos.
  • Monitoramento de rede: o monitoramento constante permite detectar padrões incomuns de tráfego DNS em tempo hábil para que os especialistas possam agir.

Ao implementar boas práticas de segurança de DNS, aliadas ao monitoramento e expertise de especialistas, sua empresa pode reduzir significativamente o risco de ser vítima de falsificação de DNS.

A Dracones IT oferece segurança de DNS?

Aqui na Dracones IT, além do monitoramento e análise contínua dos seus recursos de TI, oferecemos uma ampla variedade de recursos de segurança para proteger sua empresa contra a falsificação de DNS.

Com 13 anos de mercado, investimos em certificar nossos especialistas para entregarem estratégias mais atualizadas, priorizando a inovação e a segurança sólida para os nossos clientes.

A Dracones IT oferece segurança de DNS para empresas de diversos tamanhos e segmentos. Na foto, três mulheres e um homem trabalham sorridente em frente ao notebook.

Focados em manutenção preventiva, nós atuamos com monitoramento 24×7, suporte ilimitado, atendimento humanizado, consultoria especializada e gestão de TI em todos os planos, desde o mais simples até o mais robusto.

No atendimento telefônico, você será atendido em até um minuto! E para saber como serão os serviços da Dracones IT no dia a dia, convidamos você a assistir aos depoimentos dos nossos clientes.

Investir em tecnologia é essencial para qualquer empresa de qualquer tamanho ou segmento devido ao avanço das ameaças cibernéticas. Por isso, deixamos o convite para você falar com nossos especialistas e fazer um orçamento que garantirá mais segurança e vantagens competitivas da sua marca no mercado.

Leia também:

Suporte Técnico de TI

Veja como e porque nossa metodologia única de trabalho trata a TI da sua empresa como se fosse nossa!

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner