Como evitar ameaças internas no negócio?

Saiba como evitar ameaças internas no negócio

Compartilhe esse post

As ameaças internas geralmente envolvem o uso indevido de dados por profissionais de dentro da empresa que causam impacto potencialmente negativo na reputação de um negócio.

Essa situação acontece com mais frequência do que podemos imaginar, pois a maioria das empresas começa a investir em segurança cibernética focando suas estratégias apenas em ameaças externas, como hackers, spam, etc. 

Enquanto isso, as ameaças internas passam despercebidas e acabam não obtendo o mesmo nível de investimento, resultando em problemas tão prejudiciais quanto o que vem de fora.

O gestor que pensa em estratégias que incluem ameaças internas reforça a segurança para se proteger de qualquer descuido da sua equipe, seja ele proposital ou não. 

Para que haja uma proteção mais eficaz contra situações de risco é importante que também se dê a devida atenção às ameaças internas, com controle dos dados, acessos e emissão de alertas a qualquer sinal de irregularidade.

Abaixo vamos apresentar as ameaças internas mais comuns nas empresas que acabam passando despercebidas em planos de segurança da infraestrutura de TI. 

Quais são as ameaças internas em uma empresa? 

Cada ação dentro da infraestrutura de TI de um negócio deve ser acompanhada de perto por especialistas de um bom suporte técnico em TI, pois cada evento pode impactar negativamente as operações e a reputação da empresa em níveis irreversíveis

Quando falamos sobre ameaças internas não estamos falando apenas da sua equipe atual, mas de qualquer pessoa com acesso ou conhecimento sobre as práticas de segurança do negócio, como ex-funcionários, terceirizados, etc. 

Existem vários tipos de ameaças internas e a maioria delas se inicia dessa forma:

Equipe de trabalho conversando em frente ao notebook. Veja quais são as ameaças internas em uma empresa 

1. Falta de cuidado 

O descuido, falta de atenção, erros, violações de políticas ou qualquer falha humana colocam em risco a confidencialidade das informações que trafegam na rede, aumentando consideravelmente as ameaças internas como o vazamento de dados. 

2. Ignorar regras 

Ao contrário da situação acima, aqui os funcionários conhecem as regras e as ignoram de forma proposital, por acreditar que nada vai acontecer ou simplesmente não se importam com os riscos. 

3. Indivíduos mal-intencionados 

Existem situações em que pessoas podem infligir danos intencionalmente à empresa em troca de dinheiro ou vingança. Uma das ameaças internas mais comuns praticada por indivíduos mal-intencionados é vender dados de clientes. Esta ação resulta em multas a partir de R$50 mil reais, conforme a Lei n.º 13.709, pela falta de cuidado com informações sigilosas. 

Assim que os gestores compreendem os principais tipos de ameaças internas na própria infraestrutura de TI, fica mais fácil construir estratégias de controles de segurança mais adequadas para conter os prejuízos na empresa. 

Como proteger sua empresa de ameaças internas? 

Manter a segurança da infraestrutura de TI é uma responsabilidade compartilhada, mas cabe ao gestor implantar métodos para impedir que essas tentativas ou erros se tornem incidentes perigosos para o negócio.

Confira as principais maneiras para bloquear essas ações prejudiciais aos negócios e as atividades da equipe.

Controle de acesso

Implantar controle de acesso fará com que você saiba e ajuste qual a permissão de cada funcionário. Tente limitar essas autorizações somente à área que o colaborador usa no dia a dia e evite dar acessos a terceiros, fornecedores ou clientes.

Backup na nuvem

Para não haver perdas de dados devido à ameaças internas ou invasões de criminosos, mantenha as informações de projetos e dados de rede de contato em segurança configurando um backup constante na nuvem. Com monitoramento dos profissionais de suporte técnico em TI, os backups serão feitos com cuidado para que nada se perca ou seja corrompido.

Monitoramento de segurança

As avaliações de risco de segurança, feitas por profissionais de TI, ajudam a identificar ameaças internas e externas, além das suas vulnerabilidades. O monitoramento de qualidade auxilia a tomadas de decisões mais assertivas e também fornece suporte para o gestor investir melhor em pontos mais urgentes.

Dispositivos conectados à rede

Registrar e mapear dispositivos é uma maneira simples e eficaz de bloquear equipamentos não autorizados. Desta forma você conseguirá impedir invasões aos sistemas, diminuindo as chances de problemas críticos como malwares.

Tenha especialistas dedicados ao TI

As ameaças vêm de todas as partes e você precisa de profissionais da área para cuidar da proteção, monitoramento, produtividade e inovação do seu negócio. Lembre-se de que você só poderá caminhar bem se estiver em segurança o tempo todo e respeitando a coleta, o armazenamento e o uso dos dados.

Para que essas ações realmente funcionem, você precisa ter o apoio de um suporte técnico em TI experiente para colocar em prática as soluções mais atuais de proteção. Além disso, tendo especialistas à sua disposição, você e sua equipe não estarão desamparados caso alguma dúvida possa surgir.

Sua empresa está preparada para combater as ameaças internas?

Como a Dracones IT vai reforçar a proteção do seu negócio?

Saiba como a Dracones IT vai reforçar a proteção do seu negócio

Há 11 anos no mercado, nós da Dracones IT contratamos apenas profissionais especialistas e com muita experiência no mercado, pois sabemos que para manter nossos clientes protegidos é preciso conhecer a área muito bem e estar preparado para agir de forma preventiva.

Ameaças internas representam um grande risco e precisam de mais atenção do que normalmente é dada a elas, por isso em qualquer plano, nós oferecemos consultoria especializada para apresentar estratégias que caminhem segundo as necessidades e novidades do seu segmento de atuação.

Por aqui você terá suporte ilimitado, com atendimento humanizado e ágil para deixar sua empresa protegida 24 horas por dia. Aproveite para assistir aos depoimentos dos nossos clientes e saiba na prática como funciona a metodologia M.A.G.I.C.A, da Dracones IT.

Reforce a segurança da sua empresa o quanto antes para aumentar sua competitividade no mercado e evitar problemas que podem prejudicar a sua reputação do seu negócio.

Entre em contato com nossos especialistas em segurança de TI para saber como você pode proteger sua rede contra ameaças internas e externas.

Leia também:

moça de costas para a câmera usando o notebook. Você conhece os desafios da estratégia zero trust e seus desafios?
Segurança da Informação

O que é estratégia zero trust e seus desafios?

Zero Trust é uma estratégia rigorosa de segurança digital, onde nenhum usuário ou dispositivo tenha acesso imediato a uma rede empresarial sem antes passar por

Suporte Técnico de TI

Veja como e porque nossa metodologia única de trabalho trata a TI da sua empresa como se fosse nossa!