A presença de uma empresa de TI para monitorar a infraestrutura do seu negócio será essencial, pois garantirá o bom andamento das atividades enquanto você pode focar em tarefas mais estratégicas.
Diante de tantos casos de ataques cibernéticos que resultam em vazamento de dados, roubo de identidade e falhas internas, gestores contratam terceirizadas de TI para terem serviços especializados, garantindo, assim, uma proteção digital robusta para sua rede de contato, projetos, informações bancárias, entre outros.
Mesmo que líderes reconheçam a importância de ter um bom suporte técnico em TI, o mercado disponibiliza uma grande variedade de marcas com diversos tipos de atendimentos. Com isso, um novo desafio surge para os administradores: quais são os pontos importantes que devemos considerar nessa escolha tão imprescindível para a segurança de um negócio?
Para te ajudar nessa decisão separamos cinco dicas que vão te guiar para uma escolha mais assertiva para manter seu dia a dia mais seguro e produtivo.
Como encontrar a empresa de TI ideal?
Para fazer a melhor escolha, é preciso ter paciência para pesquisar e analisar cada serviço oferecido e como acontecerão essas entregas. Com mais detalhes e dúvidas prévias respondidas você evitará surpresas negativas ao longo da contratação.
Em muitos casos, ao escolher uma empresa de TI para acompanhar sua infraestrutura, muitas frustrações podem surgir no dia a dia, como lentidão no atendimento ou especialistas que não se interessam em explicar informações mais complexas para os usuários.
Para minimizar esses desapontamentos que prejudicam o andamento das atividades, separamos algumas dicas para saber o que pesquisar e o que perguntar para a futura empresa de TI antes da contratação. Veja como ter mais chances de fazer uma escolha assertiva.
Alto NPS (Net Promoter Score)
Durante as pesquisas, você encontrará muitas empresas de TI dizendo que são as melhores do mercado, mas precisamos de fontes mais concretas para nos guiar nessa conclusão. O melhor caminho para captar essa informação é consultar o índice de Net Promoter Score (NPS).
Net Promoter Score (NPS) é um ranking internacional de pontuação dada à qualidade do serviço a partir das opiniões de clientes que usaram aqueles serviços. Como nenhuma terceirizada consegue manipular esse pódio, você terá acesso à lista com as melhores do mercado segundo os consumidores.
Ainda sobre a ideia de sondar as empresas de TI por meio de seus clientes, muitas disponibilizam depoimentos em seus sites. Analise com atenção os detalhes para ver quem são esses consumidores e como é a entrega no dia a dia.
Rápido atendimento
Diante da velocidade em que acontecem as falhas de TI e o surgimento de novas vulnerabilidades na segurança digital, empresas de TI devem atender a sua equipe o mais rápido possível.
Normalmente é definido um tempo padrão em contrato, mas lembre-se de que o tempo definido para o primeiro atendimento (SLA de atendimento) não é o mesmo de tempo para conclusão da sua solicitação (SLA de solução), pois ter um SLA de atendimento baixo, não quer dizer que o problema será solucionado rapidamente.
SLA de solução
Aqui está o ponto mais preocupante dessa busca pelo melhor parceiro de TI. A maioria das empresas de TI não divulgam seu SLA de solução ou apresentam o SLA de solução como SLA de atendimento.
O SLA de solução é prazo máximo para que o suporte técnico em TI resolva sua solicitação e, convenhamos, este é o principal interesse em ter uma empresa de TI no seu negócio.
Orientamos que consulte o texto Qual a diferença entre SLA de solução e SLA de atendimento? Para entender essa diferença e ser bem enfático nesse ponto com a futura parceira, insistindo que ela forneça a previsão correta de solução das solicitações.
Gestão de TI
Garantir segurança, monitoramento 24×7 e produtividade serão tarefas rotineiras no dia a dia dos especialistas de TI, mas o que eles farão com essas observações coletadas? Ao contratar um parceiro, é importante que ele ofereça uma gestão de TI contínua, com relatórios e acompanhamento detalhado, tanto dos recursos de TI do negócio quanto do mercado para confirmar se as estratégias estão sendo eficazes.
Quando existe esta supervisão, ficará mais fácil e rápido adaptar a infraestrutura, quando houver um aumento ou diminuição na demanda, ou novas ameaças, sem prejudicar a qualidade do serviço oferecido pelo negócio.
Atendimento humanizado
Equipes de trabalho podem ter dúvidas sobre a infraestrutura de TI durante as atividades diárias. Quando se tem especialistas que estão dispostos a atender estes usuários pautados na empatia, além de um melhor entendimento sobre falhas humanas ou dicas de segurança, seus colaboradores terão mais tranquilidade para realizar suas tarefas, sabendo que estão seguindo todas as orientações para ajudar a manter o negócio protegido.
Segundo pesquisa realizada com mais de 550 organizações vítimas de ciberataques em 2023, o Relatório de Custo de uma Violação de Dados de 2023 da IBM apresentou que o custo médio global de uma violação de dados em 2023 foi de US$ 4,45 milhões. No mesmo ano, um estudo da universidade de Stanford, da Califórnia, apontou que 88% das violações de dados são causadas por erros humanos.
Se as falhas humanas são as maiores causas de problemas com a segurança nos negócios, ter uma equipe solícita para atender seus funcionários com intuito de orientá-los poderá reduzir as chances desses acontecimentos drasticamente.
Com essas dicas para escolher uma empresa de TI, você terá mais chances de encontrar um parceiro muito bem qualificado para cuidar da sua marca. Fique tranquilo, pois o mercado oferece muitos bons profissionais.
Caso você queira mudar de parceiro de TI, além das dicas deste post, nós sugerimos que acesse os detalhes de como fazer a troca de prestador de suporte técnico em TI para fazer essa transição com mais segurança.
O que a Dracones IT oferece para sua empresa?
Com 13 anos de atuação no mercado, nós da Dracones TI, conquistamos no ano passado um NPS de 78 pontos e, até o momento, nossa menor pontuação foi de 73 pontos! Por aqui contribuímos diariamente para que nossos clientes tenham uma segurança robusta, com os melhores recursos de TI conforme as necessidades das atividades de cada segmento.
Nosso suporte ilimitado atenderá sua equipe em até um minuto e suas solicitações só serão encerradas após aprovação do cliente. Assim, não haverá finalização sem que o cliente seja de fato atendido conforme suas expectativas.
Em qualquer plano da Dracones IT, além do suporte ilimitado e do rápido atendimento humanizado, nossos profissionais coletam o desempenho das estratégias implantadas e realizam uma consultoria gratuita para otimizar os próximos passos do seu negócio.
Se você ainda tiver alguma dúvida sobre nossos serviços, fale agora mesmo com o nosso time de especialistas e garanta um dos atendimentos com pontuações mais altas de TI para empresas.