O comportamento do consumidor pode ser resumido como ações e hábitos dos clientes durante sua jornada de compra. Essas atitudes são influenciadas por alguns fatores, como necessidades, cultura, sociedade e o momento da vida.
Entender o comportamento do consumidor é fundamental para construir estratégias mais sólidas de marketing, aumentando assim suas vendas e oferecendo ao seu público soluções mais rápidas e eficazes.
E por que precisamos acompanhar de perto essas transformações?
Segundo pesquisa de 2022 da Oberlo, uma plataforma internacional que conecta lojistas e fornecedores de diferentes países, o comportamento do consumidor apresentava a importância da presença e eficácia das empresas online, pois em 2020, aproximadamente 2,37 bilhões fizeram compras online e a tendência é de que este número aumente para 2,77 bilhões até 2025.
Com o comportamento do consumidor e o mercado indo cada vez mais para o universo online, como está a sua infraestrutura digital? Está segura, otimizada e de olho nas últimas tendências de inovação? Essas questões são relevantes para que seu negócio esteja presente onde seu cliente.
Pensar nas maneiras como seu público alvo se comporta ajuda a atender suas expectativas e também a pensar em como problemas relacionados à falta de segurança podem afetar a percepção da sua marca, principalmente diante de tantas notícias de vazamento de dados.
Quando um negócio trabalha com um bom suporte técnico em TI terceirizado, os especialistas identificam quais são as melhores ferramentas para que você otimize as entregas de projetos sem abdicar da segurança, é claro.
Assim você ficará focado no que mais importa, que é observar seus clientes e nos seus projetos. Pensando nisso, trouxemos alguns insights sobre como uma boa infraestrutura de TI pode atrair mais clientes.
Qual é o papel da infraestrutura de TI no comportamento do consumidor?
O comportamento do consumidor muda constantemente e o cliente está cada vez mais exigente. Para que você consiga entregar o que o seu público busca, é preciso garantir a segurança e inovação. Um bom suporte técnico em TI terceirizado trabalha nessas duas frentes para conseguir os melhores resultados.
Vamos destacar quatro dicas sobre comportamento do consumidor e como a presença desses especialistas de TI pode ajudar sua marca a compreender melhor seus diferentes públicos-alvo.
Preferências pessoais
Os clientes priorizam um serviço ou produto de uma empresa quando ela consegue compreender suas necessidades.
Considerando que os negócios dispõem de um grande volume de dados, organizá-los, filtrá-los e guardá-los com segurança garante a possibilidade de estruturar novas estratégias mais assertivas.
Um primeiro passo importante é fazer um backup em nuvem com monitoramento de especialistas de TI. Quando trabalhamos com um volume de dados de consumo, é muito importante manter uma cópia atualizada dessas informações num ambiente seguro.
Facilidade de uso
O consumidor quer soluções mais rápidas e a ideia de “perder tempo” pode facilmente desencorajá-lo e buscar por outras empresas.
Junto ao suporte técnico em TI, faça uma análise minuciosa sobre a jornada de compra que você propõe. Os especialistas farão uma consultoria em TI com aconselhamentos relacionados à tecnologia da informação e como está a tendência do seu segmento para solucionar esses desafios.
Dessa forma, você irá incluir etapas necessárias conforme a realidade do seu negócio sem fazer com que seu cliente seja obrigado a faz uma tarefa difícil ou demorada. Aqui é momento que cruzamos dados de comportamento do cliente com opções de inovação tecnológica que visem facilitar esse caminho.
Novidades
Empresas que trazem novidades no seu segmento têm grandes chances de se tornar uma referência. Afinal, sua marca deve agregar benefícios que a concorrência ainda não entrega.
Com profissionais experientes e em constante atualizações, um bom suporte técnico em TI trabalha com foco em trazer as tendências para seu negócio.
Dessa forma, seus serviços ou produtos terão mais vantagens competitivas no mercado cada vez mais acirrado.
Segurança
Com volume alto de notícias sobre falhas de segurança e vazamentos de dados pessoais, o comportamento do consumidor tende a ser mais criterioso.
Só no ano passado, segundo o levantamento da Check Point Research (CPR), empresa que realiza pesquisas e análises de ataques cibernéticos, uma em cada dez empresas foi alvo de ataque ransomware e os números não param de subir.
Quando há um vazamento de dados, os clientes tendem a não confiar mais naquela marca, o que pode ser um dano irreversível a sua empresa.
Com a presença do suporte técnico, além de saberem com antecedência como manter a manutenção preventiva, sua infraestrutura de TI será monitorada 24 horas por dia.
Lembre-se de que toda empresa é alvo constante de ataques, mas cabe ao gestor decidir se o negócio terá forças para barrar todas essas tentativas.
As dicas acima são estratégias iniciais para começar a compreender o comportamento do consumidor com ajuda especializada do suporte técnico em TI terceirizado.
Os últimos anos têm sido de grandes e rápidos avanços tecnológicos e o comportamento do consumidor tem acompanhado na mesma velocidade.
Aliado ao sucesso das redes sociais, onde os clientes relatam suas percepções de interação com as marcas com várias pessoas, os gestores devem se preocupar mais do que nunca em suprir as necessidades do seu público, evitando cometer erros ou não respeitar a segurança de dados confidenciais.
A Dracones IT cuida da sua infraestrutura de TI
Entender o comportamento do consumidor é essencial para qualquer negócio. Com a Dracones IT, você terá a segurança e a infraestrutura digital necessária para manter seus clientes e conquistar cada vez mais novos públicos.
Com 13 anos de atuação na área, priorizamos a manutenção preventiva e estamos constantemente atualizando nossos profissionais para entregarem soluções que priorizem a segurança e a inovação.
Em qualquer plano da Dracones IT você terá consultoria especializada, suporte ilimitado, monitoramento 24 horas e acompanhamento de relatórios. Assim, você ficará livre para focar no que mais importa: seus clientes.
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