Automação de processos consiste em implantar processos que realizam tarefas repetitivas para aumentar a produtividade dos profissionais, reduzir falhas humanas e custos. Além desses benefícios, ainda é um método versátil que pode ser aplicado em várias áreas, desde finanças a marketing.
Gestores estão investindo cada vez mais em automação de processos. Segundo a pesquisa “Zendesk CX Trends 2024“, realizada pela empresa de software dinamarquesa, Zendesk, 62% das empresas entrevistadas aumentaram o investimento em automação de processos no último ano.
Acompanhar o avanço tecnológico e as necessidades do mercado são pontos essenciais para empresas de diversos tamanhos e segmentos atingirem a excelência em serviços e produtos e, claro, conseguir mais vantagens competitivas.
Por ser um processo complexo que envolve análise e domínio na área, é essencial que você contrate um bom suporte técnico em TI para que essa implementação seja feita de forma correta, segura e eficaz.
Se sua empresa ainda não investiu na automação de processos, saiba quais são os primeiros passos dessa estratégia e veja como a Dracones IT pode te ajudar neste momento.
Como iniciar a automação de processos?
O objetivo da automação de processos é organizar, agilizar e melhorar as atividades de maneira automática e segura. Assim, a empresa terá uma capacidade otimizada de respostas às demandas e às mudanças no mercado.
Mas quais são os primeiros passos da automação de processos nas empresas? Veja como começar:
1. Mapeie todos os processos
Na rotina corrida fica difícil para um gestor saber na ponta da língua todas as atividades da sua empresa. Converse com funcionários de cada setor e faça um levantamento de todos os processos.
Observe quais são as tarefas recorrentes, duplicadas ou repetitivas e veja onde termina e inicia uma ação para entender se elas fazem sentido para o trabalho executado.
A automatização de processos é ótima para otimização, mas é importante lembrar que não podemos deixar todas as tarefas em modo automático, pois algumas requerem a intervenção de funcionários. Neste momento, você entenderá a situação real do seu negócio e poderá analisar o que precisa ser automatizado ou até mesmo retirado das tarefas cotidianas da sua equipe. Aqui é o momento ideal para encontrar pontos de melhorias e gargalos nas execuções de diferentes projetos.
2. Defina metas
Assim como qualquer outro grande investimento, a automatização de processos deve ter uma meta definida antes mesmo da implementação, seja para agilizar o atendimento aos clientes, otimizar processos internos ou reduzir custos.
Olhar para suas atividades e ter o objetivo claro de onde quer chegar deixará o desenho da estratégia de automação muito mais fácil. Fique atento para não propor metas muito altas nesse primeiro momento, pois o processo de análise, implementação, adaptação e ajustes pode demorar.
3. Invista em um bom suporte técnico em TI
Antes de chegarmos ao momento de escolher as ferramentas necessárias para a automatização de processos, precisamos que bons especialistas em TI acompanhem esse momento junto ao gestor.
Técnicos na área terão maturidade para trazer soluções baseadas em inovação e segurança que sejam compatíveis com as suas metas, além do apoio que terá durante todo o caminho mesmo após a implementação.
4. Fale com seus colaboradores
Este processo costuma alterar bastante a rotina da sua equipe. Converse com todas as pessoas da sua empresa e explique a importância dessas mudanças. Separe alguns momentos para treiná-los e mostre como utilizar as funcionalidades corretamente.
Com suporte técnico em TI, eles terão um bom apoio de especialistas que farão um atendimento humanizado para sanar dúvidas e até contribuir para ajustes e melhorias.
5. Lembre-se sempre do cliente
Embora a automatização de processos impacte, num primeiro momento, os processos internos, os clientes não podem sair do seu campo estratégico. Todo plano de automação deve tornar a jornada do cliente agradável, segura e fácil para que ele consiga concluir ter suas demandas atendidas sem obstáculos.
Estes são os passos iniciais para fazer uma boa automatização de processos. Claro que, cada empresa tem suas particularidades e seus desafios e é por isso que sempre reforçamos a importância de um bom suporte técnico em TI apoiando seu negócio durante todo o tempo.
Especialistas experientes trarão soluções que atendam suas necessidades, sempre priorizando a segurança digital de toda sua rede de contato.
Mesmo após a implementação, alguns ajustes como mudança de softwares ou sistemas podem ser necessários. Seja resiliente para essas mudanças, já que serão necessárias para que sua meta seja atingida mais rapidamente.
Faça sua automação de processos com a Dracones IT
Com 13 anos no mercado, nós da Dracones IT atuamos para que nossos clientes tenham soluções inovadoras sem que isso afete sua proteção. Temos uma equipe com profissionais experientes e investimos constantemente em certificações para entregarmos estratégias robustas e de ponta.
Dessa forma, toda sua automação de processo será tranquila, segura e sem afetar a rotina dos seus funcionários e as entregas para os clientes.
Em todos os nossos planos há suporte ilimitado, consultoria especializada, monitoramento 24 × 7 e gestão de TI. Focados em manter a segurança enquanto buscamos as soluções mais inovadoras para os nossos clientes, em 2023, atingimos a Zona de Excelência da Net Promoter Score com a nota 78!
Além de dúvidas e solução de incidentes, nosso atendimento ágil estará sempre à disposição para orientar sua equipe quando surgir dúvidas ou qualquer dificuldade com os novos softwares, ou sistemas.
Por aqui priorizamos a manutenção preventiva, pois só assim garantimos que as tentativas de ameaças hackers fiquem bem longe das suas atividades, evitando paralisações que impactariam de forma negativa a imagem da sua empresa.
Permita que sua empresa acompanhe as tendências de tecnologia do mercado sem preocupações, fale agora mesmo com nossos especialistas e implementem processos automatizados que vão impactar a efetividade do seu negócio.