Os ataques cibernéticos são tentativas não autorizadas de acessar um sistema ou computador para roubar dados sigilosos.
As invasões digitais estão se tornando mais comuns e frequentes em empresas de diversos tamanhos e segmentos, principalmente aquelas que não estão se protegendo adequadamente. Só em 2023, o número dos principais ataques cibernéticos aumentou consideravelmente e o cenário ainda é de evolução desse problema.
Com avanço acelerado desses principais ataques cibernéticos, os negócios precisam mais do que nunca pensar estratégias robustas com foco maior na detecção precoce desses incidentes.
Não priorizar ou ignorar os principais ataques cibernéticos fazem sua empresa ficar desatualizada sobre como essas invasões estão acontecendo e qual a melhor forma de se proteger.
Por isso sempre indicamos ter um bom suporte técnico em TI para observar antecipadamente os perigos digitais e agir de forma rápida para evitar que seu negócio seja mais uma empresa na lista desta estatística.
Abaixo, vamos apresentar os principais ataques cibernéticos em 2023 e como você pode se manter seguro mesmo com a tendência desses casos aumentarem em 2024.
Quais foram os cinco principais ataques cibernéticos em 2023?
Quem acompanha os noticiários devem ter notado que várias empresas se destacaram logo no primeiro semestre sofrendo com ataques cibernéticos.
A falta de manutenção preventiva nessas organizações são os principais erros que gestores podem cometer e é por isso que vamos continuar abordando esse alerta por aqui, principalmente porque há tendência de piora nesse quadro ao longo 2024, com sofisticação desses crimes com auxílio de inteligência artificial generativa.
Destacamos abaixo alguns dos principais ataques cibernéticos de 2023:
Microsoft Office
O Microsoft Office é um dos recursos mais utilizados em empresas há muitos anos, portanto é um dos alvos mais importantes quando falamos sobre os ataques cibernéticos.
Um levantamento da Kaspersky detectou um aumento diário de 53% em ameaças que geraram 411 mil arquivos maliciosos. Isso resultou em um aumento considerável em ataques de phishing utilizando arquivos falsos para conseguir dados confidenciais dos usuários.
Biblioteca Britânica
A Biblioteca Britânica é uma das maiores bibliotecas do mundo com 170 milhões de itens e boa parte do seu acervo conta importantes trechos da história da humanidade. Lá encontramos obras como o caderno de anotações de Leonardo da Vinci e a gravação do discurso experimental de Nelson Mandela.
A instituição foi vítima de um ataque de ransomware e cibercriminosos roubaram e divulgaram dados do acervo, informações sigilosas de usuários e funcionários na dark web e ainda cobraram 600 mil libras para o resgate. A tentativa de recuperar informações e acessos está custando 40% das reservas da instituição, algo como 7 milhões de libras.
Bard
O Bard é uma ferramenta de inteligência artificial do Google que foi lançada em 2023 no Brasil. Este serviço é gratuito e não há necessidade de download, já que a ferramenta é totalmente online.
Mas hackers estão incentivando usuários a baixarem uma versão falsa que, na verdade, se trata de um malware para invadirem as contas dos usuários. Existem páginas em redes sociais e anúncios com logos, tipografia e imagens registradas do Google, Google AI e Bard para aumentar a credibilidade desses pedidos de downloads.
Vale lembrar que funcionários podem ser enganados e cometer erros que podem prejudicar toda a empresa se não houver uma boa proteção monitorada pelo suporte técnico em TI.
Golpe da Mão Fantasma
Golpe da mão fantasma é um cibercrime em que hackers roubam identidade de empresas confiáveis para se passarem por técnicos ou profissionais de atendimento. Após convencer a vítima, eles a conduzem a instalar um software malicioso que acaba limpando a conta bancária.
Em 2023 houve a automatização desse tipo de crime, fazendo com que PIX ou transferências bancárias sejam realizados a partir do celular da vítima.
Construtora Andrade Gutierrez
A Construtora Andrade Gutierrez é uma das maiores empresas de engenharia da América Latina. Em 2023, ela esteve na lista das vítimas dos principais ataques cibernéticos do ano por ter mais de 3 TB de e-mails e informações corporativas expostas em um vazamento de dados.
Entre os dados roubados, havia senhas de bancos, sistemas internos e exposição de várias plantas de projetos em andamento, colocando em risco também seus clientes.
Amazon
A Amazon sofreu o maior ataque hacker da história da empresa em 2023. Foi registrado 115 milhões de requisições maliciosas com ataques DDoS que gerou um tráfego de 2,3 TB por segundo.
O cibercrime foi contornado pale empresa e valores para reverter não foram divulgados, mas acreditamos que tenha sido um valor bem alto fora os graves danos à reputação da Amazon sobre segurança.
Em 2023 houve inúmeros ataques de DDoS, phishing e malware. E isso poderá aumentar em 2024. Por que isso deve ser um ponto de atenção para a sua gestão?
Quando o negócio se mantém atualizado, ele está mais atento às ameaças às inovações no mercado, e assim, tem tempo hábil para ampliar suas estratégias de segurança.
Mas nenhum gestor consegue tocar seus projetos, analisar de mercado, cuidar dos seus colaboradores enquanto busca informações sobre os principais ataques cibernéticos. Principalmente a empresa não for do seguimento de TI.
Nesse momento de ataques mais robustos e silenciosos, é essencial que qualquer empresa tenha o apoio e a expertise de um bom suporte técnico em TI para guiá-la em questões complexas como segurança digital.
Tenha a Dracones IT como parceira da sua empresa
Nós investimos constantemente em certificar nossos especialistas para podermos entregar as melhores soluções que visam aumentar segurança dos nossos clientes.
Nós, da Dracones IT, atuamos na área há 13 anos, somente com profissionais com muitos anos de experiência. Por isso entregamos soluções ágeis e eficazes. Somos preocupados em oferecer manutenção preventiva, suporte ilimitado e consultoria especializada que estes serviços estão disponíveis em todos os planos da Dracones IT.
Não deixe que sua empresa seja mais uma na lista de vítimas dos principais ataques cibernéticos. Fale agora mesmo com os especialistas da Dracones IT.