E-mail na nuvem: por que migrar seu sistema de infraestrutura?

Mulher com tablet e celular usando email em nuvem

Compartilhe esse post

Em 2022, conversar sobre soluções digitais e que flexibilizem as possibilidades dos negócios e de suas equipes deve ser uma constante dentro de qualquer empresa. O aumento (ou a exigência, em alguns casos) do home office deixou claro como ambientes de trabalho baseados em nuvens, menos dependente de estruturas materiais, são importantes.

Nesse sentido, migrar sua plataforma de e-mail para um ambiente de nuvem pode ser uma das primeiras ações para garantir que sua companhia – independentemente do tamanho – não esteja necessariamente presa às limitações físicas.

Estamos falando de um meio de comunicação que ainda resiste como a principal ferramenta de trabalho no dia a dia das empresas, então faz sentido que se comece uma adequação digital e tecnológica por ela, uma vez que afeta diretamente a qualidade do trabalho desenvolvido pelas equipes.

Como a migração para a nuvem pode ajudar, então, a sua empresa? Como veremos mais detalhadamente, esse processo pode aumentar não apenas a produtividade, mas os níveis de segurança e qualidade da tecnologia envolvida, ao mesmo tempo que diminui as limitações físicas.

Processo é 100% seguro

Uma das principais questões quando se fala em jornada de migração para nuvens, é o desconhecimento das lideranças, que muitas vezes apresentam resistência em relação a essas novidades. Muito disso por conta da grande quantidade de dados sensíveis que circulam nas contas dos funcionários todos os dias.

Homem negro usando notebook e celular para conferir emails profissionais

Assim, ter e-mails com sistemas hospedados em servidores próprios oferece uma sensação de segurança maior, a princípio. Mas, na prática, pode ser justamente o contrário. Servidores locais demandam investimento e profissionais capacitados para mantê-los seguros e atualizados, em pleno funcionamento. A manutenção é complexa, tanto material quanto de arquivos. É preciso se preocupar com backups e em manter um ambiente que seja adequado para que o hardware seja armazenado.

São muitas necessidades e decisões a serem levadas em conta. Negligenciar apenas uma das demandas que servidores internos trazem pode ser fatal para o seu negócio, resultando em perda de dados ou mesmo quebras de segurança.

Vantagens da nuvem

O sistema de nuvens, em contrapartida, pode ser um serviço muito mais em conta, trazendo simplicidade e segurança para o contratante. Com o apoio e a escolha correta, você terá todos os dados reunidos em servidores externos que possuem sistemas sólidos de criptografia, minimizando muito as chances de comprometimento das informações sigilosas de uma empresa.

Homem usando email empresarial em celular

Outra forma de garantir que os dados sejam acessados somente por aqueles que devem utilizá-los é o controle de acessos. As soluções oferecem possibilidades de que seja liberado ou não a entradas em pastas específicas, com controle de download e transferência de arquivos e registro de quem acessou o quê e quando.

Sistemas em nuvem também estão preparados para lidar com ataques, invasões e a lidar com mensagens de spam ou phishing, sempre alertando os usuários em casos suspeitos. O suporte dos profissionais que atuam nesses serviços é altamente qualificado e sempre disponível, garantindo que você nunca esteja desamparado.

Outro ponto crucial é que a atualização dos softwares, nesses casos, é de responsabilidade dos serviços, que estão sempre em busca de oferecer o que há de mais atual no mercado, ao contrário dos servidores locais, cuja atualização ocorre com periodicidade muito maior.

A produtividade dos funcionários tende a crescer com um sistema estável, que sofra menos com quedas e interrupções do serviço – algo menos recorrente em serviços digitais de e-mail. A possibilidade de acessá-los a distância também faz crescer a qualidade do trabalho, já que os colaboradores têm mais liberdade e autonomia para mover, utilizar e enviar seus arquivos, estando ou não no escritório.

No geral, é mais interessante que caso você tenha uma equipe/um funcionário de tecnologia da informação, ele se dedique à inovação e à evolução dentro da sua empresa, pensando em como a tecnologia pode ser aliada dos serviços que você oferece. Na realidade, quando uma companhia tem servidores internos, essa equipe/esse funcionário acaba dedicando seus dias à resolução de problemas rotineiros, que poderiam ser mitigados com soluções em nuvem. Todas essas vantagens são adquiridas, na maioria dos casos, com um investimento financeiro menor e concentrado em uma só frente.

Lembrando que quando falamos em plataformas de e-mail em nuvem, estamos falando sobre serviços como: Office 365, Google Workspace, Note, Exchange etc. A decisão de migrar sua plataforma para uma destas soluções pode ser mais bem analisada com o auxílio da Dracones IT, que saberá analisar a complexidade da sua realidade e o caminho mais adequado para descomplicar o seu dia a dia.

Leia também:

moça de costas para a câmera usando o notebook. Você conhece os desafios da estratégia zero trust e seus desafios?
Segurança da Informação

O que é estratégia zero trust e seus desafios?

Zero Trust é uma estratégia rigorosa de segurança digital, onde nenhum usuário ou dispositivo tenha acesso imediato a uma rede empresarial sem antes passar por

Suporte Técnico de TI

Veja como e porque nossa metodologia única de trabalho trata a TI da sua empresa como se fosse nossa!