Suporte técnico de TI: quando começar?

Suporte técnico de TI: quando começar?

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Toda empresa começa pequena. Um computador aqui, outro notebook ali, roteador de rede sem fio e uma impressora até parecem fáceis de gerenciar por conta quando a equipe é pequena. 

Mas a estrutura cresce, chegam mais funcionários e aumenta o número de computadores, de contas de e-mail e mais clientes para acompanhar. O faturamento também cresce, mas os equipamentos começam a precisar de gerenciamento e suporte técnico. O computador precisa estar ligado a uma rede, ter serviços de backup na nuvem, a equipe tem que trabalhar de forma remota. 

Nessa hora, o dono do negócio apenas não tem mais tempo para lidar com tudo isso e ainda lidar com o dia a dia da operação da empresa – que é o que paga as contas no final do mês. Uma empresa pequena não consegue gerenciar tudo de forma simultânea. 

Entra em cena o suporte técnico de TI: seu especialista em tecnologia da informação. 

Não é o “cara da TI”, que vai funcionar na hora e sumir depois sem dar muito retorno, mas sim uma equipe de profissionais treinados e especializados, capazes de resolver qualquer problema técnico relativo ao tema dentro da empresa. 

Para completar, o suporte de TI também vai ajudar a melhorar sua infraestrutura atual de tecnologia para aumentar a produtividade e, por consequência, o faturamento da empresa a médio prazo. É um investimento que gera um aumento potencial na lucratividade a longo prazo.

Infraestrutura de TI? Mas o que é isso? 

A infraestrutura de TI é todo o recurso de hardware (computadores, notebooks, servidores locais e na nuvem), software (sistemas operacionais, pacote Office, CRM, ERP e outros) e redes (internet e intranet) de uma empresa.

Suporte técnico de TI: o que é a infraestrutura de TI?

E, aqui, o próximo passo ideal é contratar uma empresa especialista em suporte técnico de tecnologia da informação. 

De uma equipe pequena com 5, 6 colaboradores a times maiores com dezenas de funcionários, contar com um bom suporte técnico de TI garante maior liberdade para fazer o que a empresa sabe fazer melhor – seu negócio principal – e deixar o suporte técnico e manutenção com uma equipe de profissionais especializados e certificados. 

O que o suporte de TI faz dentro de uma empresa?

São pelo menos cinco itens principais: 

Gestão de Hardware

Cuidar da instalação e configuração de todo o hardware, software e serviços de tecnologia utilizados pela empresa. 

Gerenciamento de usuários

Realizar o gerenciamento de todas as contas de todos os colaboradores, tais como e-mail, intranet, Slack/Teams/Zoom e nível de permissão de cada um deles. 

Desse modo, a comunicação da empresa se mantém sempre online e disponível para funcionários, fornecedores e clientes. 

Manutenção de Hardware

Planejar e executar atualizações de manutenção dessa infraestrutura, incluindo a segurança contra vírus e ataques externos. 

Planejamento diagnóstico

Diagnosticar e se antecipar a problemas na infraestrutura, seja no hardware ou no software, em uma manutenção preventiva. 

Suporte técnico

E, caso ocorra um problema, resolver de forma rápida e eficiente, com um tempo de resposta eficiente e que não deixe o cliente “no escuro” sem acesso a sistemas e informação, com o mínimo de impacto sobre o resultado financeiro do cliente. 

Suporte técnico de TI: suporte ao usuário

Dá até para dizer que o suporte técnico para a infraestrutura de TI é a “espinha dorsal” de uma empresa: ela fornece habilidade e capacidade de crescimento em escala, com acesso imediato e permanente a especialistas em tecnologia. 

Benefícios de ter um suporte de TI apoiando na estratégia de negócios

  • Aumento geral da eficiência da empresa.
  • Maior segurança com backups de arquivos e informações geradas pela companhia, prevenindo perdas quando falhas acontecem.
  • Monitoramento constante de segurança contra ameaças externas maliciosas.
  • Rastreamento dos problemas tecnológicos da empresa com um sistema único.
  • Suporte de TI ajuda a investir em novos serviços, como computação em nuvem, para ajustar os gastos em tecnologia de acordo com o crescimento dos negócios.

Quanto custa contratar um fornecedor de suporte de TI?

Grande parte dos fornecedores de suporte de TI lidam com modelos de cobrança pelo número de máquinas ou usuários da empresa contratante. 

A Dracones IT, especializada em suporte técnico de TI remoto ou presencial, tem uma equipe de especialistas certificados para quaisquer atendimentos como se tivesse uma equipe interna dentro do seu ambiente. 

Os preços variam de acordo com o plano escolhido, que vai além do simples suporte de TI e inclui ainda segurança, monitoramento, planejamento e gestão, backup, VPN e controle de acesso, entre outros. 

O plano inicial é o Protegido, adequado a qualquer quantidade de máquinas em uma empresa e com consultoria especializada em TI e ideal para começar a trabalhar com um fornecedor de suporte. 

A Dracones IT oferece ainda planos mais avançadosSeguro e Blindado – com o mínimo de 20 equipamentos – e indicados para melhoria e proteção dos serviços de TI, além do suporte técnico e gestão de TI. 

Entre em contato com a Dracones IT e faça uma cotação dos serviços integrados de suporte de TI, segurança e gestão de tecnologia.

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