As ameaças de e-mail estão cada vez mais silenciosas, robustas e presentes no cotidiano de empresas de diversos tamanhos. E mesmo que se tenha conhecimento de como burlar alguns desses perigos, criminosos estão sempre se reinventando para atacar de forma mais eficaz.
O e-mail corporativo é o principal canal de comunicação entre os colaboradores, fornecedores, clientes há décadas e desde sua invenção até os dias de hoje, ele desempenha um papel vital para compartilhar informações importantes e sigilosas.
Uma ferramenta essencial e que carrega dados tão importantes deve estar sempre protegida, pois as ameaças de e-mail são as principais portas de entrada para invasões que, muitas vezes, podem ser irreversíveis.
Pensando nisso, vamos destacar as ameaças de e-mail mais comuns, para que sua empresa continue usando este sistema de comunicação com mais cuidado.
4 principais ameaças do e-mail corporativo
Encorajamos sempre o uso do e-mail corporativo, pois ele oferece inúmeras vantagens para as empresas, como a eficiência na comunicação interna e externa, envio de documentos importantes e é onde normalmente se registram as tomadas de decisões.
Mas é preciso estar alerta, pois todos os dias, as empresas são alvos de ameaças de e-mail e o gestor deve manter uma segurança rígida constante. Com apoio de especialistas de um bom suporte técnico em TI, essas tentativas ficam apenas nas ameaças e não se tornam uma invasão ou roubo concluído com sucesso.
Spam
SPAM é umas das ameaças de e-mail mais conhecidas. Este é aquele e-mail não solicitado por você, com conteúdo publicitário com promessas milagrosas, promoções absurdas ou fake news, forjado por criminosos, para que você acesse um link, forneça informações sigilosas ou faça download de arquivos suspeitos.
Como pode enviar diversas formas de ataques para o usuário, ao clicar ou fazer o download de algo suspeito, será a oportunidade perfeita para que criminosos possam infiltrar no sistema e conseguir roubar dados importantes.
Com ajuda de um suporte técnico em TI, mesmo que haja uma falha humana ao aceitar ou clicar em links perigosos, você estará blindado com várias camadas de proteção para que os hackers não tenham sucesso nessa tentativa de ataque.
Phishing
Outro perigo que está entre as ameaças de e-mail mais comuns é o phishing. Este tipo de fraude induz o usuário a fornecer voluntariamente informações pessoais importantes para criminosos.
Normalmente são aqueles e-mails alertando sobre atividade suspeita em algum site ou instituição financeira e que para bloquear esta ação, você deve clicar no link encaminhado ou fornecer alguns dados.
Outro ponto que os criminosos podem chamar atenção é para situações mais rotineiras como alerta de autenticação de dois fatores, confirmação de compra (não realizada), problemas com a lei ou com imposto de renda.
Quando o colaborador clica em um link, ele é direcionado para um formulário falso para introduzir dados importantes.
Se a empresa não tem um sistema de monitoramento de segurança acompanhado por especialistas de um suporte técnico em TI, esses e-mails podem passar desapercebidos, já que os invasores são bem criativos para fazer uma mensagem falsa se parecer muito com algo verdadeiro.
Malwares
O malware é um termo mais amplo para se referir as ameaças de e-mail por meio de softwares maliciosos. Neste caso, é preciso da ação do colaborador para que o download seja concluído e assim, alguém externo consegue controlar seu sistema.
Há 5 formas de malwares:
- Ransomware: usa o roubo de dados para chantagear e pedir resgate financeiro.
- Spyware: coleta seus dados para usar sua identidade para aplicar golpes em outras pessoas ou até mesmo para fazer compras no seu nome.
- Adware: começa a encaminhar vários anúncios como spam
- Worms: quando a empresa usa pendrives ou HD externo, o vírus pode se disseminar à medida que esses dispositivos são compartilhados.
- Botnets: criminosos começam a controlar sua rede com vários computadores.
Qualquer um destes malwares ou todos eles, dependendo do tipo de ataque, podem trazer sérios problemas em relação a dados roubados de toda sua rede de contato.
DDoS
O ataque de DDoS é uma das ameaças de e-mail que age em grande volume para que impeça o tráfego da rede da sua empresa. Os criminosos usam os malwares para sobrecarregar a rede para que a empresa não consiga fazer mais nada, nem acessar um simples site.
Nesse momento é importante ter segurança na nuvem reforçada, já que este ataque também pode fazer com que se percam seus arquivos na nuvem. Sem contar no prejuízo pelo tempo em que a equipe ficará paralisada, até que consigam recuperar os acessos novamente. Isso terá um imenso impacto nos prazos de entrega para os clientes.
Uma dica importante é: sempre alerte seus funcionários
Saber reconhecer as ameaças de e-mail é o primeiro passo para que o usuário também consiga identificar, proteger a empresa e evitar assim que falhas humanas possa ser mais uma das ameaças de e-mail existentes. Fique atento a esses detalhes:
- erros de ortografia
- remetentes desconhecidos
- apelos urgentes de informações detectadas
- mensagens para clicar links
- conversas que fogem do padrão da empresa
Sempre que tiver qualquer dúvida sobre algum e-mail, ligue para empresa ou contato para confirmar o conteúdo da mensagem, em caso de roubo de identidade, isso poderá até ajudar a vítima sobre o que está acontecendo.
Como prevenir ameaças de e-mail com a Dracones IT?
Nós, da Dracones IT, priorizamos a prevenção, pois sabemos que só assim a empresa estará realmente segura.
Atuamos no mercado há 12 anos, estamos sempre investindo em certificar nossos especialistas para que estejam atualizados sobre as novas ameaças e para que também possam trazer as melhores e mais atualizadas soluções no mercado.
Por ser uma excelente ferramenta de trabalho, entendemos que as ameaças de e-mail são um dos pontos que mais merece atenção e com um serviço de suporte técnico em TI com profissionais experientes, ameaças de malware serão bloqueadas antes mesmo de chegar às caixas de entrada dos funcionários.
Nossos planos atentem empresas de diversos tamanhos e segmentos com serviços que vão além do suporte técnico e TI básico. Incluem consultoria com especialistas, atendimento empático, monitoramento 24×7, suporte ilimitado com nossos profissionais e todos os planos são isentos de qualquer taxa de implementação.
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