O correio eletrônico, conhecido como e-mail, é uma ferramenta de comunicação muito importante para empresas. Com sua ajuda, construímos um ponte de comunicação e relacionamento com nossos fornecedores, clientes e também usamos como troca de informações internas. Mas afinal, você consegue reconhecer arquivos suspeitos que chegam por email?
As vantagens do seu uso corporativo são inúmeras e, por mais que seja essencial, ainda é um alvo frequente de tentativas de cibercrimes, principalmente com arquivos suspeitos.
Uma vez que as táticas usadas por hacker convence o usuário desatento a acessar arquivos suspeitos, a empresa corre sérios riscos de segurança, se não tiver um bom suporte técnico em TI para ajudar nesse bloqueio de proteção.
Até mesmo um contato confiável pode ser vítima de algum malware e acabar compartilhando documentos maliciosos com sua equipe.
Sem uma boa estratégia de proteção ou amparo para burlar esses perigos, seu negócio estará vulnerável a vários tipos de ataques.
Pensando nisso, vamos destacar algumas dicas para reconhecer um e-mail com arquivos suspeitos, mas lembre-se: essas orientações são apenas um complemento para sua proteção, pois é importantíssimo ter um plano de segurança atualizado para preservação de ataques.
Como saber se o e-mail tem um arquivo suspeito?
Devido a muitas notícias sobre cibercrimes, principalmente envolvendo e-mails, muitos usuários estão mais cautelosos e analisam com mais atenção essas mensagens e, com isso, as ameaças hackers estão mais discretas e potentes buscando encontrar qualquer falha de segurança.
Os funcionários mais distraídos ou que não confirmam certas informações durante a rotina mais agitada podem acabar baixando arquivos suspeitos. Por isso, é crucial reforçar a estratégia para garantir sua segurança 24 horas por dia com suporte técnico em TI.
O principal objetivo dos criminosos é fazer com que os e-mails se pareçam com mensagens seguras e confiáveis para, assim, convencer o destinatário de que o conteúdo é seguro quando, na verdade, se trata de um phishing, por exemplo.
Veja 5 passos para identificar arquivos suspeitos em e-mails:
1. Verifique quem enviou o e-mail
Antes de chegarmos aos arquivos suspeitos, verifique se o endereço de e-mail há caracteres estranhos e erros de digitação.
Esta análise é o primeiro passo para detectar um e-mail malicioso. Normalmente esse tipo de mensagem vem de um desconhecido, mas não podemos nos esquecer de que uma pessoa confiável pode ter arquivos com vírus, então a análise não deverá ser descartada.
Caso ache a situação estranha, entre em contato com o remetente ou empresa por ligação, ou outros canais de comunicação.
2. Atente-se a mensagem do e-mail
Após analisar o remetente e antes de verificar o arquivo, observe com atenção a mensagem. Se receber informações estranhas de pessoas que conhece bem, é provável que você esteja recebendo um conteúdo escrito por um malware.
Fique atento, pois empresas não pedem senhas ou encaminham arquivos para baixar.
3. Extensões de arquivos suspeitos
Examinar a extensão do arquivo é a maneira mais eficaz de determinar se o documento é perigoso ou não. Por exemplo, arquivos com a extensão “.exe” referem-se a um programa de Windows e, portanto, não devem ser abertos. Inclusive muitos servidores chegam a bloqueiar esse tipo de anexo.
O “.exe” não é único que deve ter sua atenção. Arquivos suspeitos também apresentam extensões como “.bat”, “.msi”, “.cmd”, “.com”, “.scr”, “.hta”, “.pif”, “.js”, “.vbs”, “.jar”, “.reg”, “.wsf” ou “.cpl”, que normalmente executam uma ação automática no seu computador logo após o download.
Para reforçar a segurança antes de baixar arquivos, sempre mantenha as atualizações de softwares em dia, principalmente no Adobe Reader e o Microsoft Office, os dois mais utilizados nas empresas. Isso serve também para aplicativos de bancos e outros recursos que trabalham com dados sensíveis.
4. Documentos criptografados
Para tentar desviar de barreiras de proteção do antivírus, os arquivos suspeitos podem vir criptografados com senha em extensões “.7z”, “.zip” ou “.rar”.
Claro que muitos e-mails com essas características podem ser seguros, mas sempre que possível, reforce sua atenção antes de abrir esse tipo de arquivo.
5. Nunca ignore os alertas de segurança
Os servidores de e-mails, por exemplo, sempre nos avisam sobre anexos infectados, é de extrema importância que não os ignorem.
O próprio sistema operacional (ou o antivírus) deve alertá-lo também, se estiver corretamente atualizado.
Saber identificar arquivos suspeitos em e-mails seguindo essas cinco dicas é uma parte importante da segurança cotidiana do nosso trabalho e nos ajuda a evitar malwares, roubo de informações e outros tipos de ataques, mas esta não pode ser a sua única estratégia.
E por que reforçamos tanto isso? Porque os ataques estão mais silenciosos e robustos a cada dia e sua equipe precisa focar no mais importante que é a produtividade diária.
Ter especialistas em suporte técnico em TI preocupados na segurança digital trará para empresa aspectos necessário: prevenção e inovação diante do mercado acirrado. Por isso é relevante ter uma boa empresa terceirizada que busque agir preventivamente.
Fique protegido contra as ameaças cibernéticas com a Dracones IT
As empresas são alvos diariamente de tentativas de invasões e para que pare apenas nessas tentativas, você deve ter uma estratégia forte e atualizada para manter seus dados longe destes criminosos.
Nós da Dracones IT estamos no mercado há 11 anos trabalhando com manutenção preventiva, pois sabemos que quando estamos à frente das ameaças estaremos seguros.
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