Como funciona o ataque de DDoS?

Mulher negra de cabelos cacheados em frente ao notebook em uma reunião de negócios

Compartilhe esse post

DDoS é a abreviação de Distributed Denial of Service que, traduzido, significa Negação Distribuída de Serviço e é um dos crimes cibernéticos mais comuns atualmente e afeta empreendimentos de diversos tamanhos.

O ataque DDoS é um ataque coordenado, pois o computador do criminoso começa a ser o único servidor da sua empresa e, assim, passa a controlar toda a sua rede e sistema.

O intuito desse domínio é deixar sobrecarregada os sistemas até que fiquem fora do ar por alguns minutos ou até que a empresa ceda às chantagens.

Em muitos casos, hackers implantam e manipulam essa invasão de maneira imperceptível, principalmente em negócios que não fazem um bom investimento em segurança especializada para infraestrutura de TI.

Abaixo, vamos explicar como um ataque de DDoS funciona e como você pode proteger sua empresa e rede de contato.

Ataque DDoS

Quando seu computador é infectado com malware, hackers conseguem controlá-lo sem que você perceba. Ele pode estar infectado agora mesmo e mandando uma grande demanda de requisições para um site do governo, por exemplo.  

Mas computadores não são os únicos alvos, pois quase qualquer dispositivo conectado à internet pode ser um bot DDoS.  Isso reforça a nossa atenção também para acessos remotos de equipes que atuam fora do escritório, por exemplo.

Infelizmente, as pequenas empresas são os principais alvos, já que não costumam investir em um bom suporte técnico em TI e acabam deixando sua rede ou serviços na nuvem completamente desprotegidos.  

Essas ações deixam a empresa completamente vulnerável à ataques DDoS e outras ameaças hackers

Como identificar um ataque DDoS? 

O ataque de DDoS é difícil de ser detectado por pessoas fora da área de TI, até por que ele pode mudar em cada caso, mas há alguns sinais padrões para pode ajudá-lo a identificar esse tipo de invasão.

Se você ainda não investe em especialistas para cuidar da infraestrutura em TI e alguns dos pontos abaixo fazem parte da sua rotina, lamentamos informar que você já está em perigo:

  • Lentidões constantes;
  • Paralisações, mesmo que passageiras ;
  • Picos repentinos de solicitações para apenas uma página;
  • Aumento de tráfego de um perfil de usuário específico que tem como padrão a mesma localização, tipos de dispositivos e navegadores. 
Uma mulher negra com casaco branco comandando uma reunião com três homens e outra mulher.

Quando um gestor ignora essas falhas, ele está contribuindo para o aumento das possibilidades de invasões com prejuízos irreversíveis, que vão desde pagamentos de resgates, problemas com a lei (quando há vazamento de dados) até danos à imagem da marca. 

Se você for alvo de uma invasão tão complexa, é bem provável que você também foi alvo de outras ameaças que podem estar ativas ou inativas neste momento. 

Com o monitoramento feito por especialistas de suporte técnico em TI, sua empresa terá uma estratégia de segurança de TI mais potente que irá defender seu negócio desde as ameaças internas até externas. 

Pesquise bem e escolha uma terceirizada de TI que atenda às suas expectativas e tamanho do seu negócio e que te deixe preparado para bloquear qualquer tipo de tentativa criminosa.

Reforçamos sempre que a prevenção é muito mais econômica e benéfica para seu negócio do que a tentativa de reverter um ataque como o DDoS.

Como se proteger de um ataque DDoS? 

O primeiro passo para se proteger contra um ataque de DDoS é criar soluções robustas de defesa e monitoramento, já que o ataque de DDoS pode se associar a vários outros simultâneos e, diante da fragilidade da empresa, dificilmente será possível reverter um ataque como esse.

Por isso, a melhor maneira de se proteger é contratando especialistas de um suporte técnico em TI que priorize a manutenção preventiva. 

Com a presença de profissionais focados nessa área, seu negócio terá softwares atualizados sempre que necessário e monitoramento 24×7 para analisar quais pontos merecem um reforço na segurança ou até mesmo uma mudança de estratégia.

Diante de tantos desafios no dia a dia da empresa e alta concorrência no mercado, sua equipe deve focar apenas nos pontos mais importantes: projetos e clientes, enquanto um bom suporte técnico em TI será responsável por manter a segurança digital adequada, além de propor estratégias atualizadas de inovação

Como se proteger de um ataque DDoS?

Quando falamos de invasões grandiosas como o ataque de DDoS, estamos falando de um grande problema que poderia ser barrado pela segurança de TI desde a primeira tentativa dos criminosos.

A Dracones IT trabalha nessa área há 12 anos, sendo reconhecida por seus clientes por oferecer prevenções e soluções que atendem integralmente às necessidades do negócio. 

Por aqui vamos além do simples suporte técnico em TI, oferecemos consultoria especializada, manutenção preventiva, planejamento e gestão digital, atendimento ágil e humanizado desde o plano inicial até o mais completo. 

Estamos sempre investindo em certificar nossos especialistas, pois queremos oferecer um atendimento mais atualizado possível sobre as últimas tendências do mercado tanto em relação à proteção quanto a melhorias na produtividade.  

Nossos planos se encaixam em qualquer tipo de empresa ou segmento, então não deixe de falar com um de nossos especialistas para elaborar um plano eficaz para sua empresa.

Para que você não tenha problemas financeiros e com a Lei Geral de Proteção de Dados, é da responsabilidade do gestor não permitir que falhas pequenas na sua segurança transforme em uma grande oportunidade para ataque de DDoS.

Proteja sua empresa quanto antes com a Dracones IT! 

Leia também:

moça de costas para a câmera usando o notebook. Você conhece os desafios da estratégia zero trust e seus desafios?
Segurança da Informação

O que é estratégia zero trust e seus desafios?

Zero Trust é uma estratégia rigorosa de segurança digital, onde nenhum usuário ou dispositivo tenha acesso imediato a uma rede empresarial sem antes passar por

Suporte Técnico de TI

Veja como e porque nossa metodologia única de trabalho trata a TI da sua empresa como se fosse nossa!