A infraestrutura de TI é composta por recursos necessários para executar e gerenciar ambientes digitais na sua empresa e, assim, garantir que ela seja eficaz e segura. Estes recursos englobam computadores, softwares e dispositivos de rede, por exemplo.
Todos necessitam de cuidado constante, o que requer tempo e expertise de uma equipe para saber analisar quais ferramentas estão disponíveis e como melhorá-las, além de entender o status da segurança dos dados e quais estratégias usar para aumentar a produtividade da equipe.
Nós entendemos que isso pode ser um grande desafio para alguns gestores, principalmente quando eles não são da área.
Diante de tantos pontos que precisam de atenção, separamos algumas dicas para que você saiba por onde começar e como otimizar seus recursos tecnológicos quanto antes.
Lembre-se que só uma boa infraestrutura de TI garantirá aos gestores a capacidade de entregar bons resultados e a flexibilidade do negócio em adaptar-se às inovações que surgem a todo momento.
Quais os componentes de uma boa infraestrutura de TI?
Uma infraestrutura só será eficiente quando há uma boa gestão que garanta que tudo funcione de maneira correta, contínua e sempre com alta performance, sem esquecer de cuidar também da segurança para evitar invasões criminosas ou que ameaças internas prejudiquem seu negócio.
Abaixo estão as práticas mais adotadas por empresas de todo o mundo e que todo gestor deve seguir para garantir uma infraestrutura de TI robusta para o seu negócio:
Monitorar seus recursos
O acompanhamento de recursos possibilita à empresa a rápida identificação de problemas, desde falhas ignoradas por usuários até a descoberta de um antivírus mais robusto para se proteger contra invasões, por exemplo.
Além disso, o monitoramento auxilia os gestores na otimização inteligente da infraestrutura de TI, uma vez que fornece mais dados para montar uma estratégia melhor.
Essa prática também facilita as rotinas de manutenção preventiva, garantindo o acompanhamento da performance dos recursos de um jeito mais fácil.
Criar um maior número de estratégias para segurança
À medida que a tecnologia se integra totalmente ao ambiente de trabalho, os crimes cibernéticos também aumentam, por isso a segurança digital deve ser prioridade para todo gestor.
A empresa precisa assegurar que suas equipes usem todos os recursos necessários para se protegerem de qualquer tipo de ameaça que venha por meio de alguma brecha de segurança, afinal, ataques hackers causam impactos significativos no fluxo de trabalho e na reputação da empresa.
Estes recursos são: implementar senhas complexas, criar monitoramento específico para identificar vulnerabilidades e ameaças, saber identificar um arquivo perigoso, ter um suporte técnico em TI para sanar dúvidas da sua equipe e manter softwares atualizados.
Aplicar regras de controle de acesso
O controle de acesso é um conjunto de regras que define quem poderá ter acesso em determinados sistemas ou informações.
Implantar este recurso impede que pessoas não autorizadas tenham acesso a dados sigilosos ou que dados confidenciais fiquem expostos a um grande número de funcionários desnecessariamente.
Manter backup na nuvem
A computação em nuvem traz muitos benefícios para a produtividade e segurança dos negócios, além de ser prática e econômica.
Manter seu backup na nuvem permite que sua equipe tenha acesso rápido aos arquivos mesmo que estejam em trabalho remoto e você não precisa mais investir em hardware físico para ter mais espaço para guardar informações.
Claro que até mesmo na nuvem a segurança não pode ser deixada de lado, então o controle de acesso, o monitoramento e o uso das senhas mais complexas que mencionamos acima, também devem ser aplicadas aqui.
Investir em suporte técnico em TI
Terceirizar a área de TI da sua empresa traz um impacto positivo ao proporcionar o contato direto com uma equipe especializada e pronta para lidar com as demandas da área.
Com estes profissionais, todas as atividades serão executadas considerando as melhores práticas do mercado em relação à segurança, investimento, produtividade e inovação, oferecendo sempre soluções rápidas para os desafios cotidianos.
Isso colabora para que sua equipe tenha mais foco nos objetivos principais do negócio, contribuindo para as vantagens competitivas no mercado e consequentemente ganhando mais respeito dos seus clientes.
Estes componentes que citamos acima são algumas dicas sobre como melhorar sua infraestrutura de TI com ações rápidas, mas a lista está longe de ser completa.
Cada empresa exigirá estratégias diferentes, então não há uma fórmula de sucesso padrão que se encaixe em todos os negócios.
Essas são algumas ações básicas que todo gestor deve implantar agora mesmo enquanto procura uma terceirizada em TI que atenda às suas expectativas e prossiga com as melhorias e estratégias robustas de segurança adequadas ao negócio.
Como funciona a consultoria de TI com a Dracones IT?
Há mais de 12 anos no mercado, nós da Dracones IT, oferecemos, em todos os nossos planos, a consultoria de TI aliada ao suporte ilimitado, atendimento ágil, monitoramento 24×7, planejamento e gestão de TI.
E por que esses pontos estão em todos os nossos planos?
Porque aqui priorizamos todas as estratégias que otimizam a manutenção preventiva sempre, para entregarmos aos nossos clientes soluções atualizadas e robustas de segurança, além da inclusão de novas ferramentas que melhoram o desempenho de suas equipes.
Com a consultoria de TI da Dracones IT, você terá profissionais certificados que analisam sua empresa diariamente e entregam soluções antecipadas para que você sempre fique à frente de seus concorrentes.
Que saber como funciona o nosso atendimento no dia a dia? Assista aos depoimentos dos nossos clientes.
A consultoria de TI é muito importante para que seu negócio tenha conhecimento total de seus recursos e para atualizá-los sem que isso paralise as tarefas e entregas.
Por isso, fale agora mesmo com nossos especialistas e invista já neste serviço.