O que é criptojacking?

Técnico em TI analisando proteção contra criptojacking

Compartilhe esse post

Embora ainda seja relativamente novo e ainda pouco comentado, o crime de criptojacking já se transformou em uma das ameaças virtuais mais comuns.

Há indícios que o criptojacking seja um dos principais riscos do mundo digital.

Como todo ataque mais robusto, a sua atuação normalmente passa despercebida por muito tempo. Quando começa a ser possível identificar alguns sinais do ataque, infelizmente, a vítima pode estar bem prejudicada.

Conheça alguns detalhes sobre essa ameaça digital.

O que é Criptojacking?

Também chamado de criptomineração maliciosa, o criptojacking é um tipo de invasão que pode atingir computadores, celulares, tablets, etc, com o objetivo de extrair criptomoedas (como bitcoins).

Devido à sobrecarga no sistema enquanto acontece o crime, é comum que os servidores dos negócios atingidos fiquem mais lentos, prejudicando a produtividade e até as vendas.

Mas isso demora para ser perceptível, pois o diferencial desta ameaça é justamente a capacidade de se manter silenciosa, em comparação a outros ataques.

Como acontece a invasão de Criptojacking?

Através de um caminho bem conhecido dos hackers, a ameaça é implantada nos dispositivos por meio de um malware e de forma silenciosa.

Assim que o usuário clica em algum link suspeito, o processo de criptomineração inicia imediatamente de forma silenciosa em segundo plano, sem alardes.

Além da invasão, ele tem o poder de desativar scanners de segurança e outros mecanismos de defesa mais simples, para que não seja identificado.

Equipe de trabalho em um ambiente livre de Criptojacking

Como se proteger de uma ameaça tão recente?

Além de orientar a equipe sobre os principais ataques que possam surgir em um simples email, por exemplo, investimentos em terceirização de TI podem ser muito vantajosos se comparado aos milhões de tentativas de invasões que diversos negócios sofrem a todo o momento.

Assim como a tecnologia avança, as ameaças se tornam cada vez mais poderosas e é preciso estar cada vez mais atualizado sobre as possibilidades de ataques.

Há diversos recursos tecnológicos que podem ser aplicados para manter o negócio protegido contra ameaças de criptojacking e várias outras também.

Nós, da Dracones IT atuamos há mais de 10 anos no mercado, ajudando nossos clientes a atingirem seus objetivos e bons resultados de forma segura, ágil e eficiente, atendendo empresas de diferentes tamanhos e segmentos.

Podemos te ajudar a escolher um plano ideal de manutenção preventiva para seus ativos de tecnologia.

Entre em contato com a Dracones IT e faça uma cotação dos serviços integrados de suporte de TI, segurança e gestão de tecnologia.

Os preços variam de acordo com o plano escolhido, que vai além do simples suporte de TI, incluindo segurança, monitoramento, planejamento, gestão, backup, VPN, controle de acesso, entre outros.

Leia também:

moça de costas para a câmera usando o notebook. Você conhece os desafios da estratégia zero trust e seus desafios?
Segurança da Informação

O que é estratégia zero trust e seus desafios?

Zero Trust é uma estratégia rigorosa de segurança digital, onde nenhum usuário ou dispositivo tenha acesso imediato a uma rede empresarial sem antes passar por

Suporte Técnico de TI

Veja como e porque nossa metodologia única de trabalho trata a TI da sua empresa como se fosse nossa!