IA generativa pode contribuir para cibercrimes

Homem em frente ao notebook com expressão de preocupação

Compartilhe esse post

A IA generativa é uma ferramenta de inteligência artificial que auxilia na criação de diversos tipos de conteúdo, tais como textos, imagens, músicas, áudios e vídeos a partir de orientações que inserimos na plataforma.

Desde o seu surgimento, ela desperta a atenção e a preocupação em diversos setores da sociedade, principalmente quando percebemos respostas preconceituosas e tendenciosas da ferramenta.

Enquanto alguns enxergam essa tecnologia como uma possível substituição dos seres humanos, outros a encaram como uma ferramenta capaz de otimizar o cotidiano. Diante dessa dualidade de perspectivas, um novo desafio emerge no horizonte: os golpes cibernéticos gerados pela IA generativa.

Esse recurso poderá ser amplamente explorado por cibercriminosos neste novo ano, para aprimorar a sofisticação de seus ataques.

Abaixo vamos analisar como esse avanço tecnológico pode ser explorado de maneira maliciosa e como as empresas devem se proteger desses ataques mais robustos que estão por vir.

Como a inteligência artificial será usada pelos hackers? 

Cada vez mais acessível, a IA generativa será uma ferramenta adicional usada por cibercriminosos para facilitar a criação de anúncios, sites e e-mails falsos com mais agilidade e sofisticação. 

Essa tendência surge no mesmo momento em que as empresas brasileiras têm um número crescente de ataques hackers. Veja as maneiras mais comuns de como a IA generativa será aplicada para o mal e fique atento a estes sinais: 

Homem em frente ao computados fazendo anotações em um caderno.

Spear Phishing

Spear phishing é um tipo de phishing que usa aprendizado de máquina para levantar quais usuários são mais suscetíveis a cair em golpes.

Assim, com auxílio da IA generativa, criminosos criam conteúdos mais direcionados e convincentes usando e-mails ou SMS para tentar induzir os funcionários de uma empresa a passar informações confidenciais, baixar malware ou enviar voluntariamente credenciais de acesso aos sistemas internos.

Malwares inteligentes

E por falar em malwares, usando o IA generativa, hackers poderão inseri-los para interferirem no aprendizado de máquina e, assim, enganar os sistemas de reconhecimento facial, por exemplo, tornando criminosos em usuários legítimos em sistemas sigilosos. 

Descobrindo senhas

Com auxílio da IA generativa e aprendizado de máquina, cibercriminosos conseguem senhas com base no comportamento humano a partir de padrões de senhas reais obtidas em vazamentos de dados.

A ferramenta aprende os padrões de criação e a partir dessa aprendizagem, são geradas novas senhas.

Deepfakes

Com o IA generativa, os vídeos deepfake fazem pessoas dizerem e realizarem ações que nunca aconteceram de fato, ou seja um roubo de identidade.

Esse conteúdo falsificado é muito utilizado na disseminação de informações falsas e quando são associados a cibercriminosos, eles são usados para trazer mais veracidade ao pedido dos hackers.

Dependência de IA generativa

Quando há brechas de segurança e os funcionários usam a IA generativa com regularidade para desenvolver seus relatórios, por exemplo, cibercriminosos comandam algoritmos para manipular respostas e direcionar os usuários para uma ação provavelmente fraudulenta.

Privacidade dos dados

Outro ponto ligado diretamente aos chatbots de IA generativa é a possibilidade de seus colaboradores divulgarem dados sigilosos.

Essa ferramenta armazena todas as informações coletadas dos usuários e utiliza para treinar outros modelos, o que irá prejudicar drasticamente a confidencialidade.

E se houver caso de violação de dados, essas informações podem cair em muitas mãos erradas.

Diante dessas tendências de ações negativas a partir da IA generativa, ela seria um risco para sua empresa como uma ferramenta de otimização de tarefas? A responsa é simples: para empresas que não investem em segurança digital até um antivírus pode ser uma grande ameaça.

Como se proteger contra os riscos oferecidos pela IA generativa?

A melhor forma para se proteger contra as ameaças criadas pela IA generativa é corrigir as possibilidades de brechas existentes nos seus sistemas, deixando-o blindado contra qualquer ataque.

Muitas empresas veem a manutenção preventiva como um investimento elevado, mas as consequências de não investir nisso trazem custos ainda mais elevados até chegar em problemas irreversíveis para imagem da empresa.

Ao contratar um bom suporte técnico em TI, você terá especialistas focados em monitorar 24 horas por dia sua infraestrutura de TI e, assim que houver qualquer brecha na segurança, sua empresa será rapidamente blindada por esse time de profissionais experientes no mercado.

Homem com tablet nas mãos sorrindo para a camera.

Como a Dracones IT ajuda sua empresa a usar ferramentas novas com segurança?

Com 12 anos de experiência no mercado, nós da Dracones IT, investimos constantemente em certificar nossos especialistas para entregar aos nossos clientes segurança e inovação.

Mesmo que criminosos utilizem a IA generativa para golpes, isso não será um problema se sua empresa tiver estratégias robustas de segurança para garantir que você e seus colaboradores não sejam alvos fáceis de hackers.

Lembrando que diariamente muitos negócios de todos os segmentos e tamanhos são bombardeados por tentativas de crimes cibernéticos, mas cabe aos gestores definirem se os cibercriminosos ficarão apenas nas tentativas ou se vão ter sucesso na invasão.

Para garantir que nossos clientes estejam sempre protegidos, nós priorizamos a manutenção preventiva com monitoramento 24 horas, suporte ilimitado, ágil e humanizado e nossa consultoria em TI para todos os planos.

Dessa forma, o seu negócio sempre estará à frente das tendências de segurança e inovação para ganhar mais destaque no mercado cada vez mais competitivo.

Para saber como será seu atendimento na Dracones IT, convidamos você a assistir aos depoimentos registrados pelos nossos clientes.

Enquanto você demora para investir em segurança, hackers estão se aprimorando para invadir a sua empresa na primeira oportunidade de vulnerabilidade que houver.

Por isso, fale agora mesmo com um de nossos especialistas e garanta inovação sem abrir mão da segurança.

Leia também:

moça de costas para a câmera usando o notebook. Você conhece os desafios da estratégia zero trust e seus desafios?
Segurança da Informação

O que é estratégia zero trust e seus desafios?

Zero Trust é uma estratégia rigorosa de segurança digital, onde nenhum usuário ou dispositivo tenha acesso imediato a uma rede empresarial sem antes passar por

Suporte Técnico de TI

Veja como e porque nossa metodologia única de trabalho trata a TI da sua empresa como se fosse nossa!