Planejamento e gestão de TI: por que sua empresa precisa?

Planejamento e Gestão de TI: quando começar?

Compartilhe esse post

Nas micro, pequenas e médias empresas, o termo “planejamento e gestão de TI” é algo que costuma ser colocado em segundo plano.
“Já tenho um prestador que vem aqui todo mês, passa o antivírus e está tudo bem”, pode pensar nosso pequeno empreendedor. É um pensamento válido, mas que não faz mais sentido.

Pequenas e médias empresas precisam de um fornecedor de serviços de tecnologia da informação por outros motivos mais importantes, incluindo o principal: o bolso.
Gestão de TI e um bom planejamento ajudam a economizar tempo, dinheiro e, o principal: liberam o dono para cuidar do negócio da forma que só ele sabe fazer, sem precisar se preocupar com tecnologia.
Dois bons motivos para contratar alguém que faça o planejamento e gestão de TI da sua empresa:

Aumentar a produtividade


Todo negócio, seja ele uma MEI ou pequena, média ou grande empresa, usa tecnologia de alguma forma. Precisa de computadores, de internet, de contas de e-mail para se comunicar com fornecedores e clientes, com WhatsApp para ser um canal de atendimento e tirar dúvidas. Afinal, as máquinas de escrever foram aposentadas faz tempo.

Então, partindo desse pressuposto, empresas usam tecnologias pelo menos para melhorar sua eficiência e reduzir erros. E quanto mais otimizada para isso, melhor para os clientes, que percebem o diferencial no atendimento e nos serviços oferecidos.

Aqui entra o planejamento e gestão de TI. Com um parceiro correto fornecendo serviços de tecnologia, a pequena empresa não precisa mais reagir aos problemas de TI que podem acontecer – vírus, ransomware, PC quebrado, monitor com defeito, queda de internet.

Planejamento e gestão de TI: aumentar a produtividade

Agora, a ação é preventiva e aqui entra o termo planejamento – para evitar ao máximo os problemas com tecnologia e, caso eles ocorram, tenham o menor impacto possível no negócio.

Um dia parado sem e-mail significa quantos clientes sem resposta? Quantas vendas foram perdidas? Quantos fornecedores vão atrasar o envio de materiais porque não conseguiram contato?

Ter uma TI organizada e bem gerida, pensando no presente e no futuro crescimento da empresa, ajuda a transformar qualquer empresa, de qualquer porte, em uma companhia que previne seus problemas, e não apenas reage a eles.

Eficiência e gestão dos investimentos em recursos de TI

Planejamento e gestão de TI dentro da empresa também significa passar a ter uma estratégia de negócios integrada que ajuda a destacar sua empresa dos concorrentes.

O plano de negócios da empresa – quanto ela vai crescer e como vai crescer em breve – passa a estar alinhado ao gerenciamento de TI. Essa estratégia gera um mapa, um plano completo, que vai indicar o que vai ser necessário investir a curto e médio prazo.
Exemplo: o plano de negócios indica que a equipe precisa de um novo colaborador em três meses.

Planejamento e gestão de TI: eficiência e gestão dos recursos de TI

O plano de TI indica que dois meses antes começa a cotação do computador novo, para efetivar a compra ou até mesmo a locação a tempo da chegada do colaborador. E que na semana anterior, sejam criadas contas de acesso a e-mail e outros serviços corporativos.

Sem plano, muitas vezes o novo funcionário chega e nem tem computador, e-mail e passa uma semana esperando alguma coisa acontecer para começar efetivamente a trabalhar.

A gestão de TI ajuda nessa agilidade. O planejamento de TI vai indicar que um novo notebook será necessário no tempo certo e programar com o financeiro a compra do equipamento. E a conta de e-mail nova será criada na hora certa, já que a maioria dos serviços de e-mail cobra por usuário.

Lado a lado, negócios e TI bem integrados significam mais dinheiro no futuro.
E ser ágil hoje em dia significa se diferenciar do concorrente.

Quanto devo investir para ter um parceiro de planejamento e gestão de TI?

A Dracones IT, especializada no planejamento e gestão de TI remota ou presencial, tem uma equipe de especialistas certificados para atender seus clientes como se fosse uma equipe interna.

Os preços variam de acordo com o plano escolhido, que vai além do simples suporte de TI e inclui ainda segurança, monitoramento, planejamento e gestão, backup, VPN e controle de acesso, entre outros.

O plano inicial é o Protegido, adequado a qualquer quantidade de máquinas em uma empresa e com consultoria especializada em TI e ideal para começar a trabalhar com um fornecedor de suporte.

A Dracones IT oferece ainda planos mais avançados – Seguro e Blindado – com o mínimo de 20 equipamentos – e indicados para melhoria e proteção dos serviços de TI, além do suporte técnico e gestão de TI. Sua empresa cresce junto com os serviços de tecnologia oferecidos.

Entre em contato com a Dracones IT e faça uma cotação dos serviços integrados de suporte de TI, segurança e gestão de tecnologia.

Leia também:

moça de costas para a câmera usando o notebook. Você conhece os desafios da estratégia zero trust e seus desafios?
Segurança da Informação

O que é estratégia zero trust e seus desafios?

Zero Trust é uma estratégia rigorosa de segurança digital, onde nenhum usuário ou dispositivo tenha acesso imediato a uma rede empresarial sem antes passar por

Suporte Técnico de TI

Veja como e porque nossa metodologia única de trabalho trata a TI da sua empresa como se fosse nossa!