Como criar senha forte?

Saiba como criar senha forte para sua empresa

Compartilhe esse post

Criar senha forte é o primeiro passo para evitar que contas sejam invadidas, em qualquer tipo de site, desde compras online, redes sociais, rede bancária ou acessos em sistemas empresariais. Ao criar uma senha fácil de adivinhar, você estará mais vulnerável a fraudes cibernéticas.  

Lembre-se de que criminosos sempre estão elaborando ataques mais robustos, ágeis e silenciosos, por isso, precisamos nos atualizar também, começando a criar senha forte para todos os tipos de acessos.  

Esses criminosos rastreiam seu comportamento online e com ajuda de softwares projetados para testar várias senhas baseadas nas suas atividades, inspirações e ações. Acredite, com essa análise, adivinhar uma senha de acesso pode ser mais fácil do que você imagina.  

Portanto criar uma senha forte é essencial para manter a segurança das suas contas, tanto pessoal quanto profissional. Pensando nisso, vamos abordar neste post algumas dicas para criar senha forte para que você e sua equipe de trabalho evitem ser um alvo fácil de ataques online.  

Dicas para criar senha forte 

Não criar senha forte nas suas contas é como deixar a porta destrancada para criminosos acessarem seus dados, o que pode resultar em roubo de identidade, por exemplo. Neste caso, hackers podem fingir ser você para proliferar diversos tipos de golpes na sua rede de contatos. 

Considerando que cibercriminosos usam softwares sofisticados para descobrir suas credenciais de acesso a partir das nossas atividades e preferências, devemos considerar despistar essas máquinas também, no momento de gerar senhas fortes. 

Hackers usam alguns métodos mais complexos para terem sucesso nas suas invasões, como tentativas baseadas em dicionários, com palavras comuns para senhas que acabam tornando um padrão óbvio. 

Cuidado com informações compartilhadas em redes sociais, pois isso expõe suas preferências, datas, nomes de pets e essas serão as primeiras tentativas de invasores. E claro, evite usar essas referências no momento de escolher a sua senha, pois podem ser bem óbvias. 

É claro que não podemos esquecer das tentativas que somos alvos durante todo o tempo, como malware ou e-mails falsos solicitando dados importantes, por exemplo.   

Caso alguma conta sua já tenha sido violada no passado, não use mais essa mesma senha para nenhum outro acesso, pois esses logins e senhas quando já estão nas mãos de criminosos podem ser usados em outros acessos. Existe até mesmo um mercado paralelo de vendes desse tipo de informações. 

A seguir vamos listar algumas dicas para você criar senha forte e se manter seguro nas contas pessoais e profissionais:

Separamos 10 dicas para criar senha forte 

1. Variedade de caracteres

Para criar senha forte, considere usar caracteres diferentes. Mescle entre letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais (como !, @, #, $, %, etc.). Quanto mais misturar essas combinações mais complexa será sua senha.

2. Substituições óbvias

É comum alguns usuários trocarem a letra “O” pelo número zero ou a letra “A” pelo número 4, mas isso se tornou um padrão que já é reconhecido pelos softwares maliciosos. Desta forma, evite essas trocas evidentes.

3. Use palavras que não se relacionem 

Palavras incomuns quando são usadas juntas serão excelentes para criar senha forte. Basta organizá-las em ordens diferentes para não fazer sentido. Assim, você irá fugir de combinações padrões que já foram reconhecidos por criminosos. 

4. Pense em criar senha forte e difícil de adivinhar

Não use sequências numéricas ou de letras padrões como “01234”, “qwert”, “asdf”, “zxcv”, senha123, etc. Além de facilmente adivinhadas por humanos é uma das primeiras tentativas dos softwares programados para isto. 

5. Senhas compridas 

Use sempre o máximo de caracteres possíveis. Quanto mais longa a senha, mais difícil será para qualquer um adivinhá-la. Tente criar uma frase curta com palavras-chaves que não tenham uma ligação óbvia entre elas.

