Conforme a tecnologia avança a cada dia e as empresas vão se desenvolvendo, a necessidade de gestores em expandir e otimizar seus recursos tecnológicos também aumentam, pois já sabemos que agilidade e inovação trarão grandes vantagens competitivas para os negócios nesse mercado extremamente acirrado.
Contudo, numa tentativa de reduzir os custos, muitos empresários optam por criar uma equipe de TI interna não especializada para se manterem atualizados.
Ao usar essa estratégia perigosa, ele contribuirá para aumentar os problemas da marca, principalmente para o retrocesso tecnológico e a vulnerabilidade em relação à segurança.
Infelizmente ainda há uma crença muito forte de que investir em suporte técnico em TI terceirizado pode elevar os custos de uma empresa, quando na verdade, não investir neste serviço pode trazer prejuízos gigantescos não só financeiros como também danos irreversíveis à marca.
Ter uma equipe de profissionais experientes e focada totalmente na infraestrutura do seu negócio será essencial para garantir o bom funcionamento dos sistemas, enquanto prioriza segurança, produtividade e inovação.
Manter uma equipe de TI interna não especializada também pode causar desde lentidões nas atividades no dia a dia até problemas graves com a segurança digital.
Explicamos abaixo a importância de ter uma empresa terceirizada cuidando da sua infraestrutura e mostramos alguns riscos que gestores correm ao manter uma equipe de TI interna não especializada e como isso impacta negativamente qualquer negócio.
A importância de ter uma equipe terceirizada de TI especializada
Ao pensar nas áreas de um negócio é comum que gestores queiram os melhores profissionais em cada setor, por exemplo:
- Contador: para organizar e calcular corretamente impostos e evitar multas e problemas fiscais;
- Advogado: para estruturar as ações e regras empresariais respeitando todas as leis;
- Atendente/vendedor: que acolha os clientes para entender suas necessidades e que possam direcioná-los para a conclusão da compra e fidelização;
- Especialista na área de atuação da empresa: para entregar um produto ou serviço cada vez melhor ao mercado.
Muitos outros profissionais contribuem para o bom andamento dos negócios, inclusive o profissional de TI.
Hoje em dia, empresas que estão consolidadas no mercado ou que estão crescendo rapidamente investem também em uma equipe focada na área de TI, pois este investimento tem apresentado otimização das atividades, contribuição para eficiência e maturidade digital.
Ao contratar especialistas de um suporte técnico em TI terceirizado, você terá profissionais atualizados com as tendências da área sem ter que investir em certificações constantes ou ter custos com taxas administrativas para manter mais um funcionário na sua equipe.
Diante de tantos desafios dessa área, como o grande volume de tentativas diárias de invasões hackers, será impossível que apenas um profissional seja capaz de monitorar sua infraestrutura 24 horas, enquanto busca soluções mais eficazes para a dinâmica do seu negócio, além de precisar atender sua equipe para tirar dúvidas e evitar paralisações nas atividades durante a análise de possíveis ameaças.
Desafios de ter uma equipe de TI interna não especializada
Recentemente o relatório de ameaças globais CrowdStrike 2024 nos apresentou dados preocupantes sobre a velocidade em que hackers obtem sucesso em um ataque cibernético bruto, no último ano:
Em média são apenas 62 segundos para um hacker concluir seu ataque com sucesso. O relatório destaca também que a maioria desses crimes iniciam em falhas humanas que deixam escapar credenciais de acesso.
Criminosos estão se tornando cada vez mais eficazes em suas ações, portanto as empresas não podem se dar ao luxo de manter uma equipe de TI interna não especializada para combatê-los, pois isso só tornará as ações desses criminosos mais fáceis.
Veja alguns pontos em que ter uma equipe de TI interna não especializada deixará sua empresa em perigo:
Baixa eficiência
Durante o andamento das atividades, dúvidas e pequenos ajustes podem surgir. Quando se tem uma equipe de TI interna não especializada, soluções improvisadas resultam em erros de configuração, lentidões na infraestrutura digital e perda de produtividade.
Lembre-se que tudo isso impactará nos prazos de entrega gerando desconforto na relação com os clientes.
Vulnerabilidade à segurança cibernética
Com cibercrimes cada vez mais robustos e silenciosos, uma equipe de TI interna não especializada terá muito mais dificuldades em implementar soluções eficazes para manter esses criminosos apenas nas tentativas infrutíferas.
A falta de experiência e conhecimento em segurança digital deixará a empresa propensa a ter um vazamento de dados que prejudicará a confiança que os clientes e mercado terão na marca, por exemplo.
Se o negócio perde essas informações tão sigilosas, também terá problemas com a LGPD com multas altíssimas, além do alto investimento para tentar reverter essa invasão criminosa.
Desperdício de recursos
Ter expertise para entender como o negócio funciona e quais são os melhores recursos de TI disponíveis no mercado não é uma tarefa fácil.
Ao escolher erroneamente as ferramentas de trabalho, além de gerar mais gastos desnecessários, a infraestrutura sofrerá com acúmulo de softwares ineficazes e implementações inadequadas que poderá prejudicar a agilidade do sistema e ainda ser porta de entrada para ameaças.
Custos elevados
No fim, o intuito de gestores em construir uma equipe de TI interna não especializada seria trazer mais economia, pois seria mais barato de mantê-los. Entretanto, as questões da falta de foco e de conhecimento na área entregam muito mais problemas financeiros do que economia de fato.
Pagar por especialistas experientes numa emergência, multas por falta de cuidado com dados sigilosos e tentar recuperar a imagem da sua marca após uma invasão digital geram muito mais custos para a empresa do que investir bem em um bom suporte técnico terceirizado em TI.
Não deixe sua empresa vulnerável aos riscos!
Ter uma equipe de TI interna não especializada traz para sua marca sérias consequências, desde vulnerabilidades à segurança cibernética, falta de conhecimento técnico, falta de atualização tecnológica a falta de produtividade.
Com 13 anos no mercado, nós da Dracones IT conquistamos altos números de NPS (Net Promoter Score), porque trabalhamos constantemente para que os nossos clientes sempre estejam satisfeitos em três principais pilares: segurança, produtividade e inovação, com acompanhamento detalhado de ações, atendimento humanizado e ágil.
Para que possamos entregar as melhores estratégias de um bom suporte técnico em TI, contratamos apenas especialistas experientes no mercado e ainda investimos regularmente em certificações. Assim, oferecemos estratégias mais robustas de segurança para trazer mais inovação, mantendo seu negócio à frente de seus concorrentes.
Temos planos para diversos tamanhos de empresas e serviços especiais totalmente gratuitos desde os planos mais simples, como suporte ilimitado, consultoria especializada, monitoramento 24×7 e muito mais!
Não deixe sua empresa vulnerável, fale agora mesmo com nossos especialistas e saiba como a Dracones IT pode contribuir para uma segurança eficaz e inovadora.