Como a inteligência artificial contribui para sua empresa?

Mulher sorrindo para camera com tablete nas mãos

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Com avanço tecnológico e o aumento das exigências dos consumidores que querem seus problemas resolvidos cada vez mais rápido, muitas empresas têm sofrido com altas demandas. Neste ponto, a inteligência artificial se apresenta como uma ótima ferramenta para agilizar alguns processos.

Inserir este tipo de recurso pode otimizar a rotina diária da sua empresa, ao conseguir transformar atividades mais operacionais. Isso ajuda a economizar tempo dos seus colaboradores.

Uma ferramenta revolucionária, mas diante de tantos casos de falhas de segurança e questões éticas envolvidas, para implantar este recurso digital é preciso também criar uma estratégia robusta para deixar sua empresa livre de falhas operacionais.

A maioria das empresas não estão se protegendo o suficiente para conter os ataques de cibercriminosos e isso inclui os riscos apresentados pela inteligência artificial.

Abaixo, vamos apresentar como implantar a inteligência artificial para que essa inovação contribua de maneira positiva para sua empresa.

Inteligência artificial: onde utilizar e quais seus pontos de atenção

A inteligência artificial é um recurso que complementa o trabalho dos funcionários. Ao passar do tempo, a IA se torna versátil e pode ser usada em várias áreas da sua empresa para facilitar sua rotina.

Essa tecnologia está em atualização constante, ainda mais com a corrida das grandes empresas de tecnologias para aperfeiçoá-las, como Google, Microsoft, Meta, OpenIA entre outras.

Veja de que forma você pode usar a inteligência artificial no seu negócio sem abdicar da segurança, é claro.

Como a inteligência artificial pode contribuir para sua empresa?

Assistente virtual

A inteligência artificial pode ser um ótimo “colaborador” virtual que auxilia sua equipe em uma determinada tarefa como, análise de grande volumes de dados para extrair insights, ou ajudar um vendedor com informações importantes daquele cliente para concretizar a venda.

Fique atento: com tantos dados sigilosos em poder da IA ,você deve ter uma proteção robusta para que essas informações não caiam nas mãos erradas, pois se isso acontecer será um dano irreversível para sua marca que será associada a falta de segurança.

Marketing

No setor de marketing, a inteligência artificial pode ser usada para segmentar o público alvo, personalizar ações publicitárias e analisar dados de consumo e comportamento, ajudando profissionais a tomar ações mais assertivas.

Aliado a um bom suporte técnico em TI, sua empresa terá a validação de especialistas experientes de quais recursos de TI seriam mais adequados para cada ação dessa estratégia.

Chatbots

Para otimizar seu atendimento, você pode inserir a inteligência artificial que, inclusive, foi um dos primeiros segmento a utilizá-la com sucesso.

Clientes esclarecem dúvidas simples, relatam problemas de forma mais rápida ou são direcionados para uma triagem antes de falar com o departamento apropriado, deixando os profissionais do atendimento focados em demandas específicas.

Por exemplo: o Rock in Rio usou IA para atender mais de três milhões de mensagens durante as últimas edições, o que beneficiou a empresa e seus consumidores.

Mas vale lembrar de que novamente sua empresa vai solicitar dados importantes de pessoas por meio de inteligência artificial, então é preciso coletar essas informações com segurança. Se você já utiliza o armazenamento em nuvem, deve ficar atento as ameaças recentes para agir preventivamente.

Recursos humanos

A inteligência artificial auxilia a equipe de recursos humanos a fazer uma triagem em currículos conforme palavras-chave essenciais visando encontrar candidatos conforme determinada vaga.

Por ser uma ação um tanto sigilosa, um controle de acesso deve ser feito pelo suporte técnico em TI para garantir que o processo seletivo não sofra alterações incorretas ou que pessoas não autorizadas tenham acesso a essa triagem.

Financeiro

Para o setor financeiro, a inteligência artificial é uma ótima ferramenta para acompanhar taxas, câmbio, investimentos e até prever o desempenho financeiro. Mas lembre-se de que nos principais ataques hackers a maioria dos criminosos focam em descobrir credenciais e informações monetárias para roubá-lo e aplicar golpes em seus clientes.

Então reforce seus acessos com criptografia de ponta a ponta para ter mais segurança nessas trocas de informações.

Um home e uma mulher sorrindo enfrente a um computador. Como a inteligência artificial contribui para sua empresa?

Com estes exemplos de como implantar a inteligência artificial na sua empresa, vimos que ela pode, sim, otimizar a rotina de qualquer negócio, mas precisamos ter cuidado com a sua segurança.

O Fórum Econômico Mundial publicou, em 10 de janeiro, o Relatório de Riscos Globais de 2024 em que apresenta graves riscos que poderemos enfrentar e um deles é de que gestores estariam subestimando os riscos relacionados à IA.

Apenas 4% dos líderes consideram o nível de risco “significativo”, portanto, a maioria das empresas ainda seguem sem uma proteção eficaz para aprimorar suas atividades diárias.

Assim como qualquer outro software ou sistema, implantar inteligência artificial para realizar atividades na rede empresarial deve estar dentro do planejamento de segurança da infraestrutura de TI.

Otimize seus processos com a Dracones IT

Utilizar recursos que aprimoram nosso trabalho é fundamental para termos mais tempo para focar em tarefas estratégicas. Portanto, usar a inteligência artificial requer uma boa equipe de suporte técnico em TI já que será necessário reforçar a segurança diante de tantas ameaças.

Nós da Dracones IT temos uma equipe experiente na área de TI para empresas há 13 anos. Conseguimos entregar um suporte de qualidade, pois temos o foco na manutenção preventiva e na consultoria de TI que propoem ações rápidas e assertivas de segurança conforme as atividades do seu negócio.

Em qualquer plano da Dracones IT você terá suporte ilimitado, consultoria especializada, monitoramento 24 horas, relatório de gestão de TI e um atendimento humanizado.

Não deixe que uma ferramenta mal implantada seja uma porta de entrada para grandes riscos tecnológicos. Inovação deve acompanhar a segurança, então não deixe de nos chamar para conversarmos sobre como podemos manter sua infraestrutura de TI bem protegida.

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