6. Crie senha forte e fácil de memorizar 

De nada adianta seguir todas as regras para criar senha forte se você não consegue memorizá-la. Use uma combinação que faça sentido pra você, mas que não seja fácil para outras pessoas. 

7. Não repita as senhas 

Usar a mesma senha em várias contas é mais fácil para você e para os criminosos, não faça isso. Pois torna seu ambiente muito vulnerável aos ataques de hackers em várias contas de uma só vez. 

8. Não use senhas parecidas 

Assim como usar as mesmas senhas para contas diferentes, usar senhas parecidas ou com mesmo raciocínio não é interessante. Por exemplo: Ca$ArooXa1 para uma conta e em outra usar Ca$ArooXa2. 

9. Evite informações pessoais 

Informações pessoais vão ser um dos primeiros testes dos criminosos, como datas de nascimento ou comemorativas, nomes de familiares, números de telefone ou do endereço e quaisquer outras informações facilmente relacionadas à você.  

10. Não salve suas senhas em texto 

Quando criar senha forte, não salve em texto simples, em planilhas ou bloco de notas, pois desta forma elas não serão criptografadas, logo não estarão seguras. Caso queira um lugar para armazenar senhas, use um gerenciador de senhas que criptografa seus dados com mais segurança. 

Com essas dicas que mencionamos acima, você e sua equipe de trabalho poderão iniciar muito bem processo de segurança, mas lembre-se de que vai precisar adicionar outras estratégias para reforçar a sua segurança.  

As leis da LGPD estão em vigor e pode trazer multas altíssimas em caso de vazamento de dados dos seus clientes ou fornecedores.  

Mesmo que crie senha forte e impossíveil de quebrar, os sites onde você insere essas senhas podem não ser tão seguros assim. Os hackers também atacam sites para roubar suas credenciais. Por isso, proteja sua empresa e sua rede de contato com um bom suporte técnico em TI e peça para adicionar várias camadas de segurança.

Reforce a proteção das suas senhas com a Dracones IT 

Nunca deixe de reforçar a proteção das suas senhas. Contrate o suporte técnico em TI da Dracones IT 

Criar senha forte ajuda na segurança, mas não pode ser a sua única solução para manter a infraestrutura de TI segura. Com inúmeras tentativas de invasão em um único dia, seu negócio precisa ter uma proteção forte e atualizada o tempo todo.  

Nós, da Dracones IT, nos preocupamos em manter nossos especialistas sempre atualizados, já que as estratégias de ataques mudam o tempo todo. Com nosso suporte, sua empresa estará sempre pronta para agir de forma preventiva. 

Com planos focados em monitoramento 24×7 e atendimento em menos de um minuto, sua equipe estará bem amparada em qualquer dúvida ou emergência, se houver. Além disso, mesmo que opte pelo plano mais econômico, você terá o serviço de consultoria especializada sem ter que pagar a mais por isso.  

Na Dracones IT você não será obrigado a cumprir um prazo de fidelidade ou ficar preocupado com multas por encerrar o contrato. Aqui você terá mais liberdade sempre. 

Seja você um gestor de uma empresa de grande ou pequeno porte, o quanto antes investir em um bom suporte técnico em TI, melhor será para os próximos passos do seu negócio.  

Fale agora com nossos especialistas e veja como o suporte técnico da Dracones IT pode te ajudar na segurança, inovação e produtividade da sua empresa.  

Leia também:

moça de costas para a câmera usando o notebook. Você conhece os desafios da estratégia zero trust e seus desafios?
Segurança da Informação

O que é estratégia zero trust e seus desafios?

Zero Trust é uma estratégia rigorosa de segurança digital, onde nenhum usuário ou dispositivo tenha acesso imediato a uma rede empresarial sem antes passar por

Suporte Técnico de TI

Veja como e porque nossa metodologia única de trabalho trata a TI da sua empresa como se fosse nossa!