O que a empresa precisa fazer após ataque cibernético?

Compartilhe esse post

Ataque cibernético é uma invasão de sistemas de computadores ou dispositivos digitais por criminosos com o intuito de roubar, manipular, expor ou excluir dados sigilosos de terceiros.

Diariamente, todas as empresas são alvos de tentativas de cibercrimes e, mesmo que tenham uma barreira de proteção implantada, se não houver a presença de especialistas para realizar o monitoramento correto, não será possível garantir a segurança total do negócio.

Um exemplo disso aconteceu em janeiro, quando o Instituto Nacional do Câncer (INCA) suspendeu sessões de radioterapia e agendamentos de consultas por três dias após um ataque cibernético. Com características bem parecidas com ransomware, essa paralisação afetou mais de 100 pacientes.

Infelizmente, ataques cibernéticos devem ser uma preocupação constante de gestores em qualquer tipo de segmento. Hackers estão sempre mudando suas estratégias de invasão para conseguirem driblar cada vez mais as barreiras de seguranças desatualizadas ou mal implementadas.

Entenda as consequências dessas invasões, como agir após ser vítima desses criminosos digitais e como evitar que isso se repita.

Quais são as consequências de um ataque cibernético?

Quando há uma invasão numa rede empresarial, ao menos três motivos são bem comuns para que um ataque cibernético aconteça: criminoso, político e pessoal.

Quando há motivação criminal, hackers buscam ganhos financeiros com roubo de credenciais bancárias, sequestro de dados ou interrupção das atividades.

Cibercrimes por razões políticas têm como alvo as estruturas governamentais, para atrair atenção do grande público para suas causas. Isso inclui espionagem e roubos.

Existe também ações criminosas motivadas por razões pessoais. Em empresas, isso vem de funcionários desligados que não tiveram seus acessos totalmente bloqueados, de colaboradores descontentes ou mal-intencionados.

Seja qual for o motivo, se seu negócio ainda não investe em um estratégias robustas com um bom suporte técnico em TI, você terá que enfrentar grandes problemas como esses.

Paralisação nas operações comerciais

Quando um ataque cibernético é bem-sucedido, pode causar a indisponibilidade imediata das operações. E quanto mais tempo uma empresa ficar sem exercer suas atividades, mais projetos serão entregues atrasados, prejudicando a relação e a confiança com seus clientes.

Impactos financeiros

Dependendo do foco do ataque cibernético, há uma perda de receita imediata, já que as atividades serão paralisadas até que tudo volte ao normal. Isso se voltar.

Contratar especialistas para tentar reverter uma invasão criminosa pode trazer custos altíssimos devido à urgência e complexidade. Levando em consideração o desespero dos gestores nesse momento, alguns profissionais podem até se aproveitar da situação para deixarem os valores ainda mais exorbitantes.

Além da tentativa de reversão, os gestores devem incluir nesses custos as multas atribuídas à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais que podem chegar a R$ 50 milhões por infração.

Há também as multas contratuais caso você não cumpra o prazo de entrega dos projetos, além de custos com honorários advocatícios em caso de processos.

Danos à reputação da empresa

Mesmo diante de paralisações e prejuízos financeiros, o maior problema será a falta de confiança de seus clientes e do mercado. As pessoas ficarão sabendo sobre o incidente e sua marca estará vinculada à lembrança de uma organização que não deixa os dados sigilosos da sua rede de contatos em segurança.

Com isso, diversas oportunidades de negócios serão perdidas, causando um dano irreversível que trará dificuldades para a empresa ter vantagens competitivas novamente. 

Como restabelecer a empresa após um ataque cibernético?

A empresa que não tem boas estratégias para se proteger de um ataque cibernético estará vulnerável a malwares, DDoS, phishing e muitas outras ameaças hackers.

Quando há uma invasão, o negócio precisa agir rapidamente para tentar evitar que criminosos consigam mais acessos aos sistemas. Veja o que você pode fazer quando identificar um ataque cibernético.

Desconectar: a primeira ação é desconectar todos os dispositivos conectados à internet, mas sem desligar as máquinas, pois isso manterá os rastros de criminosos presentes para que espacialistas possam analisar melhor o ataque.

Comunicação: fale com sua equipe imediatamente para alertá-los sobre o que está acontecendo, evitando realizar ações sigilosas, como abrir sites de bancos, até que a situação seja controlada pela empresa novamente.

Ajuda: nesse momento, especialistas de TI devem ser acionados para entenderem o tamanho da invasão e quais ações devem priorizar.

Prazo: dependendo do incidente, ele poderá levar semanas para ser resolvido. Como falamos ao longo deste artigo, tudo será uma tentativa de reversão, pois se o ataque cibernético for robusto, talvez nem seja possível recuperar todos os dados.

Solução: caso tenha se recuperado, estabeleça um plano de contingência de TI, só assim você saberá antecipadamente sobre ameaças hackers e terá tempo para agir corretamente.

Nenhuma empresa consegue reverter um ataque cibernético sem a presença de um especialista do suporte técnico em TI. Sem expertise na área, fica quase impossível detectar onde os criminosos estão agindo e quais as melhores estratégias para bloqueá-los.

O que fazer para evitar ataques cibernéticos?

Para construir uma estratégia de segurança digital eficaz é preciso ter bons parceiros de suporte técnico em TI para monitorarem constantemente a infraestrutura do seu negócio.

Com 13 anos no mercado, nós da Dracones IT atuamos para que nossos clientes tenham proteção robusta contra diversos tipos de ataques cibernéticos, e oportunidade para pensar em otimização das atividades e em inovação.

Focados em manutenção preventiva, nós atuamos com monitoramento 24×7, suporte ilimitado, atendimento humanizado, consultoria especializada e gestão de TI em todos os planos, desde o mais simples até o mais completo.

uma mulher de cabelos brancos sorrindo enquanto olha para a tela do notebook. Saiba como a Draconest IT pode ajudar a sua empresa com segurnaça digital.

Para saber como serão os serviços da Dracones IT no dia a dia, convidamos você a assistir aos depoimentos dos nossos clientes.

Investir em uma equipe terceirizada de TI deixará você mais tranquilo para focar em atividades mais estratégicas do negócio, enquanto especialistas cuidam da sua infraestrutura de TI.

Por isso, deixamos o convite para você falar com nossos especialistas e fazer um orçamento, garantindo, assim, mais segurança e vantagens competitivas da sua marca no mercado.

Leia também:

moça de costas para a câmera usando o notebook. Você conhece os desafios da estratégia zero trust e seus desafios?
Segurança da Informação

O que é estratégia zero trust e seus desafios?

Zero Trust é uma estratégia rigorosa de segurança digital, onde nenhum usuário ou dispositivo tenha acesso imediato a uma rede empresarial sem antes passar por

Suporte Técnico de TI

Veja como e porque nossa metodologia única de trabalho trata a TI da sua empresa como se fosse nossa!