Usar a internet para realizar compras é muito mais prático, desde a pesquisa de produtos até a compra, mas será que a sua empresa está totalmente segura nesses sites? A resposta costuma ser bem simples: não.
Antes de inserir dados importantes para realizar o login ou preencher formulários, é preciso identificar se um site é seguro antes de prosseguir, pois existem muitos sites falsos na internet que usam a falta de atenção dos usuários para conseguir informações valiosas.
Diante de tantas formas e tentativas de enganar as pessoas, cibercriminosos podem criar uma página de uma empresa conhecida na internet, quase idêntica à verdadeira, com imagens e até textos que soam como legítimos, mas alguns detalhes vão permitir que você identifique mais rápido se pode ou não confiar no website.
Pensando em facilitar essa identificação, separamos algumas dicas essenciais para saber se um site é seguro. Dessa forma, você ajudará a garantir a segurança online da sua empresa e de todos os seus contatos.
Dicas para verificar se um site é seguro
A maioria das empresas usam sites externos para realizar compras, solicitar serviços, fazer consultas ou trocar informações com os seus contatos diariamente.
Para que a segurança seja mantida em qualquer negócio, todos os funcionários precisam ficar atentos quanto a segurança de um site antes de inserir dados sensíveis da empresa, como senhas ou dados bancários.
A falta de atenção ao expor essas informações em sites maliciosos é a oportunidade perfeita para que você e sua empresa sejam atingidos pelas principais ameaças hackers, como roubo de identidade e infecção por vírus.
Confira abaixo 5 dicas fundamentais para ajudar a sua equipe avaliar se um site é seguro:
1. Analise o Domínio
Comece pela barra de endereço do navegador. Quando um site é seguro, a grafia não apresenta erros ou caracteres estranhos. É comum que o site falso inclua letras extras que podem passar desapercebidas caso o usuário não esteja atento.
2. Cadeado e conexão HTTPS
Para analisar se um site é seguro, verifique se há um cadeado e um código ” https:// ” no início da URL, no canto esquerdo do navegador. Ao clicar no cadeado, você verá informações sobre a segurança do site e se ele possui um certificado de segurança.
Já o ” https:// ” indica que o site usa criptografia para proteger os dados que são transmitidos, evitando que pessoas não autorizados tenham acesso a eles.
3. Verifique a política de privacidade e alguns detalhes do layout
Quando um site é seguro ele deixa exposto suas políticas de privacidade e termos de uso para os usuários. Essas políticas precisam explicar de forma clara como os dados dos usuários serão coletados, utilizados e armazenados, cumprindo a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Sobre o layout, sites falsos geralmente apresentam imagens com baixa resolução ou erros ortográficos que podem deixar o golpe mais evidente.
4. Pesquise a reputação da empresa
Fique alerto ao que estão dizendo sobre a empresa cujo site pretende acessar. Em sites de buscas ou de reclamações, você consegue ter alguns sinais, como as avaliações ou experiências de outros clientes.
Também é muito importante que você conheça a empresa e verifique se há algum número de telefone válido para confirmar se o endereço do site está correto, caso ainda esteja em dúvida se o site é seguro.
5. Proteja-se com software atualizado
Se em algum momento você deixar de fazer as análises acima, manter softwares atualizados, principalmente de anti-vírus, pode ajudar no bloqueio e alerta sobre a falta de segurança nos sites. Portanto, faça sempre a atualização correta e periódica de todos os programas utilizados.
As dicas que relacionamos aqui servem para reforçar a segurança da sua empresa, mas não podem ser a sua única ferramenta de defesa contra criminosos, porque a cada dia, os cibercriminosos estão usando ferramentas mais robustas e silenciosas para se aproveitar de erros humanos ou de softwares desatualizados.
Contratar uma equipe especializada em suporte técnico em TI será o apoio fundamental para manter seu negócio protegido de qualquer ameaça, até mesmo aquelas que normalmente são ignoradas no dia a dia.
Se sua empresa não investe em suporte técnico em TI para garantir proteção 24 horas por dia, qualquer falha na segurança pode ser a oportunidade perfeita para que seu negócio fique vulnerável a invasões, levando a uma má reputação diante do mercado.
Mantenha sua empresa protegida com a Dracones IT
Com 11 anos de experiência no mercado, nos preocupamos sempre em manter nossos clientes atualizados desde os cuidados no dia a dia até o envio de alertas sobre as principais ameaças que estão surgindo.
Aqui na Dracones IT, investimos constantemente em certificar nossos especialistas para que a prevenção seja implantada da melhor forma, deixando seu negócio livre de situações de riscos. E mesmo que haja algum alerta, ele será rapidamente solucionado com técnicos mais qualificados.
Com atendimento ágil e humanizado, nossos profissionais prestam serviços de forma empática para que a sua equipe consiga tirar suas dúvidas sempre que surgirem. Aproveite para assistir aos depoimentos dos nossos clientes para saber como será o seu atendimento por aqui.
Oferecemos planos para diversos tipos e tamanho de empresas, com consultoria especializada e suporte ilimitado desde os planos mais simples.
Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e faça um orçamento para garantir a segurança total da sua empresa sem abrir mão da produtividade e inovação em um mercado cada vez mais competitivo.