Normalmente, quando recebemos notícias relacionadas a ameaças de segurança, os esses dois termos são citados como sinônimos, porém existem diferenças entre eles.
Na verdade, os dois termos servem para classificar ataques diferentes no mundo digital. Saber a diferença pode ser importante para saber como combater e isolar a causa do problema.
Malware
Formada pelas palavras “malicious software” (software maliciosos), o malware é qualquer software criado intencionalmente para causar danos a um usuário, servidor, ou a uma rede de computadores.
O termo abrange vários tipos de ameaças digitais como: vírus, worms, adware, spyware, ransomware e cavalos de troia, por exemplo.
Assim que se instalam no computador ou dispositivo móvel das vítimas, os malware podem roubar dados, senhas, números de cartões, entre outras coisas.
Vírus
O termo foi usado pela primeira vez ao longo dos anos 1990 para classificar qualquer ameaça de programas maliciosos de computador.
Com a evolução dos ataques com softwares maliciosos, o termo “vírus” não era mais o suficiente para classificar todos os códigos mais específicos de invasões.
Portanto, o vírus é somente um dos diversos tipos de malware, que tem como principal característica se reproduzir e se espalhar automaticamente, a partir de uma ação do usuário ao executar um software, um arquivo ou link infectado.
Este tipo de malware é anexado a softwares que, uma vez abertos, ativam o vírus, espalhando seu código a outros programas, corrompendo arquivos, sobrecarregando o computador, destruindo dados, espalhando spam, etc.
Alguns são tão avançados que podem até alterar seu código para não serem detectados.
Simplificando, todo vírus é um tipo de malware, mas nem todos os malwares são vírus.
Como se proteger das ameaças de vírus e malware?
Além da atenção do usuário no momento de clicar em links ou fazer downloads, alguns softwares mais recentes e atualizados podem proteger computadores contra todas as formas de malwares, inclusive os vírus.
Os “antivírus” que conhecemos hoje são eficazes, se houver a aplicação correta, e nos protegem de qualquer tipo de malware.
Independentemente do nome, “antivírus” ou “antimalware”, ao utilizar um software de cibersegurança robusto, ele irá reforçar a segurança do seu negócio se combinado com outras formas de prevenção e proteção.
A Dracones IT tem os melhores planos para manter a segurança do seu negócio!
Na Dracones IT, há mais de 10 anos, trabalhamos com o melhor time de especialistas da área, que passam por várias certificações para promover a segurança dos nossos clientes.
Ter uma equipe de TI terceirizada pode prevenir o surgimento de malwares, caso contrário, o seu negócio pode estar vulnerável a ameaças irreversíveis.
Da escolha à atualização do antivírus ou antimalware, o processo deve ser monitorado constantemente por especialistas em TI, pois eles saberão qual o software mais adequado para as suas atividades e qual a frequência de atualização.
Assim, seu ambiente de trabalho ficará totalmente protegido da maneira correta.
Entre em contato com a Dracones IT e faça uma cotação dos planos ideais de manutenção preventiva para seus ativos de TI, independente do tamanho da sua empresa ou do tipo do seu negócio.
Os planos variam de acordo com o pacote escolhido, que vai além do simples suporte de TI e inclui ainda segurança, monitoramento, planejamento e gestão, backup, VPN e controle de acesso, entre outros.