Os ciberataques vêm crescendo no Brasil, principalmente após muitas empresas passarem a trabalhar com acesso remoto. Muitas empresas migraram para este novo modelo de trabalho, sem contratar uma equipe especializada em TI, para proteger os dados e acessos da sua empresa.
Independente se sua empresa adotou o trabalho remoto ou não, é muito importante reforçar a segurança das informações online da sua empresa. Sem essa proteção especializada, empresas e funcionários ficam mais vulneráveis a crimes, que estão cada vez mais poderosos e mais difíceis de identificar.
Como funcionam os principais ataques?
Um ciberataque trata-se de ações criminosas contra sistemas de informações, base de dados ou computadores, com o objetivo de prejudicar, roubar, bloquear ou manipular pessoas ou empresas. Os ciberataques não param de crescer e estão cada vez mais complexos e silenciosos.
Trickbot
Entre eles estão os malwares mais comuns são o Trickbot, conhecido como ‘cavalo de troia bancário”. Trata-se de um ataque bem flexível e constantemente atualizado que rouba acessos, dados e identificação financeira das empresas, provocando também outro ataque comum, o ransomware, que bloqueia os acessos de todos os funcionários, para pedir resgate à empresa.
Qbot
Qbot é um ataque que infecta dispositivos em redes compartilhadas para coletar informações pessoais, dados financeiros e acessos a e-mails de forma bem rápida. Quando o usuário acessa um e-mail infectado, assim que o vírus estiver em contato com a máquina, ele pode ter acesso a todas as conversas e enviar novas mensagens para a sua base de contatos.
XMRig
Outro ataque bem comum é o XMRig. Quando o virús consegue acessar a máquina, alguns anúncios, pop-up, instaladores de software grátis perigosos começam a aparecer em forma de anúncios em site de terceiros. Com um clique acidental, o usuário poderá ser direcionado a sites infectados ou até fazer com que execute scripts que instalam malwares. Costuma causar o mau desempenho do computador, pois usa vários recursos adicionais do sistema, deixando sobrecarregado.
É muito importante para qualquer empresa, fazer um bom investimento para ter uma infraestrutura de TI com muita segurança e qualidade. Estes ataques que citamos acima, são apenas alguns dos ataques mais comuns que sua empresa pode sofrer. Então, deixamos o alerta aqui sobre repensar a segurança de seus sistemas, informações, dados e, também, de todas as pessoas envolvidas com a empresa.
Como a Dracones IT pode proteger a sua empresa?
A Dracones IT, especializada no planejamento e gestão de TI remota ou presencial, tem uma equipe de especialistas certificados para atender seus clientes como se fossem sua equipe interna. E pode te ajudar em um plano ideal de manutenção preventiva para seus ativos de TI, independente do tamanho da sua empresa ou do tipo do seu negócio.
Os preços variam de acordo com o plano escolhido, que vai além do simples suporte de TI e inclui ainda segurança, monitoramento, planejamento e gestão, backup, VPN e controle de acesso, entre outros.
Entre em contato com a Dracones IT e faça uma cotação dos serviços integrados de suporte de TI, segurança e gestão de tecnologia.