O software é um conjunto de instruções para que o computador ou qualquer outro dispositivo execute algumas tarefas. São responsáveis por transmitir instruções e informações para que os componentes físicos (hardwares) , funcionem e executem suas funções corretamente e se comuniquem com o usuário.
Eles são essenciais para o desenvolvimento do trabalho das equipes de qualquer empresa e estão divididos em três principais tipos: software de sistema (compõe as informações do sistema interno), software de programação (usado por programadores para desenvolver sistemas) e o software de aplicação (que são softwares em que o usuário consegue executar tarefas).
Por que atualizar um software?
Executar as atualizações de softwares trazem grandes melhorias de usabilidade e segurança. Os perigos de inovações e roubos evoluem diariamente. A todo momento estamos sofrendo tentativas de roubos, fraudes ou invasões. Manter todos os softwares atualizados com frequência e de maneira correta, será o melhor reforço para manter o seu negócio seguro.
A atualização de um software acontece muito além do que simplesmente aguardar o programa informar quando deve ser feito. Muitos deles não avisam os seus usuários sobre uma nova versão ou atualização. O que pode ser um grande risco para a segurança e desempenho das atividades dos seus colaboradores.
Um negócio que não atualiza os seus softwares ou não faz isso da maneira e frequência correta, fica extremamente vulnerável a invasões de vírus recorrentes, pois os hackers atuam em qualquer falha de segurança que encontram e exploram essa oportunidade de todos as formas que conseguem.
Cada atualização surge para melhorar pontos diferentes, de usabilidade e de pequenas falhas de segurança que existam no software.
Cuidados ao atualizar um software
Mesmo software que sinalize a necessidade de atualização, devemos ter o cuidado sempre de conferir se é uma mensagem verdadeira e quão complexa será essa atualização.
O primeiro risco é clicarmos em notificações falsas que poderão deixar o nosso sistema mais vulnerável a ataques. Toda notificação deve ser analisada antes de executarmos qualquer atividade, pois isso poderá comprometer de forma irreversível a segurança dos dados.
O segundo risco é verificar o impacto dessa atualização. Muitas delas podem ser mudanças grandes que poderão afetar até outros softwares. Em muitos casos é necessário reiniciar o computador, o que poderá fazer com que trabalhos não salvos sejam perdidos. Em outros momentos, algumas atualizações necessitam de um backup antes da sua execução.
Muito além de se atentar com a frequência de atualização é preciso entender como isso irá impactar todo o sistema. Ao manter a segurança e atualizações do seu negócio, um bom suporte especializado em TI é a solução mais segura no longo prazo para manter a estrutura de TI do seu negócio atualizada e segura da forma correta.
Como a Dracones IT pode ajudar na atualização dos softwares?
A Dracones IT é uma empresa especializada no planejamento e gestão de TI remota ou presencial, tem uma equipe de especialistas certificados para atender seus clientes como se fossem sua equipe interna.
Atuamos com manutenção preventiva e atendimento humanizado, analisando constantemente os melhores recursos e atualizações que o seu negócio precisa, sempre com atendimento ágil para tirar dúvidas e explicar como será o impacto das atualizações futuras.
Entre em contato com a Dracones IT e faça uma cotação dos serviços integrados de suporte de TI, segurança e gestão de tecnologia. Podemos ajudar o seu negócio a encontrar um plano ideal para manutenção preventiva dos ativos de TI, independente do ramo de atuação ou do tamanho da sua empresa.
Os preços variam de acordo com o plano escolhido, que vai além do simples suporte de TI e inclui ainda segurança, monitoramento, planejamento e gestão, backup, VPN e controle de acesso, entre outros.