Sinais de que a TI na sua empresa está ruim

Pequenos sinais de que a TI está ruim na sua empresa são importantes para alerta-los sobre problemas maiores.

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Muitos gestores estão focados apenas em performance e os resultados da empresa no mercado, mas ignoram pequenos problemas do dia a dia, como alguns sinais de que a área de TI está ruim. Desconsiderar pequenos alertas de TI por descuido ou falta de conhecimento, pode se transformar em grandes tragédias em poucos segundos.

Quando não há investimento em suporte técnico em TI, com profissionais especializados, a empresa estará completamente vulnerável a qualquer tipo de crime cibernético, que pode acarretar desde atrasos em projetos, problemas com a lei, multas altíssimas e até ter a imagem arruinada perante seus diferentes públicos.

Basta desdenhar pequenos sinais de que a TI está ruim para que sua empresa tenha grandes problemas. Se você ou sua equipe tem notado alguns sinais estranhos, bugs ou algumas mensagens durante as atividades do dia a dia, sua empresa está correndo sérios riscos.

Veja como identificar sinais de que a TI está ruim na sua empresa

Como identificar sinais de que a TI está ruim na minha empresa?

Para se mantermos competitivos num cenário de constante transformação digital, os negócios precisam investir numa infraestrutura de TI que opere com excelência, sem abrir mão da segurança.

Todo sistema, computador e software emite alertas, mensagens ou sinais de que a TI está ruim em algum ponto, seja por ter senhas fracas, programas desatualizados, tentativas de invasões e muitos outros problemas.

Abaixo listamos algumas situações que infelizmente são ignoradas na rotina de trabalho quando a empresa não investe em manutenção preventiva e não tem o apoio de profissionais especializados de um suporte técnico em TI:

Atente-se ao hardware e software defasados

É comum que, no dia a dia, muitas empresas demorem para atualizar seus equipamentos e softwares. Em relação aos PCs, por exemplo, a falta de manutenção e atualização adequada pode levar ao encurtamento da vida útil, lentidão constante, além de aumentar os custos com manutenção de emergências.

Já em relação a falta de atualização de softwares, se não tiver o apoio de um suporte técnico em TI,, os riscos serão maiores, já que saber o momento certo e como fazer essas atualizações, pode evitar que seu sistema fique vulnerável à ataques como phishing, um caso bem comum de crime cibernético.

Não se descuide do backup de dados

Dados são muito importantes para a rotina das empresas, quando há vazamento de dados por exemplo, é umas das piores tragédias que pode acontecer. Já parou para imaginar o tamanho da dor de cabeça que você teria se todo seus dados fossem divulgados, de maneira ilícita, agora mesmo?

Quando os dados são expostos, o negócio pode que responder e pagar multas altíssimas pelo descumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), além do grande prejuízo financeiro que pode ser mais de R$50 milhões, conforme capítulo VIII da Lei 13709, a imagem da empresa também fica associada à falta de segurança e falha de gestão.

A falta de um backup seguro monitorado pelo suporte técnico em TI pode levar à perdas de informações sobre logins, contas, senhas, documentos importantes e trabalhos em andamentos que podem simplesmente serem perdidos e não serem recuperáveis, causando atrasos nas entregas e atritos com o relacionamento com o cliente.

Ouça sua equipe

O feedback dos seus colaboradores pode ajudar a identificar quais são as áreas mais críticas e fornece detalhes dos problemas a serem analisados. Eles são os primeiros a identificarem os sinais de que a TI está ruim já que muitos deles utilizam mais de um software, sistema ou dispositivo ao mesmo tempo.

Com apoio dos especialistas de suporte técnico em TI, além dos usuários serem ouvidos por profissionais da área, no momento do feedback, eles poderão agir rapidamente no problema e explicar para o usuário, de forma didática, como evitar que esse problema volte a acontecer.

Estes são os alertas que são mais ignorados pelas empresas, mas assim que o funcionário se deparar com um destes sinais, o que fazer? Como identificar se ele deve aguardar para resolver aquela atualização?

Empresas devem estar atentas à sinais de que a TI está ruim, pois a falta de estratégia de segurança e a falta de investimento em um bom suporte técnico em TI são comportamentos perigosos para negócios de diversos segmentos e tamanhos.

Identificar sinais de que a TI está ruim na minha empresa é o primeiro passo para melhorar a sua infraestrutura de TI

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