Por que a sua empresa pode ser um alvo fácil de phishing?

Compartilhe esse post

Phishing é um ataque cometido por cibercriminosos que fingem ser autoridades ou empresas confiáveis, como bancos, correios ou governo, abordando assuntos de interesse das vítimas para convencê-las de que é uma mensagem real e segura. Infelizmente, muitos usuários têm se tornando alvo fácil de phishing por acreditaram neste conteúdos.

Com isso, sequestram dados importantes como número de documentos, de cartões, acessos, data de nascimento, endereço e até senhas bancárias com táticas que, muitas vezes, conseguem convencer suas vítimas de que se trata de um contato real.

Estes ataques são bem frequentes em empresas de diversos segmentos e tamanhos que normalmente não têm o apoio de um bom suporte técnico em TI. Com o sistema de defesa vulnerável e funcionários desinformados, tornam-se um alvo fácil de phishing por meio de e-mails com conteúdo duvidoso ou links para baixar softwares infectados.

Como criminosos têm tido muito sucesso nesses ataques de phishing, ele está se tornando mais corriqueiro e sofisticado a cada dia que passa e é por isso que todas as empresas são avos constantes. Pensando nisso, vamos listar alguns alertas sobre os cuidados que você precisa ter para que sua empresa não seja o próximo alvo de phishing.

Alertas para não ser um alvo fácil de phishing

Por mais que você não saiba a definição exata de phishing, com certeza já deve ter recebido e-mails de empresas conhecidas com títulos assim “atualize seus dados”, “acesso bloqueado” ou “boleto vencido, pague agora“.

Essas mensagens são extremamente comuns e podem realmente confundir os usuários, principalmente se eles têm algum vínculo com essas empresas. Sem o apoio de um bom suporte técnico em TI para barrar esses e-mails e orientar a sua equipe, sua empresa pode ser um alvo fácil de phishing e seus dados e sistemas podem estar correndo riscos.

Conscientização dos usuários

Os ataques de phishing são bem-sucedidos quando o usuário acredita no e-mail malicioso e responde com dados pessoais ou da empresa, repassa senhas, endereço, nome de gestores, passo a passo de procedimentos internos ou qualquer outra informação que for interessante para os criminosos.

Se o usuário não chegar a responder, mas clicar em links suspeitos ou fizer o download de arquivos, se não tiver com suporte técnico de TI para reforçar a sua segurança, isso se tornará a porta de entrada para ataques hackers de vários tipos que vão desde roubo de dados até o controle total das suas máquinas na rede.

Manter a sua segurança atualizada

Muitos usuários estão alertas sobre este ataque e é por isso que as tentativas de phishing têm se tornado cada vez mais avançadas para poder buscar novas maneiras de enganar as pessoas.

Ter um suporte técnico em TI que seja experiente e atualizado sobre o avanço dessas ameaças de roubo de identidade é essencial para atualizar e alertar gestores e equipes sobre novas formas de abordagem dos criminosos. Assim, todos vão contribuir para manter a segurança preventiva do negócio, não tornando-o um alvo fácil de phishing.

Sistemas de segurança vulneráveis

Mesmo com todos os programas de segurança ativos, quando não há um monitoramento 24×7 feito por especialistas em suporte técnico em TI, sua empresa ainda estará com a segurança vulnerável. Lembre-se que, quando o usuário fornece dados, assim que tentarem entrar de outra rede ou computador, a equipe de especialistas do suporte técnico em TI precisa barrar imediatamente essa tentativa de acesso.

Se o usuário tentou fazer o download de arquivos perigosos, este sistema de segurança deve impedir que o download seja concluído, pois uma vez que criminosos acessarem sistemas internos com informações confidenciais, dificilmente estas ações poderão ser revertidas e sua empresa será um alvo fácil de phishing, keylogger, ataque de DDoS, ransomware, cavalo de Troia, roubo de identidade, entre tantos outros tipos de ataques.

Esteja atento a estes sinais para não ser um alvo fácil de phishing:

Veja os alertas para não ser um alvo fácil de phishing e como o suporte técnico em TI pode ajudar neste processo.

Analise o remetente: por mais que o assunto do e-mail malicioso esteja de acordo com a empresa que está tentando se passar, é comum que o endereço de e-mail não tenha ligação com a instituição, normalmente com uma grande extensão com muitos números e abreviações.

Não confie nas imagens: as imagens reais de instituições são mais fáceis de serem encontradas e são usadas nestes e-mails para dar mais veracidade à mensagem, com cores, logotipos, banners de campanhas, etc. Por mais que isso possa trazer à mensagem, não use as imagens como parâmetro para definir sua legitimidade.

Atenção em erros ortográficos: analise todo texto do corpo de e-mail. Se houver erros ortográficos ou de gramática, pode ser um indício de tentativa de phishing, já que raramente grandes empresas enviam e-mails com este tipo de equívoco.

Fique atento antes de clicar nos links das mensagens: se tudo parece estar correto no e-mail, não clique no link sem antes analisar a URL. Passe o mouse em cima para visualizar o endereço completo da página a ser aberta. Se for um endereço que não conheça, não clique.

Não abra anexos: criminosos aproveitam estes e-mails para encaminhar arquivos com malware anexados. Uma vez realizado o download, será a oportunidade de entrada não só de phishing, como de outros ataques hackers irreversíveis.

Não forneça informações: nenhuma instituição vai pedir acessos, senhas ou número de cartões por email, WhatsApp, SMS ou outros canais de contato. Caso receba um email sobre atualização de dados ou tentativa de fraude entre em contato pelo telefone da central oficial da empresa ou entre em contato de outra forma para confirmar as informações necessárias.

Se você se atentar à estes alertas acima, dificilmente seu negócio será alvo fácil de phishing. Mas lembre-se de que qualquer empresa poderá ser alvo de criminosos, por isso, esteja sempre protegido com o apoio de especialistas do suporte técnico em TI, com monitoramento e softwares de segurança atualizados.

Ter um profissional especialista de TI dedicado para sua segurança digital faz diferença.

Não deixe sua empresa ser um alvo fácil de phishing, contrate a Dracones IT

Não deixe sua empresa ser um alvo fácil de phishing, contrate o suporte técnico em TI da Dracones IT!

A segurança da infraestrutura de TI de empresas de todos os tamanhos deve ser a principal preocupação de qualquer gestor.

Investir em suporte técnico em TI da Dracones IT é a garantia de que você terá especialistas que compreendem as táticas, técnicas e procedimentos adequados para manter sua empresa protegida e não ser um alvo fácil de phishing, nem de qualquer outra ameaça.

Com estratégias de segurança focadas em monitoramento, prevenção produtividade e inovação, o custo investido em nosso suporte técnico de TI será bem menor se comparado ao valor do prejuízo que estará correndo em não investir.

Conheça nossos planos que atendem diversos perfis de negócios. Por aqui você tem um atendimento humanizado e ágil para tirar as suas dúvidas a qualquer momento.

Fale agora com um de nossos especialistas, faça uma análise da sua empresa e são seja um alvo fácil de phishing.

Leia também:

moça de costas para a câmera usando o notebook. Você conhece os desafios da estratégia zero trust e seus desafios?
Segurança da Informação

O que é estratégia zero trust e seus desafios?

Zero Trust é uma estratégia rigorosa de segurança digital, onde nenhum usuário ou dispositivo tenha acesso imediato a uma rede empresarial sem antes passar por

Suporte Técnico de TI

Veja como e porque nossa metodologia única de trabalho trata a TI da sua empresa como se fosse nossa!