Uma das coisas mais incomoda ao abrir a caixa de e-mail é se deparar com vários conteúdos de empresas que você não conhece ou não solicitou serviços e atendimento, este é o famoso SPAM.
SPAM é a prática que utiliza o e-mail para enviar mensagens que não foram requeridas e muitas vezes podem ter o objetivo de aplicar golpes e abrir porta para infectar softwares.
A palavra é um acrónimo derivado da expressão em inglês “Sending and Posting Advertisement in Mass” que em português significa “enviar e postar publicidade em massa”.
Se deparar com SPAM no seu e-mail corporativo é problema comum e persistente enfrentado por todos nós. Além de ser irritante, consome recursos, prejudica a produtividade da equipe e ainda representa riscos de segurança para toda a rede empresarial.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você se livrar ou, ao menos diminuir consideravelmente, o SPAM no seu e-mail para que esse problema antigo e insistente não gere mais dor de cabeça.
Além disso, é importante ter um bom suporte técnico em TI, com isso você terá estratégias eficazes para evitar que essas ameaças possam enganar seus funcionários e expor toda a sua rede.
Dicas para se livrar de SPAM no seu e-mail
Antes de apresentar algumas dicas para diminuir o número de SPAM no e-mail, é importante que a sua equipe saiba identificar alguns indícios dessa ameaça, como:
- Analisar remetentes
- Erros gramaticais
- Solicitações de informações pessoais ou financeiras
- Ofertas suspeitas
Funcionários conscientes desempenham um papel fundamental para que o SPAM no seu e-mail não proporcione uma invasão que possa resultar em roubo de identidade e muitos outros ataques.
Relate o Spam
O primeiro passo para diminuir o número de SPAM no seu e-mail é denunciando como SPAM ou phishing na sua própria caixa de entrada. Todos os serviços de e-mails oferecem alguma forma para você reportar esse tipo de má conduta. Será bem simples e rápido.
Para reforçar essa denúncia, você pode registrar o spam para um site de serviço de relatórios. Assim, a empresa que disparou as mensagens ou que está mencionada no e-mail suspeito será reportada e também poderá alertar mais usuários.
Com apoio de especialistas do suporte técnico em TI haverá a criação de políticas claras de uso de e-mail, destacando as práticas recomendadas e as consequências em caso de violações dessas políticas.
Não cancele o recebimento
Sabemos que o primeiro pensamento de quem está recebendo um SPAM é tentar cancelar, mas recomendamos que não faça isso. Quando você registra o cancelamento é uma forma de spammers terem a confirmação de que seu endereço está ativo e assim aumentarem as tentativas de envio.
O que recomendamos é que, após denunciar, envie o e-mail suspeito para caixa de SPAM para que as próximas tentativas não lotem sua caixa de entrada.
O suporte técnico em TI pode ajudar na manutenção de listas de bloqueios automáticos de remetentes já conhecidos de spam e trabalham com técnicas de barreiras ainda mais eficazes.
Publique seu e-mail burlando bots
O ideal seria evitar exibir nossos e-mails publicamente, pois spammers rastreiam a web o tempo inteiro em busca de endereços válidos.
Sabemos que é preciso divulgar algum tipo de canal para comunicação, então quando for possível, tente ocultar seu endereço completo.
Por exemplo, escreva o e-mail por extenso: nome[arroba]nomedaempre[ponto]com[ponto]br.
Com o uso do “@”, os bots identificam rapidamente que é um endereço de e-mail.
Com apoio do suporte técnico em TI, os especialistas terão ferramentas de monitoramento e geração de relatórios para acompanhar o tráfego e identificar padrões de spam. Desta forma, será mais fácil identificar padrões e tomar medidas preventivas.
Use e-mail alternativo
Para diminuir o recebimento de SPAM no seu e-mail corporativo, uma possibilidade é criar um e-mail alternativo para fazer compras, usar em serviços online ou cadastros em sites desconhecidos. Como é bem comum receber várias comunicações após compras ou registro de interesse, isso ajudará a reduzir o spam em sua caixa de entrada principal.
Outro ponto é fazer um e-mail só para acessar contas bancárias e que este endereço seja diferente dos cadastros em redes sociais ou qualquer outro lugar que o deixe exposto.
Com os profissionais de suporte técnico em TI, será implantada uma seleção de soluções antispam adequadas às necessidades da sua empresa e assim otimizar a detecção de problemas e minimizar falsos positivos.
Quando a empresa consegue reduzir o número de spam no seu e-mail empresarial isso melhora a produtividade, aumenta a proteção dos sistemas e evita a perda de informações confidenciais que pode gerar problemas com a LGPD.
O suporte técnico em TI desempenha um papel fundamental nesse processo, ajudando a implementar soluções antispam eficientes, orientando os funcionários sobre boas práticas de segurança e monitorando o tráfego de e-mails para identificar padrões de spam.
Ao adotar essas medidas, sua empresa estará bem preparada para combater o SPAM e vai manter um ambiente corporativo mais seguro e produtivo.
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Com 12 anos no mercado de TI, nós da Dracones IT somos especialistas em manutenção preventiva, pois sabemos que todas as empresas são alvos constantes de ameaças, mas o que fará ela ficar apenas na ameaça é quando há uma segurança blindada, eficaz e atualizada.
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