O que é computação em nuvem?

Computação na nuvem - imagem interna de um data center com um homem negro e um homem oriental com laptop em mãos conversando

Compartilhe esse post

O conceito da computação em nuvem – ou cloud computing – se refere ao ato de contratar serviços de tecnologia da informação sob demanda com pagamento conforme a utilização. É basicamente usar um computador remoto de qualquer lugar, usando a internet.

Em TI, cloud computing também significa alugar servidores e serviços de fornecedores como Amazon Web Services, Google Cloud e Microsoft Azure, para citar alguns exemplos.

Em vez de sua empresa precisar comprar e manter servidores ou datacenters, basta contratar serviços como computação, armazenamento, bancos de dados, entre outros, direto de um provedor de cloud computing. Tudo online, controlado por um painel de acesso ao serviço pelo navegador do computador.

Computação na nuvem - controle pelo navegador do computador

Benefícios da computação em nuvem:

Maior escala

O dimensionamento dos recursos de TI na nuvem é feito de forma elástica, podendo ser ajustado conforme a necessidade do cliente. Uma loja online, por exemplo, pode precisar de mais computação e recursos de rede durante uma Black Friday, mas menos após o Natal, e ajustar os servidores de acordo com a necessidade.

Maior confiabilidade e segurança

Os fornecedores de serviços de nuvem adotam tecnologias e controles maiores de segurança, ajudando a proteger dados e a infraestrutura contra ameaças. Além disso, o backup de dados pode ser feito em locais distintos da nuvem – e em caso de um desastre, a recuperação dos dados pode ser feita de forma mais rápida, ajudando na continuidade dos negócios.

Armazenamento ilimitado

Por ter uma capacidade de armazenamento praticamente ilimitado, a adoção da computação em nuvem ajuda as empresas a ficar sem o fantasma de acabar o espaço de storage – em um ou dois cliques no painel de controle e o armazenamento aumenta, sem a necessidade de comprar e instalar mais discos rígidos.

computação na nuvem - aumentar a capacidade da nuvem em instantes

Menor custo

Não é preciso mais comprar hardware e software ou ter despesas adicionais com internet e eletricidade para manter um servidor funcionando dentro da empresa 24 horas por dia, sete dias por semana. A adoção da nuvem reduz esse gasto, principalmente com hardware e manutenção.

Maior desempenho

Os provedores de cloud computing usam uma rede global de datacenters seguros, com atualização constante de hardware, software e equipamentos. Com isso, os serviços de TI fornecidos sempre utilizam recursos de última geração, sem precisar gastar a mais por isso.

Maior flexibilidade

A escala elástica da computação em nuvem quase sempre é contratada pelo próprio cliente, em um modo de atendimento automático. Precisa aumentar a capacidade de disco ou aumentar os recursos de computação? As mudanças são feitas em instantes.

Nuvem pública, privada ou híbrida?

A escolha de um provedor de computação em nuvem depende da necessidade de cada empresa, que pode optar por uma nuvem pública, privada ou híbrida. Cada uma tem suas peculiaridades, vantagens e custos.

Nuvem pública

A nuvem pública é aquela fornecida por um provedor – como a AWS ou a Microsoft Azure – que fornece, gerencia e administra todos os recursos de TI, como os servidores e armazenamento, do hardware ao software. Os recursos são acessíveis pelo navegador da web

Nuvem privada

Já a nuvem privada é aquela cloud com recursos usados apenas por uma empresa, quase sempre de maior porte. Essa nuvem privada pode estar no próprio data center da companhia ou em um serviço terceirizado de cloud.

Nuvem híbrida

E a nuvem híbrida é aquela que combina nuvem pública e privada, compartilhando dados e aplicativos entre as duas, com maior flexibilidade e otimização.

A jornada da nuvem

Porém, não basta seguir o termo do momento e sair contratando serviços de cloud sem saber o que precisa.

Existe toda uma jornada de migração de serviços e avaliação de necessidades que a equipe de TI da empresa pode – e deve – ajudar em todo o processo.

Mas e se não tenho uma equipe de TI? A Dracones, especializada em suporte de TI, oferece serviços que ajudam a gerenciar e identificar as necessidades do cliente para começar seu caminho para a computação em nuvem. Um primeiro passo é começar com backups na nuvem, para recuperação rápida em caso de invasão ou desastre.

Os preços variam de acordo com o plano escolhido, que vai além do simples suporte de TI e inclui ainda segurança, monitoramento, planejamento e gestão, backup, VPN e controle de acesso, entre outros.

O plano inicial é o Protegido, adequado a qualquer quantidade de máquinas em uma empresa e com consultoria especializada em TI e ideal para começar a trabalhar com um fornecedor de suporte.

A Dracones oferece ainda planos mais avançados Seguro e Blindado – com o mínimo de 20 equipamentos – e indicados para melhoria e proteção dos serviços de TI, além do suporte técnico e gestão de TI.

Entre em contato com a Dracones IT e faça uma cotação dos serviços integrados de suporte de TI, segurança e gestão de tecnologia.

Leia também:

moça de costas para a câmera usando o notebook. Você conhece os desafios da estratégia zero trust e seus desafios?
Segurança da Informação

O que é estratégia zero trust e seus desafios?

Zero Trust é uma estratégia rigorosa de segurança digital, onde nenhum usuário ou dispositivo tenha acesso imediato a uma rede empresarial sem antes passar por

Suporte Técnico de TI

Veja como e porque nossa metodologia única de trabalho trata a TI da sua empresa como se fosse nossa!