Como trocar o prestador de suporte técnico em TI?

mulher olhando as suas anotações no caderno com expressão de dúvida. Como saber se preciso trocar o prestador de suporte técnico em TI?

Compartilhe esse post

Se você tem notado que o seu atual suporte técnico em TI não consegue mais atender às exigências da sua empresa, então chegou a hora de trocar o prestador de suporte técnico em TI do seu negócio.

Quando esses profissionais não atendem mais às suas necessidades, problemas como perda de produtividade, de segurança e, principalmente, de dinheiro vão surgir. E o que era para ser um serviço que otimizaria tudo isso acaba sendo um obstáculo gigantesco para a sua empresa.

Com o mercado cada vez mais competitivo, conforme o seu negócio expande, suas demandas também crescem e suas condições se tornam mais complexas. É nesse momento que o suporte técnico em TI precisa acompanhar essas mudanças.

Vamos ajudar você a identificar se está na hora de trocar o prestador de suporte técnico em TI e como fazer essa mudança, se houver a necessidade.

Como identificar que chegou a hora de trocar o prestador de suporte técnico em TI?

Os motivos que levam gestores a trocar o prestador de suporte técnico em TI são diversos, mas existem alguns pontos de alerta que podem ajudá-lo a identificar se você precisa ou não fazer essa alteração.

Mulher segurando uma caneta em cima das suas anotações e olhando para uma janela com a mão embaixo do queixo. Como identificar que chegou a hora de trocar o prestador de suporte técnico em TI?

Seu suporte técnico em TI atende às necessidades do seu negócio?

Assegurar que sua parceira de TI consiga atender às necessidades atuais da empresa é fundamental. O ponto pelo qual precisamos ficar atentos é se ela está preparada para atender às suas exigências futuras à medida que o negócio se expande naturalmente.

Portanto, analise se há um atendimento 24 horas, se as respostas são rápidas e eficazes, e se essa terceirizada contribui para a inovação da empresa.

Quais os riscos da transição?

Se você identificou que o item acima enfraquece sua empresa, o próximo passo antes de trocar o prestador de suporte técnico em TI é fazer uma análise e planejamento com calma e muito cuidado.

Compreenda quais serão os riscos de uma possível interrupção das atividades comerciais para realizar essa troca e leia o contrato que firmou com a terceirizada para entender multas e restrições, se houver.

Claro que você deve comparar estes riscos com os aspectos benéficos da transição e as vantagens que este novo suporte técnico em TI pode proporcionar. Questione a nova terceirizada e pergunte como eles fazem essa substituição e quais são as vulnerabilidades que podem surgir a partir disso.

Faça muitas pesquisas

Essa tomada de decisão é muito séria e deve ser feita com muita atenção. Ao trocar o prestador de suporte técnico em TI é fundamental que essa mudança seja imperceptível e não deve afetar as atividades da empresa.

Inclusive, nesse início da mudança, você não precisa transferir 100% dos serviços de um prestador para o outro de uma vez.

Uma transferência parcial de funções é interessante para fazer essa mudança gradual, mas deixamos um alerta de que uma infraestrutura de TI com vários fornecedores demanda tempo e esforço.

Então, considere junto à nova empresa terceirizada qual a melhor estratégia para essa transição.

O que fazer na hora de trocar o prestador de suporte técnico em TI?

Após decidir trocar o prestador de suporte técnico em TI e escolher o fornecedor adequado para sua estrutura atual e futura, quais são os próximos passos?

Reforçamos novamente que essa substituição não deve interromper as operações atuais, então veja abaixo algumas dicas para uma mudança segura e sem imprevistos.

Pesquise sobre a nova prestadora

Selecionar o suporte técnico em TI certo para substituir o seu serviço atual não é uma tarefa fácil, então os pontos abaixo vão ajudar a tomar decisões mais assertivas:

  • Verifique se a nova prestadora está familiarizada com o seu segmento;
  • Veja as avaliações online de clientes que ela já atendeu ou que ainda atende;
  • Como funciona o pagamento? Há um preço fixo mensal ou há flexibilidade para ajustar os serviços conforme a necessidade?
  • A terceirizada tem estrutura e estratégia para te atender quando sua empresa crescer?
  • Um bom suporte técnico em TI deve valorizar a segurança, produtividade e inovação de seu cliente;

Por mais desafiador que seja, não demore para começar essa nova análise com outras prestadoras e lembre-se de que assim que escolher o suporte técnico em TI adequado, essa transição não deve ser feita com pressa.

Faça a mudança sem romper o contrato anterior

Não cancele seu contrato com o atual suporte técnico em TI antes de encontrar um substituto. Assim que a nova configuração da infraestrutura de TI estiver totalmente operacional, é que se deve encerrar o serviço anterior.

Comunique à sua equipe que vai trocar o prestador de suporte técnico em TI e quando a transição começará.

Agende datas para treinamento com a nova terceirizada para garantir a integralização, o domínio de programas e definição de regras o mais rápido possível.

mulher sentada usando o mesa para apoiar suas anotações em papel, olhando sorridente para a camera.

Garanta uma transição segura

Independentemente do motivo que levou você a trocar o prestador de suporte técnico em TI, você deve fazer essa troca com foco total na segurança. Assim, evitará brechas que podem deixar a segurança do seu negócio vulnerável à todas as ameaças hackers mais comuns contra as empresas.

Confirme se seu novo fornecedor tem experiência em substituir outras empresas e pode garantir sua habilidade em aprimorar sistemas em suportes já existentes.

Ainda assim, siga dessas dicas abaixo para reforçar o sucesso dessa troca:

  • Liste todas as senhas e faça alteração de todas elas para assegurar que a antiga terceirizada não tenha mais acessos aos recursos da empresa;
  • Tenha objetivos claros nessa contratação considerando sua experiência com o antigo prestador;
  • Defina qual funcionário será responsável pelo contato entre sua equipe e a terceirizada;
  • Levante todas as informações da sua infraestrutura de TI, como softwares, licenças, etc.

Conforme citamos acima, todo o processo de mudança exige atenção e empenho nas novas adaptações. Se usar essas dicas, as chances de que ocorram problemas serão menores.

Ao trocar o prestador de suporte técnico em TI por uma boa terceirizada, você terá um diagnóstico preciso sobre a sua infraestrutura e terá as soluções mais atualizadas do mercado na sua empresa.

O que acontece se eu escolher a Dracones IT?

Nós, da Dracones IT, temos 12 anos no mercado e somos expert em todo processo que envolve trocar o prestador de suporte técnico em TI.

Por aqui você fará a transição de maneira segura sem que haja interrupção na rotina da empresa.

Na Dracones IT, não há taxas de implementação ou multas caso você queira cancelar o contrato conosco. Aqui você será livre para escolher a melhor opção para o seu negócio.

Deixamos registrados os depoimentos dos nossos clientes para que você saiba como seu atendimento será no dia a dia por aqui.

Atendemos empresas de diversos tamanhos e segmentos e todos os nossos planos contemplam suporte ilimitado, atendimento humanizado, consultoria especializada, manutenção preventiva e monitoramento 24 horas.

Não deixe que um serviço de má qualidade atrapalhe o potencial do seu negócio. Fale hoje mesmo com um de nossos especialistas e garanta uma migração tranquila.

Leia também:

Suporte Técnico de TI

Veja como e porque nossa metodologia única de trabalho trata a TI da sua empresa como se fosse nossa!

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner