Como proteger as redes domésticas de equipes trabalhando em home office?

mulher negra usando o computador

Compartilhe esse post

O home office não é uma novidade, mas se tornou uma necessidade nos últimos tempos. Segundo um estudo da Fundação Instituto de Administração (FIA), atualmente, quase metade das organizações no Brasil, optaram em manter o home office, seja no formato híbrido ou totalmente remoto.

Para algumas empresas que não tinham estrutura para o trabalho remoto, a pandemia veio para repensar pontos importantes sobre segurança digital e fez com que muitos se adaptassem para expandir a estrutura tecnológica para espaços fora do ambiente corporativo. Enquanto outros ainda estão pensando sobre o momento certo para reforçar a segurança, os hackers se aproveitam para explorar seus mecanismos de ataques.

Quais os riscos dessa nova maneira de trabalhar?

Para as empresas que não fornecem equipamento para os colaboradores, não é possível gerenciar todos os acessos e manter a segurança do seu sistema fica mais difícil. Assim, a estrutura de dados fica mais vulnerável a ataques ou até mesmo invasões irreversíveis.

Preparar a equipe de trabalho pode ajudar, mas não será o suficiente, pois na ausência de profissionais especializados e preparados, será muito difícil identificar o que é ameaça e como agir de forma correta para bloquear ataques ou ações de ransomware. Além disso, esse profissional de TI sabe identificar os caminhos mais comuns de ataques e como fazer para reforçar a proteção dos dados, informações e dos sistemas corporativos. Mesmo sem perceber, os colaboradores podem contribuir para invasões maliciosas, instalação de malwares e vírus.

Vantagens de contratar uma equipe especializada

Profissionais de TI especializados são fundamentais para favorecer a produtividade, análise constante e manter a qualidade e segurança, além de unificar todo o gerenciamento, otimizando tempo para as outras equipes.

Homem no celular usando o computador

Serão responsáveis por analisar equipamentos e estrutura para que a empresa possa fazer investimentos de maneira correta, objetiva, econômica de acordo com as suas necessidades reais. Apoio e atendimento rápido para as equipes de trabalho, seja para dúvidas ou soluções para possíveis problemas que surgirem. Acompanhar demandas recorrentes e aplicar soluções para prevenção de futuras falhas e conexão de todos os funcionários.

O home office é um modelo bastante viável, se você tem um apoio de TI de qualidade. Ao deixar de investir numa estrutura tecnológica, seu sistema pode sofrer com lentidão, atrasos e falhas de segurança, o que tornará seus problemas muito mais caros para a empresa.

Como proteger a exposição e vulnerabilidade de dados corporativos em trabalho remoto?

Dados confidenciais corporativos não podem trafegar em dispositivos pessoais sem proteção, é por isso que você pode contar conosco. A Dracones IT, especializada no planejamento e gestão de TI remota ou presencial e tem uma equipe de especialistas certificados para atender suas demandas como se fosse uma equipe interna com monitoramento em tempo real, controle de navegação, suporte do fabricante, administração centralizada, proteção avançada e muito mais.

Leia também:

moça de costas para a câmera usando o notebook. Você conhece os desafios da estratégia zero trust e seus desafios?
Segurança da Informação

O que é estratégia zero trust e seus desafios?

Zero Trust é uma estratégia rigorosa de segurança digital, onde nenhum usuário ou dispositivo tenha acesso imediato a uma rede empresarial sem antes passar por

Suporte Técnico de TI

Veja como e porque nossa metodologia única de trabalho trata a TI da sua empresa como se fosse nossa!