IA generativa é um campo da Inteligência Artificial que é treinada a partir de uma base de dados para gerar conteúdo. As ferramentas mais famosas são: o ChatGPT e DALL-E (ambos da OpenAI), Gemini (do Google) e Copilot (da Microsoft).
Os primeiros testes começaram entre as décadas de 50 e 60, mas a IA generativa ficou famosa mesmo nos últimos anos. Desde então, suas funcionalidades e facilidades têm despertado cada vez mais o interesse de empresas de diferentes tamanhos e segmentos.
Ao mesmo tempo em que a lista de usuários aumenta, as notícias nos alertando sobre os riscos da IA generativa estão mais evidentes.
Em maio do ano passado, a Samsung proibiu o uso do ChatGPT após sofrer com um grande vazamento de dados após uma equipe inserir códigos confidenciais na plataforma.
Segundo pesquisa realizada pela Veritas Technologies com 11.500 trabalhadores de escritório, ao menos 70% dos entrevistados declararam que usam a ferramenta no dia a dia profissional e um terço deles admitem inserir dados sensíveis durante o uso.
A IA generativa automatiza tarefas repetitivas para liberar o tempo dos profissionais para se concentrarem em atividades mais estratégicas, mas, quando há o uso indevido, o negócio pode enfrentar grandes problemas de segurança digital se não tiverem um bom suporte técnico em TI.
Abaixo destacamos alguns riscos da IA generativa e como gerenciá-los com o apoio de especialistas da área.
Principais riscos da IA generativa para empresas
O avanço da Inteligência Artificial Generativa traz inúmeras possibilidades de inovação em vários segmentos empresariais.
Como mostramos no início do artigo, muitos funcionários adotam essa tecnologia para fazer relatórios ou levantamentos com dados sigilosos, mesmo que ainda não seja homologado pela maioria dos negócios.
Líderes técnicos e empresariais como a Avivah Litan, vice-presidente e analista do Gartner, alertam os gestores sobre os riscos da IA generativa principalmente em um momento em que não há regulamentação da ferramenta quanto à segurança das informações inseridas.
Veja quais são os principais riscos da IA generativa para o seu negócio:
Informações erradas
Um dos riscos da IA generativa é a entrega confusa de algumas respostas. Ainda em fase de treinamentos, é bem comum que sua equipe obtenha dados tendenciosos ou incorretos para construir suas tarefas.
Mesmo que as empresas por trás dessas ferramentas declarem que estãi monitorando esses problemas, no dia a dia, isso traz para os negócios grandes problemas ao construir pesquisas, o que acaba resultando em retrabalho.
Riscos culturais
Indo na contramão do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da ONU, os riscos da IA generativa implicam na simplificação cultural, na reprodução de estereótipos e na exclusão das expressões culturais próprias, prejudicando a diversidade.
Por exemplo, os países do Sul Global estão representados na ferramenta, mas os dados linguísticos vêm geralmente de fontes da América do Norte ou Europa.
Deepfakes
Quando alimentamos informações sigilosas na plataforma, entregamos dados para que essa tecnologia possa criar imagens, vídeos e áudios falsos. Quando pessoas mal-intencionadas têm acesso a este conteúdo, podem se passar pela empresa e aplicar golpes na sua rede de contato, por exemplo.
Mesmo que a IA generativa poupe nosso tempo, não podemos simplesmente colocar em risco dados tão importantes da empresa e da sua rede de contato.
Segurança cibernética
Quando não há uma boa estratégia de segurança digital para proteger toda sua infraestrutura de TI e mesmo que existam bons recursos, sua empresa estará correndo sérios riscos de ameaças hackers.
Um dos riscos da IA generativa mais preocupante são crimes de engenharia social avançada e ameaças de phishing usando dados inseridos na ferramenta.
Segundo o relatório The State of Cybersecurity in LATAM 2024, ao menos 55% das empresas nacionais que enfrentaram ataques cibernéticos em 2023 foram atingidas com estratégias utilizadas por IA Generativa.
Enquanto os principais riscos da IA generativa ganham destaque, a regulamentação do uso da ferramenta segue em discussão no Congresso Brasileiro.
Até que tudo esteja ajustado em relação à segurança, é preciso que as empresas tenham estratégias robustas, aliadas à presença de bom suporte técnico em TI, para usá-la com muito cuidado.
Gerencie os riscos da IA generativa com suporte técnico em TI
A IA generativa é uma tendência incrível para ajudar empresas com atividades repetitivas, mas ainda é preciso ter muito cuidado com este recurso e implantar um rigoroso sistema de segurança digital.
Com 13 anos no mercado, nós da Dracones IT atuamos para que nossos clientes tenham soluções inovadoras sem que isso afete sua proteção. Com profissionais experientes, entregamos estratégias que atendem negócios de qualquer segmento ou tamanho.
Serviços como controle de acesso e monitoramento 24×7 nos garantem total visibilidade de quais sites poderão ser acessados e quais estão oferecendo potenciais riscos para o negócio.
Além de dúvidas e solução de incidentes, nosso atendimento humanizado e ágil estará sempre à disposição para orientar sua equipe quanto aos cuidados que devem ter ao expor dados confidenciais da empresa em qualquer site.
Por aqui priorizamos a manutenção preventiva, pois só assim garantimos que as tentativas de ameaças hackers fiquem bem longe das suas atividades, evitando paralisações que impactariam de forma negativa a entrega dos seus projetos.
Deixamos o convite para assistir aos depoimentos dos nossos clientes para que saiba como será nosso atendimento no dia a dia.
Em todos os nossos planos há suporte ilimitado, consultoria especializada, monitoramento 24×7 e gestão de TI. Focados em manter a segurança enquanto buscamos as soluções mais inovadoras para os nossos clientes, em 2023, atingimos a Zona de Excelência da Net Promoter Score com a nota 78!
Acompanhe as tendências de tecnologia do mercado sem preocupações, fale agora mesmo com nossos especialistas e garanta já mais segurança para o seu negócio.