As tentativas de ataques cibernéticos acontecem a todo momento. Muitas vezes, alguns são implantados até mesmo sem que o usuário perceba. Um dos mais conhecidos é chamado de malwares.
Estes chegam até os computadores quando alguns arquivos são instalados após os usuários clicarem em links suspeitos ou visitarem sites fraudados, principalmente ao fazerem certos tipos de downloads.
Uma vez instalado, o malware começa a trabalhar para os cibercriminosos e pode se espalhar rapidamente na sua rede. Dependendo do tipo de malware ele pode mudar um pouco sua tática de ataque.
Tipos de malwares mais comuns
Adware
Palavra chave: Envia anúncios com spam
Exibe anúncios indesejados com promessas de jogos gratuitos, ferramentas, notícias, etc. Uma vez que é clicado, coletam dados pessoais do usuário.
Botnets
Palavra chave: Transforma seu PC em Zumbi
O botnet não é um tipo de malware, mas pode executar malware. Quando tem acesso ao computador da vítima, esta máquina segue apenas os comandos dos criminosos. Essas instruções podem ser usadas para coordenar ataques ou enviar spam em nome do usuário.
Cavalos de Tróia
Palavra chave: Insere o malware no computador
O malware Cavalo de Tróia se apresenta ao usuário como um software legítimo. Quanto é instalado ativa o malware que pode roubar, alterar ou manipular seus dados.
Ransomware
Palavra chave: Chantagem
Ransomware é um malware agressivo, bloqueando totalmente o acesso do usuário a rede além de roubar dados importantes. Os criminosos exigem dinheiro para devolver acesso e os dados roubados.
Spyware
Palavra chave: Rouba dados
Este malware monitora as atividades dos usuários enquanto coleta senhas, dados, compras, cadastros, conversas, etc. Usado principalmente para aplicar roubo de identidade e cometer crimes mais bem elaborados em nome de terceiros.
Worms
Palavra chave: Dissemina entre máquinas
Os worms infectam um computador e se replicam à medida que este computador se conecta à outras máquinas ou dispositivos, como um pendrive. Eles sobrecarregam a rede causando danos irreversíveis!
Identificar um malware é bem difícil, pois quando instalado, ele age rapidamente causando grandes prejuízos de forma silenciosa.
Sem grandes alardes, os criminosos ganham tempo roubando o máximo de informações. E quando o usuário percebe alguns sinais, pode ser tarde demais.
Contrate a Dracones IT e mantenha a segurança do seu negócio.
Na Dracones IT, há mais de 10 anos, trabalhamos com o melhor time de especialistas da área que passam por várias certificações para promover a segurança dos nossos clientes.
Ter uma equipe de TI terceirizada pode prevenir o aparecimento de malwares, caso contrário, seu negócio pode estar vulnerável à ameaças e danos irreversíveis.
Da escolha à atualização do antimalware, o processo deve ser monitorado constantemente por especialistas em TI, pois eles saberão qual o software mais adequado para as suas atividades e qual a frequência de atualização.
Assim, seu ambiente de trabalho ficará totalmente protegido da maneira correta.
Entre em contato com a Dracones IT e faça uma cotação dos planos ideais de manutenção preventiva para seus ativos de TI, independente do tamanho da sua empresa ou do tipo do seu negócio.
Os planos variam de acordo com o pacote escolhido que vai além do simples suporte de TI e inclui ainda segurança, monitoramento, planejamento e gestão, backup, VPN e controle de acesso, entre outros.